Quantos quilos se pode engordar na gravidez?
O ganho de peso na gravidez varia segundo o índice de massa corporal (IMC) materno anterior à gestação, o número de fetos e outras circunstâncias específicas da mãe e da própria gravidez.
Nos primeiros três meses da gravidez, o peso aumenta cerca de 2 kg. A partir do 4º mês, a mãe deve engordar, em média, 0,5 kg por semana, para uma gravidez saudável.
A Direção-Geral da Saúde recomenda um aumento de peso entre os 10 e os 15 kg durante a gravidez.
E quantos quilos se pode engordar numa gravidez de gémeos?
Apesar de a gravidez de gémeos ser mais exigente para o corpo da mãe e as necessidades de energia acrescidas, recomenda-se não ganhar mais do que 5 quilos em relação a uma gravidez de um só bebé. No final da gestação, a mãe não deverá ganhar mais do que 15 a 20 kg.
Na maior parte dos casos, o peso aumenta sobretudo no segundo e no terceiro trimestres da gravidez. No caso de uma gravidez de gémeos, no primeiro trimestre o peso aumenta entre 2 a 3 kg, no segundo, entre 8 a 10 kg e no terceiro, entre 5 a 7 kg.
Alimentação e exercício físico na gravidez
Para uma gravidez saudável, é fundamental seguir uma alimentação equilibrada e procurar a ajuda de um nutricionista caso esteja a ganhar peso a mais.
O exercício físico, complementado com alguns cuidados como descansar o suficiente, abandonar hábitos nocivos, como o tabagismo, e manter uma boa postura, irão ajudar a minimizar o risco de complicações e o desconforto provocado pelo aumento do volume da barriga lá mais para o fim da gestação.
Exemplo de aumento de peso na gravidez de acordo com o IMC materno antes da gestação:
- Se IMC inferior a 18,5 tem peso a menos: deve aumentar de peso entre os 12,5 a 18 kg.
- Se IMC entre 18,6 – 24,9 está com peso saudável: deve aumentar de peso entre os 10 a 15 kg.
- Se IMC entre 25 – 29,9 está com excesso de peso: deve aumentar de peso entre os 7 a 11,5 kg.
- Se IMC entre 30,0 – 34,9 sofre de obesidade: não deve aumentar mais de 6 kg.