Durante a gravidez, o bebé desenvolve o seu próprio ritmo de sono que pode ser independente do da mãe. Assim, o bebé pode dormir a maior parte do dia e estar ativo durante a noite e muitas vezes é essa a razão porque não dormem os bebés à noite!
Porque não dormem os bebés à noite?
Segundo o jornal britânico The Guardian, as mensagens enviadas ao bebé duramente a gravidez podem confundi-lo, já que os padrões de sono das mães alteram devido às mudanças físicas, ao movimento do bebé, cansaço ou devido à necessidade de se levantar frequentemente para ir à casa de banho durante a noite. Um bebé pode encarar estes movimentos como grande atividade noturna e isso pode deixá-lo confuso.
Sabe-se que, por volta da 32ª semana da gestação, o bebé já dorme.
Se a grávida mantiver uma rotina do sono estável, isso irá ajudar o bebé a regular o seu ciclo do sono mesmo antes de nascer. Contudo, isto não é garantia de que o bebé vai ser calmo e dormir a noite toda sem chorar.
Nem todos os bebés dormem mal à noite
Apenas 30% dos bebés têm dificuldade em dormir à noite apesar de o sono ser uma das principais dificuldades mais relatadas pelos pais.
Perceber o ciclo do sono dos bebés
Segundo a Prof. Doutora Clementina Almeida, psicóloga clínica e especialista em bebés, para perceber como podemos ajudar o bebé a dormir melhor, é preciso entender primeiro os mecanismos que regulam o sono.
O bebé, tal como o adulto ou a criança, dorme por ciclos. No entanto, o ciclo do sono dos bebés não é igual ao dos adultos. Os bebés fazem ciclos de sono muito pequeninos, que duram cerca de 60 minutos. Destes 60 minutos, 10 a 20 minutos são de sono leve (sono REM), altura em que qualquer ruído pode acordar e interromper o sono do bebé.
Como exemplo, um bebé de 0–6 meses que adormeça às 18h, pode acordar cerca de 4 vezes durante a noite (por volta das 21h, às 22h40, às 3h da manhã e às 6h). À medida que o bebé cresce o padrão de sono vai-se alterando.
As mudanças do padrão de sono são geneticamente programadas relacionando-se com maturidade neurológica e psíquica que o bebé vai adquirindo ao longo do tempo.
Os bebés também aprendem a dormir
A capacidade de voltar a adormecer sozinho aprende-se. Por isso, é tão importante ensinar os bebés a dormir e, quando são mais pequeninos, ajudá-los a voltar a adormecer, porque ainda não o conseguem fazer sozinhos.
É perfeitamente normal que a criança precise da companhia dos pais para dormir até aos 2 – 3 anos, altura em que já consegue acordar e voltar a adormecer sozinho.
Ao mesmo tempo que o bebé se desenvolve, os pais podem ajudá-lo a regular o sono. As rotinas são muito valorizadas por todos os especialistas em bebés. Acalmar e transmitir segurança ao bebé, também.
Estabelecer horas fixas para dormir a sesta ou criar um ambiente calmo, escuro e tranquilo à noite são outras estratégias facilitadoras da regulação do sono porque o bebé aprende a distinguir o dia da noite: de dia há atividade e luz e, à noite, silêncio, escuridão e descanso.
As técnicas de treino do sono são mais polémicas e nem sempre recomendadas pelos pediatras. Para muitos pais, deixar o bebé a chorar até à exaustão também não é solução. A angústia que sentem com o choro do bebé e a sensação de culpa e de abandono, acabam por ser emoções ainda mais difíceis de gerir do que ficar acordado ao lado do bebé.
A alimentação e a rotina do sono
Após o nascimento, a alimentação domina o mundo do bebé. Comer é uma tarefa exigente para os bebés que ficam cansados – quando dormem, descansam e recuperam.
Então, passado algum tempo, em intervalos de cerca de 4 horas, a fome chega novamente. Estas atividades diárias vão dando guias ao bebé que adquire a noção do tempo e se organiza.
O leite materno, devido à hormona melatonina (produzida naturalmente pelo corpo durante o sono), acalma o bebé o que se pode – ou não – traduzir em noites mais tranquilas. O reflexo de sucção também ajuda o bebé a acalmar-se e dai, a importância que muitos bebés dão à chucha.
Assim, a resposta a esta pergunta é: os bebés não dormem a noite toda porque não conseguem.
Entre os 2 e os 6 meses, os sistemas do bebé desenvolvem-se e o padrão do sono define-se e estabiliza.
Se o seu bebé tem 12 meses e ainda não consegue voltar a adormecer sozinho e isso lhe está a causar perturbações do sono, procure ajuda médica.
E não se esqueça. Mais cedo ou mais tarde, todos os bebés aprendem a dormir e a adormecer sozinhos.