16 Semanas de gestação! Todo o corpo do bebé é sensível ao toque. A partir de agora, pode fazer delicadas massagens e trocar mensagens de carinho com ele. É bem provável que precise de ir às compras para si. Eis o essencial sobre a 15ª semana de gestação.
16 Semanas de gestação
- Idade da gravidez: 16 semanas (4º mês do 2º trimestre)
- Idade fetal: 14 semanas
- 16 Semanas de gestação são 112 dias de gravidez
- Comprimento do feto: 11,6 cm (medida da cabeça até ao fundo das costas)
- Peso do feto: 100 g (aproximadamente)
- Tamanho: maça
Como se desenvolve o seu bebé às 16 semanas de gestação?
Com o desenvolvimento do cérebro, o feto afina a coordenação de movimentos: abre e fecha as mãos, estica braços e pernas e faz caretas. O bebé já consegue sentir as carícias feitas no abdómen da mãe.
As pernas alongam-se e os vasos sanguíneos estão totalmente constituídos. Desenvolve-se o couro cabeludo. O bebé é um verdadeiro atleta e como ainda tem muito espaço no útero movimenta-se livremente. Deitada, é possível que o sinta mexer-se (mas não é preocupante se o sentir mais tarde).
- Os ossos continuam a endurecer e começam a reter cálcio;
- Os braços e pernas estão completos e as articulações a funcionar;
- Há mielinização dos nervos e o músculo cardíaco está bem desenvolvido;
- A vagina e o ânus já estão abertos;
- Sente todas as emoções vividas pela mãe devido à variação das substâncias químicas que a mãe liberta de acordo com o seu estado de humor e que passam através da placenta para o sistema do bebé;
- As sobrancelhas e pestanas estão presentes;
- Os olhos já se movimentam de um lado para o outro e conseguem ver luz, apesar das pálpebras ainda estarem cerradas;
- Já consegue sentir as carícias feitas no abdómen da mãe, que acha bastante reconfortantes e agradáveis.
O que se passa no seu corpo às 16 semanas de gestação
Ao longo do 4ª mês o seu útero crescerá até ter o tamanho aproximado de um melão pequeno. É provável que a barriga já esteja proeminente e que as suas roupas não lhe sirvam.
- Se ainda não sentiu os movimentos do seu bebé, é possível que os consiga perceber por esta altura especialmente se já esteve grávida anteriormente;
- O fluxo de sangue no seu útero é 5 vezes superior ao normal. Assim, o seu organismo garante que o bebé recebe todos os nutrientes e o oxigénio necessários ao seu desenvolvimento;
- Poderá sentir-se exausta e irritada com as situações mais banais. A sensibilidade está à flor da pele. Tenha calma e respire fundo;
- Entre 14 e as 16 semanas e 6 dias terá a 2ª consulta da gravidez.
O que pode planear para esta semana?
Com a próxima consulta próxima, poderá fazer uma lista com todas as suas dúvidas para colocar ao médico.
Também pode passar algum tempo a tentar descobrir se espera uma menina ou um menino pelo método dos nossos antepassados. Na segunda ecografia, realizada entre a 19ª e a 22ª semana, e se for essa a vossa intenção, poderão descobrir-lo!
É um menino se…
- Não tiver enjoos matinais;
- O seu peso adicional estiver todo concentrado na barriga;
- A sua barriga for descaída;
- As auréolas (zonas à volta do mamilo) tiverem escurecido bastante;
- Sentir constantemente os pés frios;
- Sentir uma grande vontade de consumir alimentos ricos em proteínas (carne, peixe, ovos, leite, queijo e iogurte);
- O pai também estiver a ganhar peso;
- Adicionar a sua idade ao mês da conceção e o total for um número par.
É uma menina se…
- Tiver enjoos matinais;
- O seu seio esquerdo for maior que o direito;
- O seu cabelo adquirir uma tonalidade avermelhada;
- A sua barriga for arrebitada;
- Sentir uma enorme vontade de comer doces e fruta e de beber sumo de laranja;
- Tiver alterações de humor;
- Adicionar a sua idade ao mês de conceção e o total for um número ímpar.
Tato – o 1º sentido a desenvolver-se no útero
5ª-8ª semana (2º mês de gestação)
- Tem sensibilidade nos lábios.
14ª-17ª semana (4º mês de gestação)
- Movimenta os pés e as mãos que já são capazes de agarrar. Com o aumento da sensibilidade, o bebé leva as mãos à boca, chucha nos dedos e brinca com o cordão umbilical e movimenta-se no líquido amniótico;
- Ganha sensibilidade na palma das mãos, planta dos pés e rosto. Se acariciar o bebé e massajar a barriga, o bebé sente a pressão dos seus movimentos através do útero.
18ª-22ª semana (5º mês de gestação)
- Tem sensibilidade ao toque em todo o corpo. O toque transmite segurança e afetividade mesmo dentro do útero. Faça massagens na sua barriga e converse com o seu bebé.
O tato é o primeiro sentido a desenvolver-se. O contacto pele com pele, o toque, os abraços, as carícias serão uma forma de comunicação única entre pais e filhos, especialmente, nos primeiros anos de vida.
Direitos e deveres parentais
O artigo 68º da Constituição da República Portuguesa determina que a maternidade e a paternidade constituem valores sociais eminentes e, como tal, os pais e as mães têm direito à proteção da sociedade e do Estado na realização da sua insubstituível ação em relação aos filhos.
Determina ainda que as mulheres têm direito a especial proteção durante a gravidez e após o parto, tendo as mulheres trabalhadoras ainda direito a dispensa do trabalho por período adequado, sem perda de retribuição ou de quaisquer regalias.
A lei regula a atribuição às mães e aos pais de direitos de dispensa de trabalho por período adequado, de acordo com os interesses da criança e as necessidades do agregado familiar.
Em relação à proteção da parentalidade, a legislação laboral atual pretende facilitar a conciliação da vida profissional com a vida familiar e promover a igualdade de direitos do pai e da mãe, fomentando a partilha da licença parental. Nesse sentido a licença de maternidade e paternidade passou a designar-se “licença parental”, que pode ser de gozo exclusivo pelo pai ou pela mãe.
Consulte o site da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (www.cite.gov. pt) para se manter atualizada sobre os direitos e deveres parentais.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.