9 Semanas de gestação! Esta semana entra no 3º mês da gravidez (que se prolonga até à 13ª semana). Se suspeita que possa estar grávida, está na altura de fazer um teste de gravidez que pode comprar na farmácia. Eis o essencial sobre a 9ª semana de gestação.
9 Semanas de gestação
- Idade da gravidez: 9 semanas (3º mês do 1º trimestre)
- Idade embrionária: 7 semanas
- 9 Semanas de gestação são 63 dias de gravidez
- Comprimento do embrião: 23 mm (medida da cabeça até ao fundo das costas)
- Peso do embrião: 2 g (aproximadamente)
- Tamanho: uva
Como se desenvolve o seu bebé às 9 semanas de gestação
O bebé tem um aspeto cada vez mais humano apesar do tamanho da cabeça ser ainda muito grande em relação ao corpo e os braços maiores do que as pernas.
Os dedos estão praticamente desenvolvidos, o nariz e o rosto ganham forma e os intestinos recolhem à cavidade abdominal.
Os músculos começam a formar-se. O coração está completamente desenvolvido e os batimentos cardíacos podem ser ouvidos através de uma ecografia (Doppler).
O que se passa no seu corpo com 9 semanas de gestação
Apesar de o tamanho do útero ter duplicado em relação ao tamanho original, é provável que não se note que está grávida mas que a roupa já fique apertada.
O que poderá sentir?
Se já descobriu que está grávida, os seus sentimentos podem oscilar entre momentos de enorme alegria com momentos de grande apreensão. Estando nas semanas iniciais da gravidez, o seu bebé passa por momentos delicados do desenvolvimento e o medo de aborto espontâneo pode pairar obstinadamente na sua cabeça.
Todas as gravidezes são diferentes mesmo de mulher para mulher. Portanto, nem todas sentem os mesmos sintomas ou incómodos. Com 9 semanas de gestação estes são alguns dos sintomas da gravidez:
- Fadiga, falta de energia, sonolência;
- Urinar com frequência;
- Náuseas e enjoos que tendem a desaparecer antes das 16 semanas (2º trimestre);
- Alterações nas mamas que ficam mais cheias, pesadas, doridas e com uma sensação de formigueiro;
- Ligeiro corrimento vaginal esbranquiçado;
- Dores de cabeça ocasionais ou enxaquecas;
- Sensação de desmaio ou tonturas ocasional;
- Barriga mais redonda, as roupas podem começar a ficar apertadas e a linha da cintura a desaparecer.
Está na altura de fazer um teste de gravidez!
Se algum sintoma a faz desconfiar que possa estar grávida, compre um teste de gravidez na farmácia para confirmar as suas suspeitas. Estes testes detetam a presença da hormona beta-hCG na urina sendo que, valores de ß-hCG acima de 25 mIU/ml no sangue ou na urina indicam que está grávida.
Cada marca de teste tem uma sensibilidade que é determinada pelo fabricante e que se pode procurar nas instruções que acompanham o produto.
Atualmente, existem testes de elevada sensibilidade e especificidade que permitem identificar a gravidez antes mesmo da falta menstrual. No entanto, na maioria dos casos, a positividade surge ao fim de 7 – 10 dias após a falta menstrual, isto é, ao fim da 5ª semana sem menstruação.
Dicas para o seu parceiro
Prepare-se emocionalmente para a possibilidade de perderem o bebé. A perda de um bebé, esperado e desejado, é sempre uma altura frágil em que a mulher se questiona sobre o porquê do que aconteceu.
Conversem e falem abertamente sobre o que se passou, sem mágoas. Falem com o médico e esclareçam todas as dúvidas relativamente ao aborto e seus efeitos.
Incentive a sua companheira a fazer algum tipo de exercício físico, assim como ocupar-se com coisas que gosta de fazer, como ler, ouvir música, estar com amigas ou ir ao cinema. Terapias como o reiki, yoga, ou pilates ajudam a relaxar e a melhorar os níveis de stress e ansiedade.
Dicas para uma gestação tranquila
- Se não tem um ginecologista regular, comece a procurar um;
- Marque a sua primeira consulta pré-natal caso suspeite que está grávida;
- Veja as condições do seu seguro de saúde para o parto e assistência de saúde ao bebé;
- Faça contas e tente perceber como o bebé vai afetar as finanças da família;
- Faça um plano de poupança.
Datação da gravidez
A verdadeira duração da gravidez (que começa a contar a partir do dia em que o seu óvulo é fertilizado pelo espermatozoide) é de 268 dias, ou seja, 38 semanas.
Como é praticamente impossível definir o dia exato em que o óvulo é fecundado, convencionou-se datar a gravidez a partir do 1º dia do último período menstrual. Se contarmos a idade desta forma, a duração da gravidez é de 280 dias (aproximadamente), ou 40 semanas (10 meses lunares).
Quando voltar a tentar engravidar depois de um aborto?
Depois de uma perda, a recuperação emocional geralmente é mais demorada que a recuperação física. O ideal será esperar entre 3 a 6 meses para tentar engravidar novamente. Este é o tempo que o seu organismo precisa para voltar à normalidade, e o seu sistema reprodutor volta a estar regularizado. Nessa altura, deve consultar o seu médico para voltar a preparar a gravidez.
Depois de um aborto espontâneo, pode começar a ovular em 3 a 4 semanas. Nesta altura, o útero ainda se encontra fragilizado, pelo que é aconselhável usar métodos contraceptivos como a pílula ou preservativo para evitar uma nova gravidez em tão pouco tempo. O risco de sofrer um novo aborto aumenta em 50% se não optar por regularizar o ciclo menstrual antes de voltar a tentar engravidar.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.