Na 5ª semana da gravidez, entra no 2º mês da gestação (o bebé tem 3 semanas de idade). No início desta semana, tem a forma de um disco achatado com aproximadamente 1,25 mm.
5ª Semana da gravidez
Resumo da semana
No período entre a 4ª e a 10ª semana, designado como período embrionário, serão formadas e estabelecidas todas as estruturas essenciais do corpo do embrião (esqueleto e órgãos internos).
É, por isso, o momento mais crítico do desenvolvimento embrionário onde a presença de determinadas condições podem dar origem a malformações congénitas.
As profundas alterações hormonais provocam grandes mudanças no seu corpo e no seu estado de espírito. Ansiedade, cansaço ou enjoos são alguns dos sintomas iniciais da gravidez.
5ª Semana da gravidez: o seu bebé
- O embrião está agora firmemente implementado na parede uterina;
- O aglomerado de células redondas (disco embrionário) começa a alongar-se e distinguem-se uma cabeça e uma cauda (que acabará por se retrair e formar o cóccix);
- Forma-se a notocorda, eixo longitudinal precursor da formação do esqueleto;
- O tubo neural, que tem origem na camada da ectoderme e do sistema cardiovascular e que se tornará no cérebro e na coluna do bebé, está em formação;
- Os ossos, músculos, fígado e rins começam a desenvolver-se;
- O sistema nervoso central está em desenvolvimento;
- As paredes do coração estão a formar-se e as células cardíacas começam a bater no final desta semana;
- O saco gestacional já é visível através de uma ecografia;
- O bebé é alimentado, sobretudo, pelos nutrientes proporcionados pela bolsa amniótica e pelas paredes uterinas.
5ª Semana da gravidez: o seu corpo
Provavelmente, faltou-lhe a menstruação e sente-se mais irritada. Isso deve-se às profundas alterações hormonais que ocorrem na gravidez. Outros sintomas iniciais da gravidez são:
- Sonolência;
- Falta de disposição e cansaço físico;
- Peito mais sensível e dolorido (o que se deve à ação da “hormona da gravidez” – hCG – e da progesterona que estimulam o aumento das glândulas mamárias);
- Variação de humor;
- Vontade de ir à casa de banho frequentemente;
- Cólicas abdominais (semelhantes à dor menstrual);
- Prisão de ventre;
- Náuseas. Nos casos mais severos pode mesmo vomitar. Estes incómodos desaparecem totalmente ou diminuem acentuadamente no 2º trimestre.
As alterações hormonais atuam também ao nível neurológico o que significa que pode viver num estado semipermanente de sonolência e sofrer de enxaquecas.
Estas condições podem perdurar até ao final da gravidez ou diminuir a partir do início do 2º trimestre, altura em que sentirá mais energia.
5ª Semana da gravidez: dicas e sugestões
- Se suspeita que está grávida pode fazer um teste de gravidez;
- Se a gravidez se confirmar, marque a primeira consulta pré-natal para assegurar que a gravidez corre sem incidentes e que o seu bebé nasce saudável;
- Informe-se sobre os cuidados pré-natais e exames do 1º trimestre;
- Cuide da sua alimentação. Se necessário, um nutricionista ajudará a definir um plano nutricional ajustado às suas necessidades e estilo de vida;
- Escolha alimentos ricos em proteínas que ajudam a superar os enjoos (bananas, bolachas integrais, de água e sal ou de gengibre). Faça pequenas refeições e beba muita água ao longo do dia;
- Esteja atenta a alguns sinais que podem indicar complicações e obrigar a assistência médica.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se e reage a essa mudança para acomodar e nutrir o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.