Às 17 semanas de gestação o seu bebé está em pleno desenvolvimento e começa a acumular gordura sob a pele ainda fina e frágil. Apesar de ainda não respirar, já faz movimentos respiratórios semelhantes aos que fará quando nascer. Eis o essencial sobre a 17ª semana de gestação.
17 Semanas de gestação
- Idade da gravidez: 17 semanas (5º mês do 2º trimestre)
- Idade fetal: 15 semanas
- 17 Semanas de gestação são 119 dias de gravidez
- Comprimento do feto: 11-12 cm (medida da cabeça até ao fundo das costas)
- Peso do feto: 100 a 140 g (aproximadamente)
- Tamanho: limão
Como se desenvolve o seu bebé às 17 semanas de gestação?
Os reflexos estão operacionais. O bebé volta-se, leva as mãos aos pés, chucha no dedo, cobre o rosto com as mãos, que abre e fecha. À medida que cresce e ocupa mais espaço no útero, os movimentos perdem amplitude mas não deixa de se mexer.
Nesta fase, não há novas estruturas em formação, mas aquelas que já estão formadas aumentam de tamanho e tornam-se mais fortes. Com cerca de 100 g, o seu bebé ainda poderá caber na palma da sua mão.
- O bebé ganha peso continuamente e começa a acumular gordura castanha termogénica que o ajudará na produção de calor depois de nascer;
- Os tamanhos do bebé e da placenta são idênticos. A placenta está em pleno funcionamento, fornecendo todos os nutrientes ao bebé, e passa a produzir as hormonas da gravidez;
- O coração bombeia cerca de 24 litros de sangue por dia, irrigando todas as extremidades do corpo;
- Os reflexos estão completamente operacionais e o bebé treina a deglutição engolindo e expelindo líquido amniótico;
- Pratica a respiração, expandindo e contraindo a caixa torácica, apesar de ainda não estar realmente a respirar. O oxigénio é fornecido através do cordão umbilical o que acontece até ao nascimento;
- Os olhos ainda estão fechados;
- Tem unhas nas pontas dos dedos das mãos e dos pés;
- Sente as carícias através da barriga da mãe;
- Consegue ouvir os sons do exterior.
O que se passa no seu corpo às 17 semanas de gestação
- Nesta altura, a sua barriguinha já é perfeitamente visível. A cintura desapareceu;
- O peito pode estar muito sensível ao toque e as auréolas mais escuras;
- O metabolismo está mais acelerado para dar resposta às necessidades crescentes de nutrientes e energia do bebé;
- Para se manter saudável e com energia siga uma dieta saudável, exercício físico adequado e descanse bastante;
- A parte superior do útero estará cerca de 4 dedos acima do seu umbigo;
- O aumento da pressão sanguínea pode provocar o sangramento das gengivas e do nariz;
- Os tornozelos e os pés podem ficar inchados, especialmente ao fim do dia.
Sintomas do 2º trimestre da gravidez
Dores nas costas
À medida que a gravidez avança, é possível que comece a sentir algum desconforto ou dores nas costas. Para as evitar, adopte uma postura correta, estando de pé ou sentada.
À medida que a barriga cresce, o seu centro de gravidade muda e deve estar atenta a essa mudança para manter conscientemente uma boa postura.
Use sapatos de salto baixo para aumentar o equilíbrio, controle o aumento de peso e faça exercícios para fortalecer os músculos das costas. Deve consultar o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos.
Varizes
Se já sofria de varizes antes da gravidez, é provável que já tenha alguns cuidados como usar meias elásticas, não cruzar as pernas quando está sentada, fazer massagens localizadas para aliviar a dor e desconforto, dormir com as pernas elevadas e evitar locais quentes e húmidos. Fazer caminhadas à beira mar e massajar as pernas no duche com água tépida também ajuda a diminuir o conforto.
Pés e tornozelos inchados
Para evitar a retenção de líquidos, evite tudo aquilo que dificulta a circulação sanguínea: permanecer muito tempo de pé ou na mesma posição – se trabalhar muito tempo sentada, levante-se de vez em quando e use um banquinho para apoiar os pés e evite cruzar as pernas.
Dar caminhadas, usar meias elásticas de compressão adequada, dormir com as pernas elevadas, cuidar da dieta e evitar o aumento excessivo do peso são algumas medidas que ajudam a diminuir este desconforto.
Conduzir na gravidez
Todas as grávidas devem usar o cinto de segurança, tendo o cuidado de não deixar que o mesmo exerça pressão sobre o abdómen.
A faixa transversal do cinto de segurança será colocada sobre os ossos da bacia, de modo a ficar apoiada em baixo, e a faixa longitudinal, sobre o ombro, passando pelo esterno.
No último trimestre da gravidez, a mulher deve evitar usar os lugares com airbag frontal. Não havendo alternativa, é necessário fazer recuar o banco o mais possível. Pode também ser desaconselhável conduzir no final da gravidez, devido à proximidade do airbag.
Dicas para uma gestação tranquila
- Se frequenta o ginásio, evite a sauna e o jacuzzi;
- Se viajar, deve tomar algumas medidas de precaução: tente fazer paragens para descansar, leve consigo água engarrafada e algumas bolachas de água e sal. É provável que enjoe quando antes não acontecia;
- Se planeia viajar de avião ou de barco, é conveniente confirmar as condições da companhia para grávidas.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.