À medida que a gestação avança e o bebé se desenvolve, o útero começa a crescer. Por volta da 9ª semana da gravidez, o tamanho do seu útero duplicou em relação ao tamanho original e está a mudar de posição, subindo pouco a pouco na cavidade abdominal.
Barriga dura na gravidez é normal?
Nesta fase, é normal que sinta a barriga mais inchada e mais dura, especialmente na parte inferior do abdómen, a baixo do umbigo.
Com o crescimento do bebé, a barriga vai crescendo, fica mais redonda e mais dura. Por volta do 5º mês da gravidez, com o crescimento do bebé, começa a sentir a zona superior do umbigo mais dura.
Sentir a barriga dura após a 20ª semana da gestação
A partir da 20ª semana da gravidez, pode sentir a barriga momentaneamente dura. Esta sensação pode ser um sinal de alarme para muitas mulheres que confundem as falsas contrações da gravidez com as contrações verdadeiras, essas sim, um dos sinais do parto.
Como distinguir as falsas contrações das contrações do parto?
As contrações são uma sensação de aperto / relaxamento dos músculos uterinos.
Falsas contrações
As falsas contrações (contrações de Braxton Hicks) são esporádicas, irregulares e não causam dor. Pode sentir a barriga dura por momentos, relaxada, e dura novamente.
Contrações do trabalho de parto
À semelhança das falsas contrações, as verdadeiras contrações começam como uma sensação de aperto e dor abdominal mas, as contrações do parto são regulares e progressivas, aumentando de frequência, intensidade e duração.
O objetivo destas contrações é dilatar o colo do útero e “empurrar” lenta e progressivamente o bebé através do canal de parto.
Como registar as contrações do parto?
O início de contrações frequentes, regulares e dolorosas são um sinal clássico de que o parto está para breve. Para acompanhar a evolução da dilatação na 1ª fase do trabalho de parto (por norma, passada em casa), deverá registar as contrações.
Há dois indicadores que deve registar: a duração e o intervalo de tempo (frequência) entre contrações (sensação de aperto e dor abdominal semelhantes a cãibras ou à dor menstrual).
Quando recorrer a ajuda médica imediata?
Esteja atenta a sinais que podem revelar algum tipo de complicação. Se tiver algum corrimento vaginal anormal, acompanhado de ardor, perda de sangue, cólicas ou dores abdominais intensas deve ir à maternidade / hospital de imediato.
Outras situações que a devem levar a procurar ajuda médica:
- Se perder líquido amniótico (a sua perda antes do 3º trimestre levanta duas grandes preocupações: o adequado desenvolvimento dos pulmões do feto e a possibilidade de parto pré-termo);
- Se sentir contrações fortes, ritmadas (de 10 em 10 ou de 5 em 5 minutos) e dolorosas após as 37 semanas (o bebé é considerado de termo e pode nascer a qualquer momento);
- Se sentir comichão no corpo, urina escura e fezes claras, sinais de podem indicar hepatite ou outro problema no fígado, como a colestase obstétrica;
- Inchaço nas mãos, no rosto e nos olhos: se acompanhado de dor de cabeça ou problemas de visão, pode ser sinal de pré-eclâmpsia;
- Se sentir algum sinal que indique o início do trabalho de parto;
- Se tiver perda de sangue vaginal o que pode indicar descolamento da placenta ou inicio de parto prematuro;
- Expulsão do rolhão mucoso;
- Se não sentir o seu bebé a mexer pelo menos 10 vezes em 12 horas.