Quando a mulher tem um atraso menstrual, o primeiro pensamento pode ser para uma possível gravidez especialmente se teve relações sexuais à pouco tempo e desprotegidas. As causas da menstruação atrasada podem ser várias apesar de a causa mais evidente ser uma gravidez. Conheça outros fatores que podem provocar o atraso menstrual.
Causas da menstruação atrasada
Mesmo quando a mulher tem ciclos regulares, pode ocorrer um atraso menstrual em algum momento da sua vida sem que isso signifique a presença de alguma doença ou motivo para preocupação.
Entre as causas da menstruação atrasada encontram-se situações que podem levar a um aumento de stress e ansiedade (como alterações na rotina diária, uma perda emocional ou um pico de trabalho), a mudança do método contracetivo ou uma infeção urinária.
No entanto, quando a mulher não está grávida e a ausência de menstruação se prolonga por 3 meses ou mais, pode tratar-se de amenorreia ou de outra situação que necessite de acompanhamento médico.
O que pode causar o atraso da menstruação?
O atraso menstrual pode deve-se a vários fatores sendo que, alguns deles podem mesmo dar origem à ausência do período menstrual e ser um sintoma para a existência de alguma doença ou complicação de saúde.
Entre as principais causas da menstruação atrasada incluem-se:
- Gravidez;
- Stress e ansiedade;
- Falha ou interrupção da toma da pílula anticoncecional;
- Erros de cálculo;
- Alterações no peso corporal (seja mais ou menos peso);
- Obesidade;
- Magreza excessiva ou distúrbios alimentares;
- Excesso de atividade física;
- Infeções ou doenças;
- Distúrbios da tiróide;
- Síndrome dos ovários policísticos;
- Amamentação;
- Início recente da menstruação;
- Menopausa ou climatério;
- Amenorreia.
Principais causas da menstruação atrasada
1. Gravidez
A gravidez é a primeira causa de menstruação atrasada nas mulheres em idade fértil e que são sexualmente ativas. A conceção pode dar-se mesmo que a mulher use um método concecional que acaba por falhar.
A cessação da menstruação costuma ser um dos primeiros sintomas da gravidez já que os enjoos ou os seios doridos podem ser sinais mais tardios. Em caso de suspeita de gravidez, um simples teste de gravidez de farmácia pode dar um resultado bastante preciso.
2. Stress e ansiedade
A ansiedade e o stress podem causar atraso menstrual ou mesmo a falta de ovulação num determinado mês. Esta causa tanto pode afetar mulheres mais jovens com as mais maduras.
3. Falha ou interrupção da toma da pílula anticoncecional
Quando a mulher toma a pílula por um longo período de tempo e resolve suspender o anticoncecional, por quer tentar engravidar ou pretende mudar de método anticoncetivo, por exemplo, é normal que esteja algum tempo sem menstruar.
Após anos a tomar este tipo de medicação, o organismo precisa de tempo para se reequilibrar. Contudo, se a ausência do período se prolongar por mais do que 3 meses, é recomendável uma visita ao ginecologista para confirmar que está tudo bem.
4. Erros de cálculo
Muitas mulheres não tomam nota dos dias em que vem o período religiosamente, todos os meses. Nesses casos, é muito frequente que possa haver algum engano e o período apareça apenas alguns dias depois da data prevista.
5. Alterações no peso corporal
As alterações bruscas do peso, para cima ou para baixo, interferem na normal produção de estrogénio, hormona responsável pelo amadurecimento do óvulo em cada ciclo menstrual. Quando tal acontece, a mulher pode ver o seu ciclo alterado mesmo que, por norma, seja regular.
6. Obesidade
A obesidade pode influenciar a capacidade para engravidar e, também, a regularidade do ciclo menstrual. As mulheres com uma grande percentagem de gordura produzem mais estrogénio que, em excesso, interfere na maturação do óvulo. Se não ovular, a mulher não menstrua.
7. Magreza excessiva ou distúrbios alimentares
A magreza excessiva (anorexia) e os distúrbios alimentares provocam a diminuição da taxa de gordura no organismo e a carência nutricional sendo outra causa para o atraso menstrual ou mesmo para a sua cessação.
8. Excesso de atividade física
As mulheres que treinam para competição, que gastam muitas calorias em treinos intensos têm uma taxa baixa de gordura corporal o que pode condicionar a produção hormonal com consequência na oscilação dos períodos menstruais e mesmo a sua falha.
9. Infeções ou doenças
Algumas viroses (como gripe) ou infeções (cistite, amigdalites) podem interferir no ciclo menstrual e provocar alguns dias de atraso. Certos medicamentos ou terapêuticas (como a quimioterapia, corticoides) também podem justificar um atraso.
10. Distúrbios da tiróide
O aumento da produção hormonal (hipertireoidismo) ou a deficiente produção hormonal (hipotireoidismo) também pode causar o atraso do ciclo. Os problemas da tiróide que não são devidamente tratados podem estar na origem da amenorreia.
11. Síndrome dos ovários policísticos
Ciclos menstruais irregulares estão entre os sintomas da síndrome dos ovários policísticos (quando os ovários desenvolvem inúmeros quistos provocados pelos folículos que não amadurecem adequadamente), problema crónico que afeta cerca de uma em cada 15 mulheres em todo o mundo.
Esta doença é uma causa importante de infertilidade feminina uma vez que impede a ovulação. As causas desta síndrome não são totalmente claras apesar de alguns estudos sugerirem haver fatores genéticos e hormonais envolvidos que podem ser agravados pelo estilo de vida como obesidade.
12. Amamentação
Após o nascimento do bebé, a menstruação voltará a aparecer cerca de 8 a 16 semanas (média), período de tempo que pode atrasar caso a mulher esteja a amamentar.
Apesar de a amamentação exclusiva até aos seis meses atrasar a ovulação e a regularização do ciclo menstrual, estar a amamentar não impede que fique novamente grávida e deve tomar medidas para evitar uma gravidez indesejada (ver Consulta do puerpério).
13. Início recente da menstruação
O início recente do período está entre as causas da menstruação atrasada. Nos primeiros anos de menstruação, é normal que o ciclo ainda seja irregular uma vez que o sistema reprodutor feminino ainda está em processo de amadurecimento. Isto pode levar a atraso menstrual e a grande irregularidade nos ciclos.
14. Menopausa ou climatério
A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência e acontece geralmente em torno dos 48 aos 50 anos de idade.
Contudo, a gravidez na menopausa pode acontecer e, quando a mulher já tem menstruações irregulares mas o diagnóstico de menopausa não está completamente estabelecido, é recomendado fazer um teste de gravidez quando o casal não usa um método contracetivo seguro.
15. Amenorreia
A amenorreia consiste na ausência de menstruação numa mulher em idade fértil durante três ou mais meses consecutivos.
As causas da amenorreia podem ser várias como tiróide hipoativa, sinéquias uterinas, ovários poliquísticos, perda acentuada de peso, prática muito intensa de exercício físico associada a um baixo peso corporal, stress emocional, obesidade, alimentação nutricionalmente pobre e desequilibrada, entre outras.