Tipos de parto: parto natural ou cesariana?
Durante o curso de preparação para o parto e de acordo com o modo como decorreu a sua gravidez, pode planear como gostaria que o seu bebé nascesse.
Naturalmente, e à medida que a data prevista para o nascimento se aproxima, a ansiedade relativa ao trabalho de parto aumenta.
Se não estiver grávida de gémeos, se o seu bebé já “deu a volta” posicionado-se de “cabeça para baixo” (apresentação cefálica), se as membranas estiverem intactas e o útero integro e se não houver qualquer patologia materna ou fetal conhecida, é provável que o seu bebé nasça por parto natural.
Contudo, há situações em que pode ser aconselhada pelo seu médico Obstetra a realizar uma cesariana ou esta ser mesmo uma opção de conveniência pessoal, sem motivos clínicos
Em qualquer dos casos, o mais importante é que se mantenha calma e confiante e viva o nascimento do seu filho com um momento único e especial.
Tipos de parto
Parto normal
O parto normal consiste na expulsão do bebé pela força gerada pela contração das paredes do útero na segunda fase do trabalho de parto. Pode ser ou não necessária a intervenção instrumental para ajudar o bebé a sair do útero.
Num parto normal, passará por três fases: dilatação do colo do útero (fase inicial e mais prolongada do parto, considerando-se que o trabalho de parto só está ativo com 3 cm de dilatação e aos 4 cm pode ser transferida para a sala de partos); expulsão do bebé (segunda fase do trabalho de parto), quando as contrações se tornam ainda mais intensas e atinge os 10 cm de dilatação e a terceira e última fase do parto, com a expulsão da placenta, limpeza do útero e sutura do períneo, no caso de ter realizado uma episiotomia.
Por vezes, pode ser necessário induzir o parto ou realizar uma cesariana quando nada o fazia prever. Nesse caso, mantenha-se calma e confiante na sua equipa médica e encare esta alteração de forma positiva. Na sala de parto, todos trabalham para que o seu bebé nasça saudável e sem complicações e para que você viva este momento o melhor possível.
Cesariana
A cesariana é um parto induzido que consiste num procedimento médico que tem em vista retirar o bebé do útero. Como se trata de uma cirurgia é praticada obrigatoriamente no bloco operatório. A duração média de uma cesariana é de 1 hora.
Na cesariana são realizadas pequenas incisões (cortes) no abdómen e útero através das quais é possível retirar o bebé. Depois de aspirado o líquido amniótico, o bebé é retirado (procedimento que exige cerca de 5 a 10 minutos). A cesariana é feita após anestesia (anestesia epidural ou geral).
A recuperação pós-parto de uma cesariana é, por norma, mais prolongada do que a de um parto normal, sendo o pós-parto também bastante mais doloroso. O seu companheiro poderá ou não assistir à cesariana.