Tem 7 semanas de gestação! Parabéns! O seu bebé continua a desenvolver-se a bom ritmo e é cerca de 10 000 vezes maior do que na data da conceção. Eis o essencial sobre a 7ª semana de gestação.
7 Semanas de gestação
- Idade de gestação: 7 semanas (2º mês do 1º trimestre)
- Idade embrionária: 5 semanas
- 7 Semanas de gestação são 49 dias de gravidez
- Comprimento do embrião: cerca de 13 mm (medida da cabeça até ao fundo das costas)
- Peso do embrião: – de 1 g
- Tamanho: amora
Como se desenvolve o seu bebé com 7 semanas de gestação
O seu bebé é cerca de 10 000 vezes maior do que na data da conceção. O embrião adquire a forma de um “C”, com a cabeça ainda irregular, inclinada para a frente e destacada de todo o corpo.
Todos os órgãos estão em desenvolvimento, mas ainda não funcionam. O coração já tem quatro cavidades e o batimento cardíaco já é visível através de uma ecografia.
O cérebro atravessa uma fase de grande desenvolvimento; as células do cérebro estão a formar-se a um ritmo de 100 por minuto. Estabelecem-se as primeiras ligações nervosas entre a retina e o cérebro e formam-se as gônadas (testículos ou ovários).
O rosto começa a ganhar forma: distinguem-se as narinas e o sulco das gengivas. Os olhos, um de cada lado da cabeça, são pontos escuros. Os rins já se encontram no seu lugar e começam a preparar-se para excretar urina.
Os braços e pernas alongam-se e, nas suas extremidades, as mãos e os pés estão a crescer mas ainda não se distinguem claramente.
O que se passa no seu corpo com 7 semanas de gestação
É normal que sinta mal-estar, náuseas e fadiga, Estes sintomas devem-se à grande produção da hormona da gravidez hCG.
As variações hormonais resultantes da gestação e o estado emocional que acompanha a gravidez também atuam a nível neurológico o que significa que pode ter tendência a ter mais sonolência diária e a dormir mais horas no primeiro trimestre.
Também pode sofrer de enxaquecas, sintoma que pode manter-se até ao fim da gravidez ou diminuir a partir do início do 2º trimestre, altura em que sentirá mais energia.
O seu metabolismo acelera de modo a proporcionar todos os nutrientes necessários ao crescimento do embrião. Estas alterações metabólicas são essenciais para estimular o crescimento do útero, peito e músculo mas, também, para preparar o seu corpo para as etapas seguintes: aumento de peso do feto e da placenta no 3º trimestre, trabalho de parto e amamentação.
Com 7 semanas de gestação, a placenta está em pleno desenvolvimento. Logo após a implementação do óvulo na parede uterina, as células do ovo dividem-se de modo acelerado e invadem a mucosa uterina, perfurando os vasos sanguíneos.
A placenta produz grandes quantidades de estrogénio e progesterona entre a 10ª e a 12ª semanas. Tem como função manter o crescimento do útero, ajuda a controlar a atividade uterina e é responsável por muitas alterações no corpo da mulher.
A maior parte das vezes, a placenta localiza-se na parte anterior ou posterior do útero, junto ao fundo. Esta localização facilita a descida do bebé pelo canal de parto e a expulsão da placenta, na terceira fase do trabalho de parto.
O que pode planear para as próximas semanas?
A sua vida está cada vez mais atarefada e há muitas coisas a acontecer nas próximas semanas.
- Pode precisar de comprar roupas para grávidas;
- Irá realizar a primeira ecografia da gravidez e o exame da translucência nucal (entre entre as 11–13 semanas);
- Se o bebé correr um risco elevado de anomalia cromossómica, poderá realizar exames complementares de diagnóstico como a amniocentese ou a biopsia das vilosidades coriónicas;
- Entre as 11–13 semanas irá a 2ª consulta da gravidez;
- Irá realizar exames à urina para despiste da eventual presença de proteínas (associadas a pré-eclâmpsia), infeções urinárias e açúcar (para prevenção e eventual controlo da diabetes gestacional).
Dicas para o seu parceiro
A sua companheira está mais sonolenta e cansada. É provável que adormeça muito antes de você. Pode aproveitar para ver as suas série favoritas na TV ou dedicar-se a tudo o que é programa desportivo.
Com 7 semanas de gestação, é provável que a sua companheira ainda seja muito afetada por náuseas e vómitos. As náuseas, a ânsia de vómito e o vómito no início da gravidez são sintomas muito comuns e podem ser muito incómodos para as mulheres.
Vários tratamentos, como a acupressão nos pontos de acupuntura no pulso (P6), “acuestimulação” (acupuntura na orelha), gengibre, camomila, vitamina B6, óleo de limão, óleo de menta e muitos outros remédios possam ajudar a reduzir estes incómodos.
Se os vómitos forem persistentes e excessivos há o risco de desenvolver hiperemese gravídica, que provoca desidratação, perda de peso e carência nutricional. Nestas situações, é fundamental procurar ajuda médica.
As náuseas e vómitos “matinais” (já que podem ocorrer a qualquer hora do dia) do início da gestação (entre as 6 e as 10 semanas), podem intensificar-se entre as 11 e as 13 semanas e que tendem a desaparecer no fim do 1º trimestre ou no início do 2º.
Dicas para uma gravidez tranquila
Durante a gravidez, a mulher pode registar alterações do seu ritmo de sono o que se traduz em maior cansaço durante o dia e quebra de energia para as tarefas diárias.
Procure descansar mais. Se necessário, faça pequenos ajustes à sua rotina como retirar a televisão do quarto ou deitar-se mais cedo.
Igualmente importante é a alimentação. Na gravidez não deve comer por dois, mas deve fazer opções variadas e saudáveis. Se não tem possibilidade de seguir uma dieta equilibrada almoçando fora, nos dias de trabalho, prepare as refeições e leve-as de casa.
Se tiver dúvidas sobre os nutrientes que deve ingerir e em que quantidades, consulte um nutricionista para elaborar um plano alimentar que se adeque às suas necessidades energéticas.
Beba muita água ao longo do dia. Durante a gravidez a mãe ganha, em média, 11 a 12 kg, necessitando de um acréscimo de, apenas, 250 a 300 Kcal por dia para manter uma gestação saudável.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.