Às 19 semanas de gestação, o bebé continua a crescer a bom ritmo. O bebé já reage ao som, ao tato e à luz. A pele fina e delicada cobre-se agora com uma substância esbranquiçada e gordurosa (vérnix caseosa) que a protege do líquido amniótico. Eis o essencial sobre a 19ª semana de gestação.
19 Semanas de gestação
- Idade da gravidez: 19 semanas (5º mês do 2º trimestre)
- Idade fetal: 17 semanas
- 19 Semanas de gestação são 133 dias de gravidez
- Comprimento do feto: 13 a 15 cm (medida da cabeça até ao fundo das costas)
- Peso do feto: 200 a 240 g (aproximadamente)
- Tamanho: tomate
Como se desenvolve o seu bebé às 19 semanas de gestação?
- Juntamente com o lanugem, forma-se uma substância chamada vernix caseosa que protege a pele do feto do ambiente líquido e também o ajuda a regular a temperatura corporal;
- Os nervos cobrem-se por uma substância gordurosa (mielina) que, ao isolar os nervos, permite uma perfeita coordenação dos movimentos;
- O sistema de regulação da temperatura continua a desenvolver-se;
- O bebé desenvolve o seu próprio ritmo de sono, independente das horas de atividade e de descanso da mãe;
- Os olhos ainda estão fechados mas já consegue movimentá-los de um lado para o outro;
- Os ossos dos ouvidos endurecem e o sentido auditivo apura-se;
- Se o seu bebé é uma menina, os ovários já contêm os ovócitos primários (ao nascer, a sua filha terá cerca de 500.000 ovócitos primários que vão morrendo gradualmente, atingindo os 30.000 na puberdade) e o útero está completamente formado.
O que se passa no seu corpo às 19 semanas de gestação
- A placenta continua aumentar para satisfazer as crescentes necessidades nutricionais do bebé;
- Se se sentir “pesada”, experimente usar uma cinta especial para ajudar a suportar o peso da barriga. Fale com o seu médico sobre esta possibilidade;
- Pode notar o seu cabelo e unhas mais fortes e resistentes;
- É provável que transpire mais devido ao aumento do peso e às profundas alterações hormonais que afetam todas as funções do seu organismo.
Alterações da pele na gravidez
A gravidez tem impacto sobre todo o corpo e, também, na pele. Estas são algumas mudanças que pode notar na sua pele ao longo da gestação:
Linea negra
A linea negra é uma linha escura que aparece entre o umbigo e a zona púbica, particularmente durante o 2º trimestre. Surge devido às alterações hormonais que provocam o aumento da produção de melanina (pigmentação escura da pele que se forma como defesa contra a radiação solar). Desaparece com o tempo, no pós-parto, embora possa não desaparecer completamente.
Cloasma (ou máscara da gravidez)
As mulheres mais morenas ou de pele escura apresentam maior propensão para alterações da pigmentação da pele durante a gestação. O cloasma (ou melasma) tem a aparência de sardas e surge na testa, nariz e maças do rosto, como se fosse uma máscara.
As manchas são escuras nas mulheres com pele clara e claras nas mulheres com pele escura. Algum tempo após o parto, o cloasma começa a desvanecer-se.
Hiperpigmentação da pele
Algumas mulheres ficam com sardas no rosto ou com umas manchas mais escuras entre as coxas, se houver frição pele com pele. Para evitar as manchas no rosto, deve usar um protetor solar específico para o rosto, todos os dias, mesmo que esteja grávida no outono ou no inverno. As manchas desaparecem no pós-parto.
Palmas das mãos e dos pés avermelhadas
O aumento do volume de sangue em circulação no corpo materno e a alteração da produção hormonal causam comichão e deixam a pele das palmas das mãos e dos pés com um tom avermelhado.
Mergulhar as mãos e os pés em água fria ou fazer compressas geladas pode ajudar a aliviar a comichão. Evite mexer em detergentes sem calçar luvas e tudo o que possa aquecer as mãos como luvas de lã. Este incómodo desaparece depois do parto.
Pernas manchadas e arroxeadas
Particularmente no tempo frio, podem aparecer umas manchas de tom arroxeado nas pernas e, por vezes, nos braços. Estas manchas devem-se ao aumento de produção de estrogénio. Após o parto, com a normalização da produção hormonal, estas manchas desaparecem.
Pólipos cutâneos
Os pólipos cutâneos, pequenas saliências que aparecem na pele, são muitos comuns na gravidez, especialmente nas axilas. Normalmente, desaparecem depois do parto. Se tal não acontecer podem ser facilmente removidos cirurgicamente.
Assaduras provocadas pelo calor
As irritações da pele podem ser muitos irritantes. Causadas pela transpiração excessiva ou pela frição pele com pele ou da pele com a roupa, são comuns entre os seios, por baixo dos seios, na parte interna das coxas e na dobra entre a barriga e a zona púbica.
A aplicação de compressas húmidas e frias pode ajudar a minorar o desconforto e a irritação. Antes de colocar qualquer solução medicinal na pele, fale com o seu médico.
Irritações cutâneas
Com a pele mais sensível, pode acontecer fazer alguma reação alérgica aos produtos cosméticos que usava antes da gravidez. Mudar para um produto mais suave pode ajudar. Fale com o seu médico se tiver alguma dermatite ou irritação na pele.
O que pode planear para esta semana?
O ideal é começar no 2º trimestre a pensar no guarda-roupa do seu bebé. O período de maior fragilidade do desenvolvimento está ultrapassada e o tamanho da sua barriga ainda lhe permite passar umas horas a palmilhar o centro comercial à procura de tudo o que precisa.
Entre a 19ª e a 22ª semana irá realizar a 2ª ecografia (ou ecografia morfológica) onde, se o bebé se posicionar a jeito, ficará a saber se espera uma menina ou um menino, o que também facilita a decisão de compra.
Não se esqueça de fazer uma lista de compras para não se esquecer de nada importante e evitar correrias nas compras de última hora nem comprar mais do que aquilo que realmente precisa!
Aumento de peso na gestação
O aumento de peso recomendado na gravidez varia de mulher para mulher segundo o seu índice de massa corporal anterior à gravidez e número de bebés em desenvolvimento.
Como ganhar mais ou menos peso do que o recomendado para a gestação tem consequências para a saúde materno-fetal, o peso é sempre vigiado em cada consulta pré-natal.
Para ter uma ideia do ganho de peso total (tendo em conta que são valores que representam uma média) veja como se pode distribuir o peso na gestação:
- Bebé: 3,4 kg
- Placenta: 680 g
- Líquido amniótico: 900 g
- Expansão uterina: 900 g
- Tecido mamário materno: 900 g
- Volume sanguíneo materno: 1,8 kg
- Líquidos nos tecidos maternos: 1,8 kg
- Reservas de gordura maternas: 3,2 kg
Total em média: 13,5 kg de aumento de peso (todos os pesos são aproximados).
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.