13 Semanas de gestação. Parabéns! Entra na primeira semana do 4º mês da gestação (o bebé tem 11 semanas de idade). A cabeça do bebé constitui agora cerca de metade do seu comprimento, da cabeça ao fundo das costas. Eis o essencial sobre a 13ª semana de gestação.
13 Semanas de gestação
- Idade da gravidez: 13 semanas (4º mês do 1º trimestre)
- Idade fetal: 11 semanas
- 13 Semanas de gestação são 91 dias de gravidez
- Comprimento do feto: 7 cm (medida da cabeça até ao fundo das costas)
- Peso do feto: 23 g (aproximadamente)
- Tamanho: vagem de ervilha
Como se desenvolve o seu bebé às 13 semanas de gestação
A semana 13 marca o início do 4º mês da sua gravidez (da 13ª à 16ª semana). A cabeça do bebé constitui agora cerca de metade do seu comprimento, da cabeça ao fundo das costas, e tem um aspeto semelhante ao de um bebé recém-nascido.
Os intestinos, que se desenvolvem dentro do cordão umbilical, começam a posicionar-se para a sua posição final, no abdómen do bebé.
Aprende, reconhece e responde a estímulos. As cordas vocais estão em formação. Consegue ouvir os sons e vibrações produzidos pelo corpo da mãe. Aprecia sons suaves, melodias e a voz ritmada da mãe.
Os sentidos do bebé às 13 semanas de gestação
Paladar
Entre as 14-17 semanas (4º mês de gestação), o bebé treina os movimentos de engolir e de sucção tão importantes para a amamentação.
Olfato
O nariz está desenvolvido mas só a partir do 6º mês de gestação é que os órgãos olfativos estão completamente formados.
Audição
Entre as 14-17 semanas, o bebé ouve sons internos, produzidos pelo corpo da mãe (o bater do coração, movimentos digestivos, outros).
Visão
Entre as 9-13 semanas (3º mês de gestação), as pálpebras, íris e retina estão em formação.
Tato
Com 13 semanas, o bebé já tem sensibilidade nos lábios. Entre as 14 e as 17 semanas:
- Os pés e as mãos movimentam-se e são capazes de agarrar. Com o aumento da sensibilidade, o bebé leva as mãos à boca, chucha nos dedos e brinca com o cordão umbilical e movimenta-se no líquido amniótico.
- Ganha sensibilidade na palma das mãos, planta dos pés e rosto. Se acariciar o bebé e massajar a barriga, o bebé sente a pressão dos seus movimentos através do útero.
O que se passa no seu corpo às 13 semanas de gestação
Os enjoos matinais e os incómodos típicos do 1º trimestre começam a suavizar-se. Aproveite os próximos 3 meses para viver a sua gravidez em pleno!
Beba muita água ao longo do dia e mantenha-se bem hidratada. As estrias, sulcos e marcas na pele que resultam do estiramento anormal dos tecidos e podem ser evitadas se mantiver o corpo em forma, beber muita água e hidratar a pele todos os dias.
A pressão exercida no útero pelo bebé tende a diminuir. Como consequência, a frequência das idas à casa de banho também.
Poderá sentir-se cansada, com dores de cabeça e quebra de tensão. Se estes sintomas se tornarem incapacitantes, fale com o seu médico.
O que pode planear para esta semana?
Já escolheram o nome para o vosso bebé? Gosto pessoal, influência dos amigos e da família, homenagem, … Há muitos fatores que condicionam a escolha do nome. Antes de o fazer, poderá querer considerar alguns aspetos como:
1. As tradições da sua família, os nomes “da moda”, o seu gosto pessoal;
2. A harmonia do nome com os apelidos. Cuidado com os trava-línguas e ritmos monótonos. Procure nomes próprios que valorizem os apelidos de família;
3. Se gosta de nomes verdadeiramente originais, dê uma olhadela aos nomes no fundo da tabela dos nomes que se podem registar (a 31-03-2017, Portugal);
4. Mantenha a mente aberta no que respeita a sugestões de familiares e amigos. Não deixe que eles decidam por si mas também não os ignore totalmente;
5. Escolha um nome que gostasse para si. Se estivesse a iniciar a sua vida hoje, sabendo tudo o que sabe sobre o mundo, gostaria de ter o nome que está a pensar para o seu filho?
Os 3 trimestres da gravidez
Cada trimestre é definido pelo desenvolvimento do feto e que, por isso, nem sempre são rigorosamente iguais.
O primeiro trimestre são as primeiras 12 semanas de desenvolvimento do feto, a começar a partir da data provável da conceção, iniciando-se depois o segundo trimestre que termina na 26ª semana e, finalmente, o terceiro trimestre altura em que o bebé amadurece as funções dos seus órgãos, ganha peso e se prepara para nascer.
Varizes na gravidez
Durante a gravidez, a produção de maior volume de sangue exerce uma pressão adicional sobre os vasos sanguíneos, especialmente, sobre as veias das pernas. Adicionalmente, o crescimento do útero pressiona as veias da área pélvica.
A esta pressão, junta-se o efeito relaxante sobre os vasos sanguíneos produzido pelas hormonas dando origem a varizes ou ao agravamento do desconforto nas pernas.
Os sintomas de varizes incluem dor, que pode ser ligeira ou intensa, sensação de pernas pesadas ou inchadas, o aparecimento de finos vasos azuis visíveis na pele.
Como aumentar o conforto:
- Evite estar muito tempo na mesma posição, seja de pé ou sentada. Movimente-se sempre que possível para facilitar o fluxo de sangue;
- Flita os tornozelos de vez em quando;
- Evite cruzar as pernas quando está sentada;
- Use um banquinho na secretária para elevar ligeiramente as pernas quando precisa de estar a trabalhar sentada;
- Durma virada para o lado esquerdo, o melhor para favorecer a circulação;
- Tenha atenção ao aumento de peso para além do que lhe for recomendado pelo seu médico / nutricionista;
- Evite levantar pesos;
- Use meias de descanso ou elásticas, consoante o grau de gravidade do problema;
- Evite roupa apertada;
- Faça exercício físico (fale com o seu médico sobre o tipo e frequência de exercício que pode fazer);
- Coma alimentos ricos em vitamina C que contribui para manter os vasos sanguíneos saudáveis e elásticos;
- Tome banho com água morna e dê uma chuveirada com água o mais fria que aguentar para ativar a circulação sanguínea;
- Procure ajuda médica quando se os sintomas se agravarem ou se houver histórico de varizes na família. Não se auto-medique.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.