14 Semanas de gestação! O seu bebé continua a crescer e começa a trabalhar no desenvolvimento de detalhes. Para si, com a entrada no 2º trimestre, alguns sintomas desagradáveis podem desaparecer. Eis o essencial sobre a 14ª semana de gestação.
14 Semanas de gestação
- Idade da gravidez: 14 semanas (4º mês do 2º trimestre)
- Idade fetal: 12 semanas
- 14 Semanas de gestação são 98 dias de gravidez
- Comprimento do feto: 8,7 cm (medida da cabeça até ao fundo das costas)
- Peso do feto: 43 g (aproximadamente)
- Tamanho: limão
Como se desenvolve o seu bebé às 14 semanas de gestação
Agora que entrou no segundo trimestre, o seu bebé irá desenvolver-se ao seu próprio ritmo. O peso e o comprimento serão sempre aproximados. São médias que podem não corresponder ao tamanho exato do seu bebé. No entanto, o processo de desenvolvimento é igual em todos os bebés.
O seu bebé começa a ficar cada vez mais direito e o pescoço alonga-se. Começam a despontar fios de cabelo e pelos nas sobrancelhas.
O corpo vai-se revestindo com uma camada fina de pelo (lanugo) que a protege do líquido amniótico e ajuda o bebé a regular a temperatura corporal. O lanugo pode desaparecer ainda durante a gravidez ou depois do parto. Alguns bebés nascem cobertos com esta fina camada de pelos, o que é perfeitamente normal.
Para além do nascimento desta penugem, a intensa atividade das glândulas sebáceas, reveste o corpo do feto com uma camada de gordura (vernix ou vernix caseosa) que proteje a pele do ambiente húmido do útero e que atua como um lubrificante na fase de expulsão do bebé durante o trabalho de parto.
O que se passa no seu corpo às 14 semanas de gestação
É provável que tenha ganho algum peso, apesar de algumas mulheres perderem peso durante o primeiro trimestre da gravidez devido aos enjoos matinais e por alguma perda de apetite associada a esse mal-estar.
O tamanho do útero aproxima-se ao de um abacate, à medida que o bebé cresce e ocupa mais espaço e expande-se para além do limite da pélvis. A cintura fica cada vez menos definida e a barriga mais saliente.
Os músculos intestinais estão mais relaxados, o estômago está mais comprimido (o que pode provocar azia), a digestão demora mais tempo e pode sofrer de prisão de ventre.
O grande desenvolvimento do bebé aumenta a sua produção sanguínea para que consiga fornecer todos os nutrientes e oxigénio necessários. Os batimentos cardíacos também aumentam, para bombear mais sangue.
Durante o 3º trimestre poderá sentir um maior interesse pela sua vida sexual. As alterações hormonais e a evolução do seu corpo podem causar alguma perda de apetite sexual, especialmente durante o primeiro e o último trimestre de gravidez.
Converse com o seu companheiro sobre o que sentem para encontrarem a melhor forma de nutrir a relação e adaptar a vossa intimidade a esta fase tão especial. Acima de tudo, importa manter a proximidade enquanto casal e preservar a estabilidade emocional de que tanto necessita para viver com tranquilidade a sua gravidez.
Alterações na pele: linha negra, melasma, estrias
Linea negra ou linha negra
Na sua barriga, pode aparecer uma fina linha escura (linea negra ou linha negra) que parece separar o seu abdómen em duas partes. Esta linha deve-se à acumulação de melanina (pigmentação escura da pele que se forma como defesa contra a radiação solar).
Enquanto em algumas mulheres esta linha não chega a ser visível, noutras pode ser bastante pronunciada. Não se preocupe se for este o seu caso. Depois do nascimento, irá desvanecer-se ou desaparecer completamente.
Cloasma ou melasma
Também pode notar diferenças na pele da zona genital e da auréola dos mamilos. A alteração da cor da pele, que se torna mais escura, deve-se às alterações hormonais que induzem o aumento da produção de melanina.
Podem aparecer manchas na pele (cloasma ou melasma) especialmente no rosto, nas axilas e nas pernas. Estas manchas podem tornam-se mais evidentes à medida que a gravidez progride mas tendem a desaparecer no final da amamentação. Para as evitar, use protetor solar diariamente, especialmente nas áreas expostas.
Estrias
As estrias são uma cicatriz resultante da rutura das fibras que dão sustentação e elasticidade à pele (colagénio e elastina). Estas fibras estão localizadas na derme (na camada profunda da pele).
