O corpo da mulher na 5ª semana da gestação
Está no início do segundo mês da sua gestação.
O embrião desenvolve-se a um ritmo acelerado e o colo do útero está mais mole. O seu corpo continua a ser fortemente influenciado pela intensa produção hormonal, origem da constante vontade de ir à casa de banho, cólicas (semelhantes à dor menstrual), prisão de ventre ou náuseas.
As alterações hormonais também atuam ao nível neurológico o que significa que pode estar mais sensível, irritada, ansiosa, com oscilação de humor ou enxaquecas. Estes sintomas podem prolongar-se com maior ou menor intensidade ao longo da gravidez ou diminuir e desaparecer a partir do 2º trimestre, altura em que sentirá mais energia.
Necessidades energéticas aumentadas
A energia que o seu organismo desvia para o desenvolvimento do bebé, o aumento da taxa de progesterona e a formação da placenta, irá aumentar a sua necessidade de repouso.
Alimentação
Faça uma alimentação saudável e nutritiva. Inclua na sua dieta alimentos em ricos hidratos de carbono e proteínas que dão energia e ajudam a lidar com os enjoos (massa, bananas, bolachas integrais ou de gengibre). Evite refeições condimentadas e pesadas, coma de 3 em 3 horas e beba muita água ao longo do dia.
Enjoos e vómitos
Para combater os enjoos, experimente mastigar devagar uma bolacha de gengibre ou uma bolacha integral antes de se levantar. Faça refeições ligeiras várias vezes ao longo do dia e evite estar muitas horas sem comer.
Suplementos
Durante a gestação, as necessidades diárias de ácido fólico e iodo aumentam uma vez que, para além do sistema materno, também o bebé precisa destes elementos para o seu correto desenvolvimento. O ácido fólico ajuda a prevenir os defeitos abertos do tubo neural (DTN) e a sua toma deve ser iniciada ainda antes de tentar engravidar (cerca de 3 meses antes).
Confirmação da gravidez
A ausência de menstruação é mais um sinal de que está grávida. Se está ansiosamente à espera da grande notícia, um simples teste de gravidez da farmácia, é suficiente para dissipar dúvidas e relaxar.
Assim que tenha a confirmação de que está grávida, marque uma consulta com o médico que a irá acompanhar nos próximos meses para assegurar que tudo corre sem incidentes.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.