O corpo da mulher na 17ª semana da gestação
O seu peso aumentou e o útero atinge agora cerca de 17 centímetros de altura. À medida que o volume da barriga aumenta, o seu centro de gravidade fica alterado podendo desequilibrar-se com maior facilidade. Evite usar sapatos de salto alto.
A retenção de líquidos, a carência de cálcio ou magnésio pode resultar em cãibras nas pernas, especialmente à noite.
Nesta altura, a sua barriguinha já é perfeitamente visível. A cintura desapareceu.
O peito pode estar muito sensível ao toque e as auréolas mais escuras. Não se esqueça de hidratar muito pele a pele preparando os seios para a amamentação.
O seu metabolismo está mais acelerado por forma a corresponder às necessidades nutricionais e energéticas do bebé que continua a crescer a bom ritmo. Talvez ainda não sinta os movimentos do seu bebé, especialmente se é mãe de primeira viagem.
Para se manter saudável e com energia siga uma alimentação saudável na gravidez, exercício físico adequado e descanse sempre que tiver oportunidade. Opte por uma dieta simples e nutricionalmente rica. Beba muita água para se manter bem hidratada.
O aumento da pressão sanguínea pode provocar o sangramento das gengivas e do nariz.
Entre a 15ª semana e a 18ª semana da gravidez poderá realizar um exame chamado amniocentese. Este exame consiste na recolha de uma amostra do líquido amniótico através do útero para despiste de certas condições como síndrome de Down ou espinha bífida.
Dicas e sugestões
- Se frequentar o ginásio, evite a sauna ou o jacuzzi uma vez que o aumento da temperatura corporal pode prejudicar o bebé;
- Se precisar de viajar, deve tomar algumas medidas de precaução: tente fazer paragens para descansar, leve consigo água engarrafada e algumas bolachas de água e sal. É provável que enjoe quando antes não acontecia;
- Se vai viajar de avião ou de barco, é conveniente confirmar as condições da companhia para grávidas.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.