As maravilhas da maternidade combinam com o ditado popular, “ser mãe é padecer no paraíso”.
O que é comum para tantas mães é a sensação de falta de informação sobre esta nova fase da vida. Já que ser mãe é um desafio que não vem com manual de instruções!
Enfim, os dias e anos passam e a cada nova etapa as descobertas são muitas. Reunimos 10 coisas que só sentimos depois de ter filhos!
10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
1. Vai conseguir fazer coisas que nunca imaginou fazer
Ser mãe gera a sensação de se ser mais forte do que imaginava e muito mais dedicada do que pensava. O sentimento é o de se ser capaz de transformar o mundo para a felicidade do filho.
Ser mãe vai dar-lhe uma força que nunca imaginou ter e cada dificuldade será sempre superada com a certeza de conseguir fazer sempre mais e melhor, porque uma mãe é capaz de mover montanhas pelos seus filhos!
2. O primeiro mês com o seu bebé será difícil
Os primeiros dias do bebé em casa são repletos de aventuras. É a fase de adaptação aos horários do bebé. E a mãe com um visual novo de pijamas, olheiras, bastante sono… E ainda, há a atividade noturna intensa do filho, que mama a cada 2 ou 3 horas, mudar fraldas e algumas vezes a roupa inteira do bebé e, a depender do grau da situação, a sua roupa também!
Também é importante lembrar que o bebé vai acordar muitas vezes quando o colocar na cama, pois o seu colo é muito mais aconchegante do que o berço!
3. Poderá ter problemas a amamentar
Esta situação não é regra, mas acontece muitas vezes. Muitas mães nunca pensaram que seria tão complicado amamentar, ou porque o bebé tem dificuldade em pegar na mama, ou porque sentem dores e desconforto devido à ?subida do leite? ou outras questões inerentes à amamentação.
Evite surpresas! É muito importante rodear-se de informação rigorosa sobre o processo de amamentação, para assim antecipar os problemas que possam surgir e ultrapassá-los mais facilmente.
4. Vai apanhar as doenças dos seus filhos
Após três dias cansativos de febre e noites de pouco sono, será a sua vez! A diferença é que terá consigo os seus filhos desejosos de gastar a energia que acumularam em casa doentes! E a mãe com vontade de se enfiar na cama a acordar apenas 3 dias depois!
5. Vai ter medo de morrer
É comum para muitas mulheres aventureiras e cheias de coragem, com o nascimento dos filhos, sentir a coragem desaparecer. Por vezes, o receio de morrer e deixar os filhos não abandona o pensamento das mães. Mas temos uma boa notícia, isso passa!
6. Vai ter saudades dos passeios a dois
Os passeios sem hora para sair e sem hora para chegar são rotineiros para os casais quando não existem filhos. É importante encontrar espaço para eles depois da chegada de um filho.
Os passeios serão mais rápidos e mais programados, porque embora sinta saudades desses momentos a dois, vai morrer de saudades do seu bebé quando o deixar!
7. Vai desejar muito saltar a fase do desfralde
Esta fase é por vezes bastante difícil, a ponto de a mãe imaginar em certos momentos que quem necessita de mais disciplina para conclusão do desfralde de forma adequada é ela e não o filho.
O sonho do botão programável para o fim das fraldas de uma só vez seria perfeito.
8. Vai ser perita em pensar em catástrofes mundiais
Quando o filho vai passear na companhia do pai, tia, primos ou avós, o pensamento vai inevitavelmente colidir com uma catástrofe qualquer. E muitos acidentes passam pela mente da mãe como terremotos, incêndios, tsunamis, entre tantas outras situações pouco prováveis. Na realidade, no momento da partida do seu filho, vai fechar os olhos e desejar com toda a sua força que corra tudo bem!
9. Vai compreender as birras das outras crianças
A cena de uma criança a fazer birra no supermercado ou outro espaço público é muito comum em qualquer lugar do mundo, mas nem por isso deixa de fazer todas as cabeças rodarem na direção da criança que a faz. Depois da maternidade, a mulher fica mais sensibilizada com estas situações e evita olhar.
As mães sabem que muitas vezes estas situações acontecem porque as crianças estão cansadas e nervosas e porque esta é a maneira que têm de expressar os seus próprios medos, tristezas ou frustrações não sendo um sinal de má educação ou formação.
10. Sofrerá com a chegada do segundo filho
O ciúme entre irmãos pode demorar a surgir, mas não falha. E pode aparecer logo após o nascimento do bebé ou quando o mais novo estiver com as primeiras gracinhas que vão mexer com o outro filho.
A demonstração do ciúme do mais velho aparecerá de alguma forma, como não falar com a mãe por um período de tempo, tendo um comportamento agressivo com o bebé, um comportamento mais ou menos agitado, entre tantas outras maneiras de demonstração de descontentamento.
Na verdade, a sensação da mãe é desejar duplicar-se em todos os momentos para que o filho mais velho não sofra e não se sinta trocado. A impressão é que o coração fica em mil pedaços. E a notícia boa disso tudo é que se trata de mais uma fase, que passará!