Durante a gestação, há vários marcos que assinalam o desenvolvimento fetal. Graças à tecnologia moderna, é possível estudar com exatidão as reações dos bebés a sons súbitos, quando ainda estão no útero materno. Saiba quando o seu bebé começa a ouvir e como o pode estimular na gravidez.
Com quantas semanas o bebé começa a ouvir?
Por volta da 13ª semana da gestação, o bebé já consegue ouvir os sons e vibrações produzidas no interior do corpo materno. A partir do 6º mês (entre as 22-26 semana da gravidez, aproximadamente), o bebé começa a interagir com os sons e estímulos externos.
Os ouvidos estão completamente desenvolvidos por volta da 24ª semana tornando possível a condução do som. Reconhece a respiração, os batimentos cardíacos e a voz da mãe, move-se ao ritmo do som da voz materna e assusta-se e reage fisicamente quando o seu volume de voz aumenta ou perante um ruído forte e agudo.
Assim, e vários estudos comprovam-no, o bebé pode ouvir realmente o que se passa no mundo exterior antes de nascer. No seu mundo protegido, o bebé aprende, reconhece e responde a estímulos. Aprecia os sons suaves, as melodias e canções de embalar e a voz ritmada da mãe.
Durante os últimos dois ou três meses de vida no útero, o bebé em formação já ouve como um bebé recém-nascido (desde o nascimento até aos 28 dias de vida), escutando os sons ritmados do corpo da mãe e reagindo até a ruídos do mundo exterior.
Às 28 semanas (7º mês) todos os bebés reagem a sons fortes e agudos com um sobressalto. Quanto mais agudos forem os ruídos, mais forte será a reação.
Isto acontece porque os ruídos são abafados pelo corpo da mãe mas, também, porque o ouvido médio do bebé está cheio de líquido amniótico, que tem o efeito de obstruir os sons que lhe chegam e de os suavizar. Esta condição persiste até o líquido sair do ouvido médio, o que acontece alguns dias após o nascimento.
Como estimular a audição do seu bebé no ventre?
O facto de o bebé conseguir ouvir antes de nascer, originou a questão de se saber se o bebé consegue ouvir a voz da mãe antes de nascer, e desenvolver uma relação com ela através deste sentido.
Estudos revelaram que os recém-nascidos preferem vozes humanas a quaisquer outros sons e que reagem mais fortemente a vozes femininas, mais agudas, que as vozes masculinas, de tons mais baixos.
De acordo com os especialistas isto quer dizer que ou o bebé se habituou à voz da mãe através das paredes do útero e ao longo dos últimos meses da gestação, ou há uma preferência inata pela voz materna, como parte do desenvolvimento natural do bebé humano.
A voz materna é extraordinariamente importante para o bebé
Converse e cante em voz alta com o seu bebé. Os bebés gostam de ouvir vozes suaves e músicas com uma única linha melódica (canções de embalar, música clássica).
Invente pequenas melodias. Se tiver mais filhos, envolva também o bebé nas histórias que lê.
Partilhe o seu dia com o bebé contando-lhe as novidades, as rotinas familiares, descrevendo-lhe o que está a fazer e o que vai vendo.
Após o nascimento, falar e sussurram para o recém-nascido é extremamente importante já que os bebés têm uma resposta positiva fortíssima aos tons suaves, da mesma forma que há dor e pânico em resposta a ruídos fortes e agudos.
Com apenas 4 semanas de vida, os bebés já adequam o seu comportamento ao tom da voz com que lhe falam (ficam tranquilos quando lhe falam suavemente e aflitos se ouvem falar alto ou bruscamente) e muitos começam a virar a cabeça na direção da origem do ruído.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez, descobrir a data provável para o parto e acompanhar o desenvolvimento do seu bebé.