Desde que se inicia um novo ciclo menstrual, o seu corpo sofre uma série de alterações com vista à geração de uma nova vida.
Nos seus ovários, um ovo amadurece e é lançado nas Trompas de Falópio onde aguarda a chegada de um espermatozoide que o fecunde.
O muco cervical torna-se mais fluído para impulsionar os espermatozoides em direção ao ovo e as paredes uterinas preparam-se para receber o ovo fecundado.
No final do primeiro trimestre, o bebé está completamente formado.
Alterações do corpo da grávida – 1º trimestre
Os principais marcos da sua gravidez e as alterações produzidas pelos seu corpo para nutrir e proteger o bebé em desenvolvimento no 1º trimestre da gravidez.
Nos ovários, um folículo amadurece e prepara o caminho para uma fecundação bem sucedida.
No auge do seu período fértil, o muco cervical torna-se leve e aquoso para facilitar a subida dos espermatozoides até à trompa de Falópio, onde o seu ovo os aguarda. O ovo é fertilizado e os cromossomas fundem-se com os do espermatozoide do pai.
O aumento da produção da hormona betaHCG e de progesterona, induzem profundas alterações no seu corpo alguns desconfortos que a podem levar a suspeitar que está grávida.
Todos os suportes de vida fetal estão em desenvolvimento: placenta, cavidade amniótica, saco vitelino primitivo, tampão mucoso ao mesmo tempo que se verifica uma intensa produção hormonal.
Entra no 2º mês da sua gravidez. A ausência de menstruação é um dos principais sinais de que está grávida. Está na altura de fazer um teste de gravidez.
O peito está mais firme e cheio, à medida que se prepara para a amamentação. O aumento do fluxo sanguíneo escurece os mamilos e os pequenos vasos sanguíneos ficam mais visíveis.
O seu metabolismo acelera por forma a proporcionar todos os nutrientes necessários ao bebé em crescimento, estimular o crescimento do útero, peito e músculo. O colo do útero fecha-se e só se voltará a abrir no parto.
Irá realizar a primeira consulta pré-natal onde será estimada a data provável do parto.
O tamanho do seu útero duplicou em relação ao tamanho original e está a mudar de posição, subindo pouco a pouco na cavidade abdominal.
Os movimentos peristálticos dos intestinos tornam-se mais lentos, pelo que poderá sofrer de prisão de ventre. Beba muita água e coma alimentos ricos em fibras.
O cordão umbilical desempenha a sua função em pleno.
O aumento progressivo do útero, que empurra o estômago para baixo, poderá dar origem a uma sensação de azia e dificuldade de digestão e azia. O líquido amniótico começa a ser produzido pela placenta.
Com a entrada no segundo trimestre da gestação e finalização do desenvolvimento das principiais estruturas e órgão do bebé, o risco de aborto espontâneo diminui para cerca de 65%.
Leia também
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.