15 Semanas de gestação! À medida que os ossos endurecem e as articulações estão a funcionar, o bebé movimenta-se com maior facilidade, apesar de ainda não conseguir sentir os seus movimentos. Eis o essencial sobre a 15ª semana de gestação.
15 Semanas de gestação
- Idade da gravidez: 15 semanas (4º mês do 2º trimestre)
- Idade fetal: 13 semanas
- 15 Semanas de gestação são 105 dias de gravidez
- Comprimento do feto: 10 cm (medida da cabeça até ao fundo das costas)
- Peso do feto: 70 g (aproximadamente)
- Tamanho: maça
Como se desenvolve o seu bebé às 15 semanas de gestação?
Os ossos endurecem à medida que retêm mais cálcio e as articulações estão a funcionar o que permite uma nova liberdade de movimentos, apesar de ainda não conseguir sentir os seus movimentos.
- O bebé leva as mãos à boca e chucha no polegar;
- A pele é muito fina e transparente e pode ver-se claramente uma fina teia de vasos sanguíneos que irrigam todo o corpo do bebé;
- No corpo, o lanugo (pelo muito fino como a pele do pêssego) protege a pele do líquido amniótico e mantém o bebé quente até acumular gordura;
- O cabelo continua a crescer na cabeça, podendo mudar de cor e de textura depois do nascimento;
- O líquido amniótico atua como condutor e, em conjunto com o desenvolvimento das estruturas internas dos ouvidos, ajudam o bebé a ouvir a voz da mãe e o bater do seu coração.
O que se passa no seu corpo às 15 semanas de gestação
A sua barriguinha está cada vez mais maior e é natural que já se note que está grávida. O aumento do volume do útero, da pressão exercida sobre a bexiga e o relaxamento muscular podem provocar pequenas perdas de urina, especialmente quando tosse, espirra ou ri.
Incómodos mais comuns
- Com o crescimento da barriga poderá ter dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir. À medida que o volume da barriga aumenta poderá ser cada vez mais difícil. Experimente colocar uma almofada entre as pernas e dormir de lado;
- A prisão de ventre e as hemorroidas na gravidez são queixas frequentes. A alimentação pode ajudar: fruta (kiwis, ameixas ou figos secos), legumes frescos e muita água ao longo do dia. No caso das hemorroidas, fale com o seu médico para tratamento adequado;
- As oscilações hormonais podem alterar a sua pele: pode ficar mais seca ou sensibilizada e podem aparecer marcas mais escuras (cloasma ou melasma);
- A aumento do volume do útero, da pressão que exerce sobre a bexiga e o relaxamento dos músculos do pavimento pélvico podem provocar pequenas perdas de urina. Para evitar o agravamento desta condição, deve exercitar o períneo – exercícios de Kegel -, simples mas eficazes.
O que pode planear para esta semana?
Já pensou nas alternativas para deixar o bebé na altura em que regressar ao trabalho? Apesar de ainda não estar a meio da gravidez, pode ser complicado conseguir inscrever o seu bebé na sua área de residência se deixar passar muito mais tempo.
A passagem do bebé para a creche é uma fase que representa um momento decisivo que pode influenciar consideravelmente a aprendizagem e desenvolvimento do bebé / criança por isso, esta passagem deve ser feita com um planeamento cuidadoso.
O que é o períneo?
O períneo designa a região e conjunto de músculos localizada na base da pélvis entre a vulva e o ânus. O períneo tem como função manter os órgãos internos pélvicos na sua posição habitual. Esta região abrange três áreas: a uretra, a vagina e o ânus.
Durante a gravidez e parto, a pressão exercida pelo peso do bebé e pela dilatação, pode provocar um rasgão ou obrigar a fazer uma incisão (episiotomia) nesta área de forma a ampliar o canal de parto para facilitar o nascimento. Quanto maior for a resistência e a elasticidade muscular, menor a probabilidade de sofrer danos durante o parto.
A recuperação pós-parto também é beneficiada uma vez que o exercício localizado (exercícios de Kegel) melhora a circulação sanguínea, o que contribui para diminuir o tempo de cicatrização de uma eventual sutura. Também ajuda a prevenir problemas de incontinência urinária (frequentemente provocada pelo enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico, músculos responsáveis pelo suporte dos órgãos pélvicos e pelo controlo da micção).
Alimentação na gravidez
A gravidez é um período muito importante para refletir sobre o seu estilo de vida, hábitos alimentares dado os efeitos benéficos que uma alimentação saudável e variada tem para si e para o seu bebé.
A alimentação da grávida tem uma enorme importância sobre a saúde da criança e determina a qualidade de vida futura do adulto. Neste período, o tipo de alimentação não é muito diferente da recomendada para toda a população, devendo ser completa, equilibrada, variada, segura e adaptada às suas necessidades e fases de gestação, nunca sendo tarde demais para fazer as escolhas certas.
Os requisitos de energia e de nutrientes aumentam durante a gravidez, não havendo, no entanto, necessidade de “comer por dois”. Recomenda-se 5 a 6 refeições diárias, para que a grávida não esteja mais de 3 horas sem comer. Devem existir duas a três refeições principais e dois a três lanches de acordo com as suas rotinas.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.