Gradualmente, o bebé começa a substitui as refeições de leite por uma dieta mais variada. No final desta fase, fará 3 refeições diárias de sólidos por dia.
Esta mudança na dieta deve acompanhar o seu crescimento. Dos 10 aos 12 meses, o bebé desenvolve-se muito. Começa a gatinhar, surgem os primeiros dentes, a comer sozinho e precisa de energia para apoiar todo este crescimento.
3ª Fase da diversificação alimentar: dos 9 aos 12 meses
Ao mesmo tempo que se habitua aos novos alimentos e os seus horários se aproximam do resto da família, é importante que a criança partilhe a mesa da refeição e se integre na rotina da família.
1. Dieta variada e equilibrada
Continue a introduzir novos alimentos na dieta do seu bebé. A variedade é benéfica a vários níveis: fornece os nutrientes necessários, permite a prova de vários sabores e textura, educa o paladar do bebé e prepara-o para fazer opções alimentares saudáveis no futuro.
2. Três refeições por dia
Com 1 ano de vida, o seu bebé poderá fazer 3 refeições de sólidos por dia. A quantidade pode ser variável uma vez que cada bebé tem o seu apetite. Há bebés que comem muito às refeições enquanto outros preferem fazer refeições mais pequenas e comer mais vezes ao longo do dia, com lanches reforçados.
3. Hora do lanche
Pode fazer merendas variadas juntando iogurte com puré de fruta fresca, queijo com fruta ao natural, legumes cozidos ao vapor para comer à mão, torradas com compota, … Lembre-se que também os lanches são parte integrante de uma dieta diversificada e nutritiva.
4. Mastigar e engolir
Aos 12 meses, a dieta do bebé aproxima-se da dos adultos e é importante que aprenda a comer de forma variada, em termos de sabor e textura. Estas são diferentes formas de proporcionar novas texturas e habituar o bebé a comer de forma variada:
- Esmagar com o garfo legumes juntos (batata com cenoura, batata com brócolos) e fruta para misturar com iogurte;
- Cortar a fruta em pedacinhos muito pequenos para comer à mão;
- Oferecer frutos secos, cozer legumes para comer à mão (grão de bico, pepino, curgetes, feijões vermelhos, brócolos, cenouras);
- Não reduzir a puré a sopa ou acrescentar pequenos pedaços de legumes cozidos depois de passar a calda;
- Picar e moer alimentos para fazer mini hambúrgueres ou mini almôndegas de frango, bolonhesa com massinhas, …
5. Água
Com o início da diversificação alimentar é importante oferecer água ao bebé, em pequenas quantidades e ao longo do dia. O estômago do bebé é pequenino e não deve oferecer grandes quantidades de líquido (água, leite) antes das refeições.
Também é importante que o bebé use um copo com pegas para beber em vez do biberão. A partir dos 6-7 meses, o bebé começa a pegar no copo e a servir-se quando tem sede.
A ingestão de água não substitui o leite. Mesmo fazendo três refeições sólidas diariamente, o bebé continua a precisar de duas refeições de leite.
6. Começar a comer sozinho
Não existe um calendário para o bebé começar a comer sozinho mas a maioria das crianças poderá comer sozinha por volta dos 2-3 anos. Alguns bebés gostam particularmente de comer com as mãos e esta pode ser uma boa forma de incentivar o bebé a comer sozinho.
No início, é importante que se certifique que o seu filho come o necessário. Dê-lhe as primeiras garfadas e deixe-o comer sozinho no fim da refeição para ir treinando.
Dar o tempo necessário ao bebé para mexer nos alimentos e se alimentar ao seu próprio ritmo e não começar a dar de comer porque estamos com pressa de terminar a refeição ou porque tudo está sujo à sua volta, decerto que não ajuda a desenvolver a autonomia do bebé.
Se o bebé atira a comida ou a tigela para o chão, comece a definir regras. Pode estar entediado ou desinteressado da comida. Neste caso, o melhor será retirar a comida da sua frente.
Quando o bebé não mostra interesse em se alimentar sozinho pode precisar de um incentivo extra. Compre pratos e talheres divertidos e mostre-lhe o que fazer, brincando.
7. Refeições fora de casa
Durante a fase do desmame é natural que as refeições do bebé se façam em casa. Mas à medida que o bebé cresce e se habitua aos novos alimentos, pode preparar as refeições para comer fora. Compre uma boa lancheira térmica para manter os alimentos à temperatura correta.
Escolha comidas que possam ser preparadas na altura como banana, manga, papaia, maça, pera, pêssegos. O leite de fórmula deve ser preparado apenas na hora. Leite a água à parte e as doses necessárias para as refeições estimadas.
Fases da diversificação alimentar
- 1ª Fase: por volta dos 6 meses
- 2ª Fase: dos 6 aos 9 meses
- 3ª Fase: dos 10 aos 12 meses
- 10 Passos para a diversificação alimentar saudável
- Colesterol alto em crianças: causas e prevenção
- 10 Erros que podem levar o seu filho à obesidade logo no 1º ano de vida
- Alergia à proteína do leite de vaca: sintomas e diagnóstico
- Sintomas da alergia alimentar
- Intolerância à lactose: causas, sintomas e tratamento
Bibliografia: A primeira alimentação o bebé, Annabel Karmel, Edição Civilização, 2010; A alimentação do bebé de 0 a 24 meses, Yolanda Ruiz Ruiz, Girassol Edições, Lda. 2014; O livro da alimentação do bebé feliz, de Gina Ford, Bertrand Editora, 2014.