Primeiros sinais de gravidez: conheça os primeiros sinais da gravidez provocados pelas profundas alterações que o seu corpo sofre desde o momento da fecundação. Pode nem chegar a sentir alguns dos sintomas descritos ou senti-los mais tarde.
Primeiros sinais de gravidez
Primeiro mês – da 1ª à 4ª semana
Com a fecundação, um pequeno milagre ocorre dentro do seu corpo. As células multiplicam-se, especializam-se, aproximam-se e associam-se a outras células para formar os órgãos e membros do corpo do embrião.
Falta do período menstrual
Este é sinal clássico de que pode estar grávida caso o seu ciclo menstrual seja regular.
Se o seu ciclo menstrual for irregular, pode notar algum dos outros sintomas da gravidez antes de dar pela falta da menstruação.
Cansaço
Pode sentir-se mais cansada devido às grandes alterações hormonais induzidas por uma fecundação bem sucedida. Se a sua gravidez é planeada, tenha especial atenção à sua alimentação e à suplementação de ácido fólico.
Quando se sentir mais cansada, procure descansar e evite esforços físicos. Durma mais do que habitualmente e siga uma dieta equilibrada.
Por volta da 14ª semana, os seus níveis de energia devem voltar a crescer.
Náuseas e vómitos
O enjoo matinal é uma queixas frequentes, especialmente no início ou durante o 1º trimestre (do início da gravidez até à 13ª semana).
Apesar de ser mais conhecida como “enjoo matinal”, a náusea pode ocorrer a qualquer hora do dia e os sintomas podem variar de ligeira indisposição a vómitos.
De forma geral, o enjoo matinal desaparece por volta da 16ª semana. O estilo de vida e os hábitos alimentares têm um papel muito importante para ultrapassar este incómodo (para saber mais: evitar e minimizar os efeitos do enjoo matinal).
Tensão mamária
As alterações de tamanho e sensibilidade dos seios são um dos sinais precoces da gravidez. Apenas cinco dias após a conceção, os seios começam a aumentar de volume.
O peito fica mais sensível e dolorido (o que se deve à ação da hormona da gravidez – a hormona GCh – e da progesterona que estimulam o aumento das glândulas mamárias preparando-se para a amamentação).
Segundo mês – da 5ª à 8ª semana
Durante o 2º mês da sua gravidez, as principais estruturas do corpo do bebé. Esta é a fase mais crítica do desenvolvimento embrionário. No final do mês, o seu minúsculo bebé terá um aspeto muito aproximado ao humano.
Vontade de ir à casa de banho com frequência
A pressão exercida pelo útero em crescimento faz com que sinta necessidade de ir à casa de banho com frequência.
Por volta da 14ª semana, o útero sobe para o interior do abdómen, aliviando a pressão sobre a bexiga. Nas últimas semanas da gestação, o bebé “dá a volta” e posiciona-se para nascer, pressionado a cabeça sob o útero o que volta a aumentar a urgência de ir à casa de banho.
O aumento da produção de progesterona também estimula o músculo vesical de forma que pode sentir a bexiga cheia mesmo quando não tem qualquer urina. O aumento de líquidos em circulação no seu corpo também obriga os rins a processar mais líquido o que aumenta a vontade de urinar.
Se sentir ardor enquanto urina ou se ficar com sensação de que ainda tem vontade podem ser sintomas de infeção urinária.
Sensação de desmaio e tonturas
No início da gravidez a tensão arterial pode baixar e determinados movimentos bruscos, como quando se baixa ou levanta repentinamente, podem fazer com que se sinta tonta.
Para evitar a sensação de desmaio e tonturas, evite levanta-se bruscamente e permanecer muito tempo em locais fechados e abafados. Caso se sinta a desfalecer, sente-se com a cabeça para baixo.
Dor de cabeça
Se já sofria de dores de cabeça ou enxaqueca antes de engravidar, estes sintomas podem agravar-se durante a gestação.
Se as medidas tradicionais, como deitar-se às escuras ou aplicar gelo não resultarem, consulte o médico. Não se auto medique.
Terceiro mês – da 9ª à 12ª semana
Com 12 semanas, a etapa mais crítica do desenvolvimento está ultrapassada. No final do 1º trimestre, o bebé está completamente formado e o embrião passa a chamar-se “feto”.
Prisão de ventre
Sintoma comum desde o início da gravidez, é provocada pelos níveis elevados de progesterona, a qual relaxa o intestino e torna a digestão mais lenta.
Alterações no paladar
Se está grávida pode começar a enjoar determinados alimentos ou até começar a ter desejos por certos alimentos ou sabores. Também pode sentir um gosto metálico estranho na boca.