Não controlar o peso na gravidez tem alguns riscos associados quer para a mãe quer para o bebé. Apesar de a gestação implicar um ganho de peso saudável, para que o bebé se desenvolva como esperado, os quilos em excesso podem dar origem a algumas complicações para a saúde da mãe e do bebé durante a gravidez e nas suas vidas futuras.
Benefícios de controlar o peso na gravidez
O ganho de peso adequado na gestação depende o índice de massa corporal (IMC) da mulher anterior à gravidez. Depois do médico fazer esse cálculo, saberá o peso que pode ganhar em cada trimestre e no total da gravidez.
Alguns mitos como “a mulher grávida deve comer por dois” podem ser bem mais prejudiciais para a sua saúde e a do seu bebé do que imagina. A uma mulher com peso normal antes de engravidar, recomenda-se ganhar entre 11,5 e os 16 kg durante toda a gestação. Mais peso pode significar complicações.
Caso o seu médico verifique nas consultas de rotina que o ganho de peso está descontrolado, o mais certo é reencaminhá-la para uma consulta de nutrição onde será realizado um plano alimentar e de exercício adaptado às suas necessidades e à sua gravidez (dependendo se está grávida de um ou de mais bebés).
1. Não controlar o peso na gravidez pode agravar os incómodos
Nem todas as mulheres sentem os mesmo incómodos, que podem variar na mesma mulher de gravidez para gravidez. No entanto, as grávidas com peso a mais são mais propensas a problemas como varizes, distúrbios do sono, incontinência urinária, dor nas articulações, dificuldades de digestão, hemorroidas ou azia.
O peso a mais exerce uma pressão suplementar no organismo, dificultando a circulação sanguínea e linfática o que agrava sintomas como o inchaço, retenção de líquidos, dor nas costas e nas pernas, entre outros.
2. O peso mais na gravidez aumenta o risco de diabetes
As mulheres com excesso de peso têm um risco acrescido para desenvolver diabetes gestacional, um tipo de diabetes específico da gravidez.
Em caso de diabetes gestacional, o organismo é incapaz de produzir a quantidade necessária de insulina para equilibrar os níveis de glicose (açúcar) no sangue.
Por norma, esta complicação é ultrapassada após o parto mas acresce o risco de diabetes gestacional numa gravidez posterior e de vir a desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde.
3. Não controlar o peso na gravidez pode tornar o parto mais difícil
As mulheres que ganham muito peso na gravidez têm, por norma, bebés maiores. Dar à luz um bebé grande não é um problema por si só, mas pode dificultar o trabalho de parto vaginal.
Os bebés maiores implicam um esforço maior na fase da expulsão e um canal de parto flexível que permita a sua descida e passagem para o exterior.
Caso o bebé tenha os ombros maiores do que a cabeça, situação conhecido como distocia dos ombros, poderá ser necessário realizar uma cesariana para fazer nascer o bebé.
4. Não controlar o peso na gravidez dificulta a recuperação no pós-parto
Quanto mais o peso ganho na gravidez mais difícil é conquistar o peso anterior à gravidez.
Mal o bebé nasce, irá notar uma queda acentuada no seu peso. No pós-parto, perde logo cerca de 5 quilos (ver Quantos quilos perde logo após o parto?). Este peso refere-se ao bebé, à placenta, líquido amniótico, sangue e outras estruturas desenvolvidas na gestação.
O resto do peso pode demorar muito mais tempo a perder. Mesmo estando a amamentar, a maioria das mulheres precisa de cerca de 12 meses para recuperar a forma anterior à gravidez.
Se ganhar mais peso do que o aconselhado para o seu IMC terá mais dificuldade em perder os quilos extra e em recuperar o tónus muscular.
Para além disso, o excesso de peso pode ser um sintoma de que não segue uma dieta equilibrada ou tem uma visa sedentária, hábitos que, a médio/ longo prazo, terão consequências negativas para a sua saúde, bem-estar geral e, eventualmente, auto-estima.
5. Não controlar o peso na gravidez também prejudica o bebé
O ganho de peso em excesso na gravidez aumenta o risco de dar à luz um bebé grande e aumenta as hipóteses de o seu filho sofrer de diabetes e de obesidade na infância ou na vida adulta.
LEIA TAMBÉM
- Ganho de peso na gravidez
- Desnutrição na gravidez: como afeta a mãe e o bebé?
- Nutrientes essenciais na gravidez: valores tabela
- Alimentação na gravidez em mulheres com obesidade ou excesso de peso
- Cuidados especiais com a alimentação na gravidez
- Colestase gravídica ou colestase intra-hepática da gravidez