A entrada da bacia materna é estreita e o bebé precisa de se acomodar ao espaço disponível para nascer. Para que a cabeça passe pela bacia, o bebé vira-se a certa altura durante o trabalho de parto. Depois da cabeça sair, a parte mais larga do bebé, o resto do corpo deve sair de forma rápida e suave. Saiba como nascem os bebés.
Como nascem os bebés?
A posição do bebé no ventre materno implica que ele precise de se movimentar durante o processo de nascimento para conseguir passar pela bacia e atravessar o canal de parto (ver Posição do bebé no parto).
A entrada do útero é estreita e o bebé precisa de se orientar para colocar a cabeça na posição correta. A forma do crânio do bebé ainda não é redondo mas sim oval. A distância que separa as duas orelhas é mais pequena do que a que dista do nariz à região posterior do crânio.
Esta forma alongada da cabeça permite ao bebé apresentar o menos diâmetro da cabeça para penetrar na bacia. Habitualmente, a cabeça está inclinada para baixo, com o queixo contra o peito.
Assim que a cabeça encrava na pequena bacia, as contrações do parto ajudam o bebé a descer. A cabeça está virada de lado e encrava-se na bacia.
De seguida, a cabeça faz nova rotação (a 45º ou 90º de acordo com a posição da cabeça) para passar na posição vertical. Quando atinge a vulva, a cabeça endireita-se. A vulva abre devido à pressão exercida pela cabeça e o topo da cabeça aparece.
Logo que a cabeça e os ombros aparecem, será incentivada a fazer força para ajudar o seu bebé a nascer, expulsando facilmente o resto do corpo.
Logo após o nascimento é feita a clampagem do cordão umbilical e ao 1º e 5º minutos de vida o neonatologista emite as primeiras notas para o índice de APGAR (ver Teste de APGAR: o 1º exame do recém-nascido).
Por vezes, pode ser necessário aspirar as secreções ou resquícios de mecónio que ficam na boca e no nariz para o ajudar a respirar convenientemente.
Geralmente, o bebé chora assim que começa a respirar mas pode não o fazer sem que isso signifique que não consegue respirar como devia.
- Parto pré-termo: quando o bebé nasce antes do tempo
- Gestação prolongada: até quando é seguro esperar?
Como nascem os bebés: as fases do nascimento
- No final da gravidez, a cabeça do bebé encaixa-se na bacia materna. Está tudo pronto para o nascimento;
- No final da gestação, o bebé tem a cabeça inclinada para o lado. Esta posição facilita a passagem pela bacia;
- Assim que a cabeça passa a bacia materna, vira 45º ou 90º consoante a posição da cabeça (rotação interna);
- À saída da bacia, os olhos do bebé estão voltados em direção às costas da mãe;
- A cabeça do bebé aparece (coroação);
- O bebé vira novamente a cabeça e o tronco roda, preparando os ombros para sair (rotação externa). Depois dos ombros atravessarem o canal de parto, o resto do corpo desliza rapidamente para o exterior com ajuda das contrações.
Primeiras horas pós-parto
O seu bebé
Durante os primeiros dias, vários parâmetros serão avaliados para salvaguardar o bem-estar e a saúde do seu bebé:
- O bebé come bem? Está bem alimentado?;
- Qual o aspeto das fezes? (para detetar prisão de ventre ou, pelo contrário, diarreia) – ver O cocó do bebé nos primeiros meses;
- Qual a cor da pele? (para detetar eventual icterícia neonatal);
- Controlo da glicemia (taxa de açúcar no sangue);
- Despiste da fenilcetonúria (teste do pezinho);
- Despiste de doenças hereditárias;
- Controlo do peso.
A variação de peso do recém-nascido nos primeiros dias de vida
Nos primeiros 5 dias de vida é normal que o seu bebé perca até 10% do peso ao nascer (por exemplo, 350 g para um bebé de 3,5 kg). Isto acontece por três motivos principais:
- São eliminados os excessos de água retidos pelo organismo ao nascer;
- Os rins ainda imaturos não concentram a urina por muito tempo;
- As necessidades energéticas aumentam consideravelmente ao ponto de as calorias fornecidas pela alimentação não serem suficientes para o fazer engordar.
Por volta do 6º dia após o nascimento, os bebés começam a aumentar 30 g por dia. Ao fim de 8 a 15 dias, normalmente, os bebés recuperam o peso que tinham ao nascer.
Você: puerpério imediato
Logo após a expulsão da placenta inicia-se o puerpério imediato que se prolonga pela primeira hora após o parto. Nesta fase, o útero continua a contrair-se e os parâmetros vitais da mãe estabilizam.
Para garantir que tudo está a decorrer como previsto, são realizadas várias observações (ver Puerpério imediato: cuidados com a mãe no pós-parto). A duração do internamento da mãe e do bebé depende da avaliação médica realizada nestes primeiros dias.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.