Além da imensa alegria de estar grávida, há outras características inerentes à gestação que a vão fazer sentir em equilíbrio e com um enorme bem-estar.
O seu corpo passa por alterações incríveis ao longo de 9 meses e estar grávida não são apenas desconfortos, medos e preocupações.
Existem sensações maravilhosas, descobertas diárias e o mundo inteiramente novo da parentalidade porque, mesmo que já tenha um ou mais filhos, cada bebé é único.
Relaxe e aproveite em grande todas as vantagens da sua gravidez!
10 Sintomas gravidez que vai adorar
1. Adeus menstruação!
Muitas vezes, o primeiro sinal da gravidez é a ausência da menstruação. Durante 9 meses, a menstruação deixa de ser motivo de preocupação especialmente se sofre de Síndrome Pré-menstrual (SPM).
Para as mulheres que sentem grandes desconfortos físicos e emocionais todos os meses, esta fase é um verdadeiro descanso.
2. Peito firme e curvas suaves
As grandes quantidades de estrogénio e progesterona que o corpo produz durante a gravidez deixam os seios mais plenos e cheios logo nas primeiras semanas. Sente-se mais sensual? É natural!
Cedo o seu corpo se começa a preparar para a amamentação. O aumento da produção de progesterona, estrogénio e prolactina estimulam o crescimento das glândulas mamárias, a irrigação sanguínea aumenta e as veias tornam-se mais visíveis e azuladas.
Cuidados:
- Cuide do seu peito: experimente usar um bom sutiã que suporte corretamente o peso do peito, duches de água fria diários e massagens às costas para aumentar o tónus muscular e melhorar o suporte natural do peso do peito.
3. Barriguinha redonda é sinal de felicidade!
Por volta do quarto mês da gestação, começa a notar a sua barriga mais redondinha e em breve, não conseguirá esconder que está grávida!
Exibir a barriguinha (que tantas vezes nos esforçamos por esconder…) passa a ser um verdadeiro orgulho!
4. O “brilho” da gravidez
A produção de estrogénio deixa a sua pele rosada e os cabelos fortes e brilhantes. A retenção de líquidos torna a pele mais macia e as unhas ficam mais fortes e crescem a um ritmo acelerado. Tudo isto resulta no ?brilho? da gravidez.
Cuidados:
- O aumento do peso e do volume da barriga implicam uma hidratação extra para evitar estrias (especialmente no peito, barriga e ancas) e manter a elasticidade da pele.
- Usar um creme hidratante diariamente e um protector solar ajuda a manter a pele saudável protegendo-a contra o aparecimento de manchas (melasma), especialmente na testa e faces do rosto mas também nas pernas ou nas axilas.
5. Intimidade com o dobro do prazer
Pouco depois da conceção, começam a dar-se profundas alterações no sistema circulatório. O volume do sangue aumenta progressivamente e, por volta das 30 semanas (início do 8º mês), terá mais 50 por cento de sangue a circular na sua corrente sanguínea.
Estas alterações aumentam a sensibilidade em todo o corpo. As carícias e a intimidade ganham outra intensidade e os sentidos ficam à flor da pele. Para além disso, não tem que se preocupar se tomou ou não a pílula, se está no período fértil ou se o preservativo está intacto e consegue viver a intimidade com mais liberdade.
Com o avançar da gravidez e o crescimento da barriga pode continuar a aproveitar a sua sexualidade em pleno, a não ser que haja indicação médica em contrário. É só uma questão de criatividade para encontrar a posição mais confortável para si e para o seu companheiro!
6. Mimos e atenção em alta
A grávida é o centro das atenções onde quer que vá. Na família, no emprego, entre amigos, todos a vão mimar e fazê-la sentir-se feliz.
As profundas alterações hormonais provocadas pela gravidez, os receios e oscilações de humor, podem deixá-la mais ansiosa e sensível. Mimo extra, atenção e cuidados é tudo o que precisa para levantar o ânimo e viver a gravidez com toda a tranquilidade.
7. Viver em estado de graça permanente
Desconfortos à parte, a gravidez é um tempo de felicidade e bem-estar pleno. Aproveite estes momentos para relaxar e para se dedicar a uma actividade verdadeiramente prazerosa.
As carícias na barriga, os contactos íntimos, sentir o seu bebé a mexer, observar a evolução do seu corpo e pensar no crescimento do seu bebé são pequenos prazeres que a vão deixar feliz e realizada.
8. Descoberta de uma nova paixão: as crianças!
Deixe-se cativar pelo delicado e ternurento universo dos bebés. É difícil resistir às cores, acessórios, aos fatos pequeninos, laços, rendas e fitas.
Decerto, vai ter a “Bíblia da Gravidez” sempre por perto para acompanhar tudo o que se passa com o seu bebé e todas as crianças lhe vão parecer uns pequenos anjos.
9. Mais tempo para cuidar de si
Com todos os cuidados médicos que a gravidez exige, vai sentir-se muito mais tranquila com a sua saúde. Por outro lado, vai cuidar muito melhor de si.
Abandonar alguns hábitos que lhe tiram energia (como no caso do tabaco), cuidar da alimentação, mimar o seu corpo, relaxar e apaixonar-se pelo seu bebé vão trazer-lhe só boas sensações e reforçar o seu bem-estar natural.
10. Vontade de fazer o ninho
A chegada de um filho altera a forma como vemos e nos relacionamos com os outros e com o mundo. De repente, tudo parece mais simples e os problemas menores. O foco passa a estar em si, no bebé, no seu companheiro.
Namorar, fazer aquelas pequenas obras em casa e preparar com tempo a chegada do seu bebé são pequenos grandes prazeres. Os planos para a decoração do quarto, comprar as primeiras roupinhas e brinquedos são momentos mágicos e inesquecíveis a viver a dois.