As estrias podem ter duas tonalidades: vermelhas ou brancas. As estrias vermelhas são cicatrizes recentes. A cor avermelhada deve-se à reminiscência de sangue no local na tentativa de minimizar a lesão.
As estrias brancas existem há mais tempo e resultam da compactação e cicatrização das células o que torna o tecido fibroso.
Para evitar as estrias, deve hidratar e nutrir intensamente para impedir que a superfície cutânea seque e que as camadas internas estirem excessivamente:
- Use e abuse de óleos como o óleo de amêndoas doces, de sementes de uva ou girassol e de cremes enriquecidos com óleos essenciais;
- Aplique generosamente à noite, antes de se deitar, e faça uma massagem suave e ligeira. Insista nas zonas mais críticas: barriga, ancas, coxas, rabo e peito;
- Evite banhos muito quentes que secam a pele;
- Beba muita água ao longo do dia pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros), para se manter bem hidratada;
- Evite oscilações de peso bruscas, elimine doces e gorduras e pratique exercício físico regularmente, de acordo com orientação médica.
Celulite
A celulite ou pele “casca de laranja” é uma imperfeição que preocupa muitas mulheres estando ou não grávidas. Estima-se que cerca de 85% das mulheres sofra de celulite o que torna esta questão numa preocupação transversal a muitas delas.
Nas situações mais graves, a celulite pode estar na origem de complicações venosas, sendo fator de risco para o aparecimento de varizes e pequenos derrames e agravar a sensação de pernas doridas e cansadas.
Comece a fazer os exercícios de Kegel!
Os exercícios de Kegel são muito simples e fáceis de fazer em qualquer altura do dia, desde que tenha disponibilidade para tal. Pode, inclusive, aproveitar a ida à casa de banho para se exercitar (deve fazer os exercícios sempre com a bexiga vazia).
Siga as instruções abaixo, tendo em mente que o tempo de contração deve ser superior ao de descontração, em cada uma das séries de exercícios que executar:
- Contraia os músculos da zona pélvica (como se estivesse a impedir uma micção);
- Conte devagar até 5, mantendo a contração firme;
- Relaxe lentamente os músculos;
- Repita esta sequência 10 vezes.
Durante as aulas de preparação para o parto também será incentivada a praticá-los e poderá ser aconselhada a hidratar toda a área através da aplicação de óleo de amêndoas doces. A hidratação favorece a elasticidade e a resistência dos tecidos.
O que pode planear para esta semana?
Entre a 14ª e as 16ª semanas e 6 dias irá fazer a 2ª consulta da gravidez para observação de rotina e tratar de questões mais práticas. Também serão solicitados alguns exames de controlo.
Se ainda não fez a 1ª ecografia da gravidez (entre as 11 e as 13 semanas+6 dias) poderá também ser marcada.
Saúde oral na gravidez
Durante a gravidez, devido às alterações hormonais pode ocorrer o aparecimento ou agravamento de problemas orais, em especial a inflamação das gengivas, sendo frequente a dor e o sangramento gengival durante a escovagem.
A saúde oral deve ser vigiada durante a gravidez, sobretudo no decurso do segundo trimestre. Nesta fase, a cavidade oral necessita de cuidados especiais e os hábitos de higiene devem também ser reforçados. Por isso, é aconselhável que a escovagem dos dentes se efetue diariamente (duas ou mais vezes), sendo uma delas antes de dormir e usando um dentífrico com flúor.
O uso do fio dentário e/ou do escovilhão é suficiente uma vez por dia, de preferência antes da escovagem da noite. A melhoria da saúde oral durante a gravidez pode ajudar, no futuro, a prevenir o aparecimento da cárie nos filhos.
A prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças orais são benéficos e podem ser realizados durante a gravidez. O risco adicional para a mãe ou para o feto dos tratamentos efetuados, incluindo o uso de radiografias intraorais e anestesia local, é menor quando comparado com o risco da não prestação de cuidados e, muitas vezes, da automedicação.
Datação da gravidez
A verdadeira duração da gravidez (que começa a contar a partir do dia em que o seu óvulo é fertilizado pelo espermatozoide) é de 268 dias, ou seja, 38 semanas.
Como é praticamente impossível definir o dia exato em que o óvulo é fecundado, convencionou-se datar a gravidez a partir do 1º dia do último período menstrual. Se contarmos a idade desta forma, a duração da gravidez é de 280 dias (aproximadamente), ou 40 semanas (10 meses lunares).
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.