Logo após a conceção o seu corpo passa por uma série de adaptações anatómicas, fisiológicas e metabólicas com vista a criar as condições necessárias para gerar uma nova vida.
Estas alterações revertem no período do
puerpério (período de 6 a 8 semanas pós-parto) altura em que o seu corpo volta ao estado “normal” pré-parto.
Conhecer o seu corpo e compreender o que se passa consigo nos próximos meses vai ajudá-la a viver a gravidez com maior tranquilidade. As suas dúvidas e questões devem ser esclarecidas junto do seu médico. Prepare uma lista entre consultas e aproveite as consultas pré-natais para as esclarecer.
Alterações no trato gastrointestinal
Um dos sinais típicos associados à conceção são os vómitos e náuseas que podem ocorrer a qualquer hora do dia, apesar de mais recorrentes logo pela manhã, e que se devem às grandes alterações hormonais.
Outras alterações que podem surgir são a produção excessiva de saliva e do paladar. Alguns alimentos, até então preferidos, podem deixar de o ser e há cheiros familiares que podem causar repulsa. Algumas mulheres “enjoam” o seu perfume preferido e o odor de determinados alimentos que até então não lhes causavam qualquer reação.
A azia (refluxo gastrointestinal) é outro dos sintomas associados à gravidez. O ardor do estômago aliada à sensação de enfartamento podem causar desconforto e mal-estar.
Para minorar estes sintomas, procure fazer uma alimentação simples e leve, comer várias vezes ao dia e pouca quantidade de cada vez, beber muita água e fazer exercício físico. A atividade física favorece os movimentos musculares do sistema digestivo, o que também ajuda no combate à prisão de ventre (obstipação).
A azia é um incómodo que se prolonga, podendo mesmo agravar-se, para além do primeiro trimestre da gestação.
As principais adaptações anatómicas e fisiológicas do seu corpo na gravidez:
- Aparelho reprodutor
- Sistema músculo-esquelético
- Metabolismo
- Sistema cardiovascular
- Mama
- Trato urinário
- Pele
Bibliografia consultada: Revista Patient Care, edição julho de 2010, artigo de revisão “Adaptações anatómicas e fisiológicas da gravidez”, de Dra. Joana Faria, Dra. Celina Ferreira, Dra. Alice Cabugueira, Dr. Ricardo Mira.