Sintomas que não podem ser ignorados na gravidez
A gravidez é uma altura de grande expetativa, em que durante os 9 meses de gestação, é planeada ao pormenor a vinda de um novo membro na família.
Contudo, por vezes pode sentir que alguma coisa não está a correr bem, e o seu instinto é o primeiro sinal de alerta. Existem alguns sinais a que deve estar atenta, pois podem ser confundidos com sintomas normais da gravidez.
1º Trimestre da gravidez:
- Perda sanguínea: pode indicar aborto espontâneo ou deslocamento da placenta ou ainda gravidez ectópica.
- Dor abdominal intensa: pode indicar uma gravidez ectópica.
- Náuseas e vómitos constantes: apesar destes serem sintomas comuns no primeiro trimestre da gravidez, se estes forem persistentes podem indicar hiperemese gravídica, e podem levar à desidratação.
- Febre: pode indicar infecção ou virose, visto que o sistema imunitário da mulher está mais sensível neste período, deve ter em atenção se a temperatura corporal passar os 37ºC.
- Tonturas e desmaios: pode indicar tensão arterial baixa. Muitas mulheres podem sentir vertigens neste período, e é natural que a pressão arterial esteja mais baixa. Se os sintomas persistirem contacte o seu médico.
2º Trimestre da gravidez:
- Ardor ao urinar: pode ser indicar uma infecção urinária. Deve iniciar de imediato antibiótico prescrito pelo médico, pois as infecções urinárias se não forem tratadas atempadamente podem provocar contrações uterinas, e por sua vez um parto prematuro.
- Ganho de peso repentino e excessivo: pode indicar diabetes gestacional. Tenha em atenção à sua alimentação, e opte por manter uma dieta equilibrada e variada.
3º Trimestre da gravidez:
- Perda sanguínea: pode indicar descolamento da placenta ou inicio de parto prematuro.
- Perda de líquido vaginal: pode indicar rotura da bolsa de água. Caso aconteça deve-se dirigir de imediato ao hospital.
- Diminuição de movimentos do bebé: por esta altura deve sentir o seu bebé mexer pelo menos 10 vezes em 12 horas. Se deixar de sentir o seu bebé, deve contactar imediatamente o seu médico.
- Contrações: antes das 37 semanas, se as contrações começarem a ser rítmicas e aumentar a frequência e intensidade, deve dirigir-se de imediato ao hospital.
- Tensão arterial elevada e dor de cabeça forte: pode indicar pré-eclâmpsia se a sua tensão arterial subir repentinamente e sentir dores de cabeça fortes.
- Problemas de visão que durem mais de duas horas: visão dupla ou embaciada com pontos brilhantes ou luzes, podem indicar pré-eclâmpsia.
- Inchaço nas mãos, no rosto e nos olhos: se acompanhado de dor de cabeça ou problemas de visão, pode ser sinal de pré-eclâmpsia.
- Comichão no corpo, urina escura e fezes claras: pode indicar hepatite ou outro problema no fígado, como a colestase obstétrica.
Estes são os sinais de alerta mais comuns durante a gravidez, e que deve ter em atenção caso aconteçam. Tenha sempre presente consigo o seu boletim de grávida e exames realizados, e dirija-se sempre ao hospital ou contacte o seu médico, sempre que surjam alguns destes sintomas.