Em algumas situações pode ser recomendado repouso na gravidez com vista a uma gestação e a um bebé saudáveis. O repouso pode ser indicado quando há risco de o bebé nascer antes do tempo (parto pré-termo) ou para prevenir a evolução de uma pré-eclâmpsia.
Apesar de não ser uma situação fácil, especialmente pelo receio de que algo possa pôr em causa a continuação da gravidez ou o normal desenvolvimento do bebé, o repouso pode evitar que uma gravidez de risco se torne ainda mais complicada. Esta é a opinião de alguns médicos, apesar de os benefícios em torno do repouso absoluto ser um tema bastante controverso.
Repouso na gravidez
O que é o repouso na gravidez?
O repouso, absoluto ou parcial, refere-se à situação em que o médico limita as atividades da grávida. Esta “prescrição” é acompanhada por indicações precisas sobre o que a grávida pode ou não fazer.
Tipos de repouso na gravidez
O tipo de repouso depende muito da razão por que ele é necessário, podendo ser:
- Periódico – com indicação de descansar durante um certo período de tempo todos os dias;
- Parcial – com indicação de repartir o dia entre a cama e o sofá;
- Absoluto – com indicação de permanecer deitada o dia todo, à exceção das idas à casa de banho e duche rápido;
- Repouso absoluto no hospital – em caso de necessidade de monitorização constante e de medicamentos por via intravenosa.
Porque pode ser recomendado o repouso na gravidez?
O repouso absoluto pode ser recomendado numa gravidez de risco uma vez que não estar de pé apresenta várias vantagens como:
- Diminuir a pressão exercida sobre o útero;
- Reduzir o esforço do coração;
- Melhorar o fornecimento de sangue aos rins melhorando a eliminação dos fluídos em excesso;
- Aumentar a circulação de sangue no útero aumentando o fluxo de oxigénio e nutrientes ao bebé;
- Reduzir o nível de hormonas de stress no sangue e que podem dar origem a contrações.
Em que situações pode ser recomendado repouso absoluto?
A avaliação dependerá sempre do médico obstetra que acompanha a gravidez. Contudo, o repouso absoluto pode ser recomendado quando existem situações de saúde maternas anteriores à gravidez, antecedentes obstétricos (complicações que surgiram em gestações anteriores e que se voltam a manifestar na nova gravidez) ou quando o risco se desenvolve na gravidez presente.
Entre as situações que podem levar o médico a recomendar o repouso absoluto encontram-se:
- Gravidez de gémeos;
- Grávida com idade superior a 35 anos (ver Engravidar depois dos 40 anos: implicações materno-fetais);
- Grávida com antecedente de aborto espontâneo devido a incompetência cervical;
- Grávida com complicações específicas da gravidez como anomalias da placenta, eclâmpsia, tensão alta, entre outras complicações;
- Grávida com problemas crónicos de saúde.
Desconfortos associados ao repouso absoluto
Apesar das vantagens do repouso numa gravidez de risco, estar deitada o dia todo durante um longo período de tempo e a limitação da atividade física traz algumas desvantagens, nomeadamente:
- Dores nas ancas;
- Dores nas costas;
- Dores musculares;
- Dores de cabeça;
- Perda de massa muscular;
- Irritações da pele;
- Pés inchados na gravidez e pernas inchadas e doridas;
- Formação de coágulos sanguíneos;
- Depressão;
- Azia na gravidez;
- Prisão de ventre.
Como minimizar os desconfortos provocados pelo repouso?
Algumas medidas podem ajudar a aumentar o conforto e a passar melhor o tempo perante a imposição de limitação de atividade:
Deitar de lado
Para melhorar a circulação sanguínea. Colocar uma almofada entre as pernas e outra a amparar a barriga pode dar mais conforto. Mudar de lado de hora a hora previne dores no corpo e irritações na pele.
Exercícios de alongamento
Dependendo do tipo de repouso, o médico poderá dar luz verde para certos alongamentos e a possibilidade de fazer certos exercícios como movimentar os braços.
Alimentação
Estar deitada por longos períodos de tempo, sem atividade, costuma afetar o apetite. Alimentos nutritivos e fáceis de digerir ajudam a manter o peso da mãe e do bebé.
Hidratação
Beber muitos líquidos é particularmente importante para combater a retenção de líquidos, minimizar os inchaços e manter o intestino a funcionar.
Vida social
Use o computador para ocupar algumas horas do dia (filmes, séries, sites, fóruns). Telefone a amigas ou familiares quando se sentir sozinha e precisar de desabafar ou apenas conversar, pela companhia.
Pôr a leitura em dia
Aproveite agora que tem mais tempo para pôr a leitura em dia.
Trabalhar em casa
Se a indicação de repouso for parcial, é possível trabalhar em casa graças às novas tecnologias e meios de comunicação online. Contudo, o médico deve ser devidamente informado sobre esta pretensão e dar a sua concordância.
No emprego todos devem ser informados sobre as condicionantes para haver uma boa gestão de expectativas de chefes e colegas de trabalho.
Bordar, fazer croché ou outra atividade manual
Se gosta de fazer ponto-cruz, bordar ou croché, esta é uma excelente forma de se manter ocupada, com criatividade.
Fazer o enxoval do bebé
Com as compras online, é possível escolher e participar em muitos dos preparativos para a chegada do bebé.
Fazer as compras do supermercado
Também pode fazer as compras no supermercado e pedir que lhas entreguem em casa quando tiver alguém disponível para as receber.
Cuidar de si
Mesmo que tenha que passar muito tempo na cama ou no sofá, não deixe de cuidar de si. Se tiver oportunidade, peça ao cabeleireiro para ir a sua casa fazer aquele corte que tanto queria fazer ou simplesmente arranjar o cabelo ou as mãos.
Sentir-se bem consigo própria é meio caminho andado para combater a depressão na gravidez, afastar sentimentos de culpa e melhorar a autoestima.