Da mesma forma que não há duas gestações iguais, também também os valores hCG variam de grávida para grávida. Os níveis desta hormona variam muito de dia para dia e de mulher para mulher desde o primeiro dia em que o período falha até ao fim da gravidez. Conheça os valores médios de hCG nas primeiras semanas da gravidez.
Valores hCG nas primeiras semanas da gravidez
A hormona beta-hCG (ou GCh, sigla portuguesa), refere-se à hormona Gonadotrofina Coriónica Humana, hormona responsável pela estimulação do corpo lúteo (a parte do folículo ovárico que resta após a libertação do óvulo para as trompas de Falópio) a produzir estrogénio e progesterona nas primeiras semanas a seguir à conceção, até que as células da placenta as consigam produzir sozinhas.
Progesterona – hormona que ajuda a manter a camada interna do útero, para que ele possa suportar o desenvolvimento do embrião.
Estrogénio – hormona que estimula o crescimento do útero e do sistema vascular uterino, e promove o relaxamento dos músculos pélvicos no momento do parto.
É por este motivo que a hCG é pesquisada na urina ou no sangue para se saber se está grávida. Os elevados níveis de estrogénio e/ou os elevados níveis hCG também são apontados como sendo os principais responsáveis pelos enjoos, sobretudo matinais, que afetam tantas mulheres, especialmente, no primeiro trimestre da gravidez.
Valores hCG e diagnóstico da gravidez
A única forma de confirmar uma gravidez é através da identificação da hormona hCG no sangue ou na urina. O teste à urina pode ser feito em casa (são os vulgares testes de gravidez de farmácia) e a análise ao sangue em laboratório.
A hormona hCG só aparece no sangue 9 a 14 dias após a conceção, ou seja, por volta da 4ª semana da gravidez (saiba como são contadas as semanas da gestação). Assim, só quatro semanas após a fertilização do óvulo pelo espermatozoide é que o teste de gravidez poderá dar positivo.
Caso o seu ciclo menstrual seja regular e dure cerca de 28 dias, poderá fazer o teste de gravidez na altura em que deveria menstruar.
Semanas de gravidez e valores hCG em mlU/L
Assim como não há duas gestações iguais, também também os valores hCG no sangue e na urina variam de grávida para grávida. Os níveis desta hormona variam muito de dia para dia e de mulher para mulher desde o primeiro dia em que o período falha até ao fim da gravidez. Os valores abaixo indicados referem-se a médias.
- 3 Semanas – de 5 a 50 mIU/ml
- 4 Semanas – de 5 a 426 mIU/ml
- 5 Semanas – de 19 a 7.340 mIU/ml
- 6 Semanas – de 1.080 a 56.500 mIU/ml
- 7 a 8 Semanas – de 7.650 a 229.000 mIU/ml
- 9 a 12 Semanas – de 25.700 a 288.000 mIU/ml
Após a 10ª – 12ª semana, a concentração desta hormona diminui progressivamente até ao final da gravidez. A sua eliminação é feita pelos rins, a um ritmo constante.