O essencial sobre o 3º trimestre da gravidez
Cuidados a ter em conta para uma gravidez saudável e tranquila:
- Incómodos associados ao 3ª trimestre da gravidez
- Sinais de alarme no 3º trimestre da gravidez
- Consultas e exames do 3º trimestre da gravidez
- Cuidados a observar no 3º trimestre da gravidez
Cuidados a ter no terceiro trimestre da gravidez
- Preparação para o parto
Informe-se, junto do seu centro de saúde, quando poderá dar início ao programa de preparação para o parto.
Estas sessões são importantes para aprender a reconhecer os sinais do trabalho de parto, a controlar a respiração, a fazer exercícios de alongamento e a lidar com o seu bebé quando ele nascer.
- Aproveitar para relaxar
Se o tempo permitir, faça caminhadas e passeie ao ar livre. O ar fresco dar-lhe-á mais vigor, favorecerá a circulação sanguínea e diminuirá algumas das dores e da rigidez que sentir.
As dores e o cansaço são bastante acentuadas na última fase da gravidez. Podem gerar irritabilidade, pois fazem com que não tenha uma posição confortável e, por consequência, tenha mais dificuldade em descansar e dormir.
O repouso é, pois, essencial nesta fase. Peça ao seu companheiro que lhe faça umas massagens na zona lombar e nas pernas para a ajudar a relaxar. O banho morno, assim como a ingestão de leite ou chá podem ajudar a descontrair.
- Dormir bem e o suficiente
Tente dormir pelo menos 7 horas por dia. Se não conseguir dormir ininterruptamente durante a noite, faça uma sesta durante o dia. O descanso é fundamental para o seu bem estar físico e mental nesta fase da gravidez.
- Minimizar os desconfortos associados à reta final da gravidez
Caso se sinta inchada, use umas meias de compressão para ajudar a circulação sanguínea, e tente manter as pernas elevadas quando está sentada ou em repouso.
Mantenha a calma. Esta é uma excelente oportunidade para abrandar o ritmo, e cuidar mais de si. Aproveite esta altura para pedir ajuda a amigos e familiares para fazer coisas mais pesadas.
Beba muito líquidos de modo a manter uma boa hidratação. O ideal é que beba menos à noite, para evitar ter que acordar várias vezes durante a noite para ir à casa de banho.
- Os últimos preparativos para a chegada do bebé
Emocionalmente, esta é a altura em que começa a querer ter o seu bebé cá fora. Aguarde serenamente pela altura certa. Até lá faça a mala do bebé de acordo com a lista previamente recebida do hospital, e organize as coisas todas em casa, para que não esteja preocupada com isso na altura em que estiver no hospital.
Tente relaxar e aproveitar este período. Está quase a chegar o dia em que vai ter o seu bebé nos braços.
Preparar o nascimento de um filho é das fases mais bonitas que uma mulher vive, portanto apesar do desconforto físico e desgaste que pode estar a sentir agora, ele é apenas temporário, e pense que dentro de algumas semanas terá o seu bebé consigo e que esta será a altura mais especial da sua vida!