Insónias
Siga uma rotina favorável ao sono. Crie um ambiente confortável e relaxado no seu quarto. Peça uma massagem ao seu companheiro. Não se deite logo após as refeições principais. Com a barriga a crescer, é cada vez mais difícil encontrar uma posição confortável para dormir. Experimente apoiar a barriga e as pernas entre almofadas. Se está apreensiva com o parto e com as mudanças que ai vêem, procure relaxar. A meditação ou o ioga podem ajudar a encontrar a tranquilidade de que necessita para descansar melhor.
Incontinência urinária
A perda involuntária de urina pode ser evitada, ou minimizada, se realizar os exercícios de Kegel (exercícios pélvicos que melhoram a tonicidade e reforçam os músculos do períneo). Estes exercícios também a vão ajudar no parto e no pós-parto uma vez que o exercício localizado melhora a circulação sanguínea, o que contribui para diminuir o tempo de cicatrização de uma eventual episiotomia.
Cãibras
O peso da barriga pode provocar dores nas costas, cãibras e aumento da pressão na pélvis. Evite vestir roupa muito apertada, que prejudica a circulação sanguínea, faça exercício físico, como caminhadas, e fala uma alimentação rica em cálcio. Quando a cãibra surgir, massage o músculo energicamente e alterne compressas de água fria e quente para aliviar a dor.
Hemorroidas
Para aliviar o desconforto e a dor provocada pelas hemorroidas na gravidez (inflamação dos vasos sanguíneos que circundam o canal anal). Aumente o conteúdo de fibras para ajudar a regularizar o trânsito intestinal, beba muita água ao longo do dia, evite comida com especiarias que irritam a mucosa retal, manter a mesma posição durante muito tempo e usar vestuário apertado e materiais sintéticos. Se sentir estes ou outros desconfortos, consulte o seu médico para avaliar o tratamento mais indicado.
Colostro
O colostro é o primeiro leite materno. Muito rico e nutritivo para satisfazer as primeiras necessidades energéticas do bebé. Durante a gravidez, o seu peito pode começar a produzir e expelir colostro. Use uns discos específicos que se seguram no sutiã para evitar molhar a roupa.
Contrações esporádicas, irregulares e indolores
As falsas contrações ou contrações de Braxton Hicks podem começar a ocorrer por volta da 20ª semana da gravidez e tornam-se mais frequentes durante o 3º trimestre. O útero endurece por instantes e volta a relaxar. Estas contrações ajudam o seu bebé a encaixar-se na pélvis, preparando-se para nascer. Apesar de indolores, podem ser desconfortáveis. Se se sentir ansiosa consulte o seu médico para ser observada.
Comichão na barriga
O aumento da barriga obriga a pele a esticar. Se não estiver bem hidratada, pode dar comichão. Aplique diariamente um creme específico ou óleo de amêndoas doces, por exemplo, para aumentar a elasticidade da pele e dar conforto. Repita a aplicação sempre que necessário, com massagens circulares e suaves.
Estrias
As estrias resultam da desidratação e secura extrema da pele. Na gravidez, a pele do peito, barriga, ancas, coxas e nádegas, estica para lá da sua capacidade e os ligamentos das fibras cutâneas “quebram-se”. Depois de isso acontecer, não há retorno. Para evitar as estrias, beba muita água ao longo do dia e hidrate a pele diariamente com um creme específico.
Leia também