Com 24 semanas de gestação, o seu bebé é considerado viável, ou seja, é capaz de ter uma existência autónoma, apesar de ainda precisar de ajuda especializada para sobreviver fora do útero. O limite inferior da viabilidade fetal situa-se na 20ª semana (Organização Mundial da Saúde). Eis o essencial sobre a 24ª semana da gestação.
24 Semanas de gestação
- Idade da gravidez: 24 semanas (6º mês do 2º trimestre)
- Idade fetal: 22 semanas
- 24 Semanas de gestação são 168 dias de gravidez
- Comprimento do feto: 30 cm (medida da cabeça aos pés)
- Peso do feto: 540 a 600 gr (aproximadamente)
- Tamanho: maçaroca de milho
Como se desenvolve o seu bebé às 24 semanas de gestação?
Às 24 semanas de gestação, o bebé é considerado viável, ou seja, tem hipótese de sobreviver fora do útero. Ainda assim, teria que ser assistido numa unidade de cuidados intensivos neonatais.
A grande preocupação seria a imaturidade dos pulmões o que não lhe permitiria respirar adequadamente. Nesta fase, o bebé ainda pratica a respiração, inalando líquido amniótico, enquanto os pulmões desenvolvem a sua capacidade para aspirar e expelir o ar e começam a produzir surfatante, substância que impede que as bolsas de ar dos pulmões se colem umas às outras.
O reflexo de sucção, tão importante para se alimentar após o nascimento, já está presente. As ondas cerebrais, quase tão ativas como as de um recém-nascido, começam a ativar os sistemas auditivo e visual e o feto já sente as carícias no seu corpo se a barriga da mãe for massajada.
Os ossos estão a tornar-se mais duros e o bebé já possui a quantidade normal de músculos. Os olhos ainda estão fechados e o corpo revestido pela vernix caseosa, que se cola às sobrancelhas, cabelo e ao lanugo do corpo.
O bebé distingue claramente a sua voz de todos os outros ruídos e sons e reage a barulhos fortes e a clarões de luz intensa apontados no sentido do ventre. Se já escolheram o nome, converse com ele tratando-o pelo nome.
O que se passa no seu corpo às 24 semanas de gestação
Com o crescimento do bebé, o útero continua a subir e deve estar cerca de 5 cm acima do umbigo.
Entretanto, pode notar que apareceu uma fina linha escura (linea negra ou linea nigra) que parece separar a sua barriga em duas partes. O seu aparecimento deve-se à acumulação de melanina (pigmentação escura da pele que se forma como defesa contra a radiação solar).
Enquanto que em algumas mulheres esta linha não chega a ser visível, noutras pode ser bastante pronunciada. Depois do nascimento, irá desvanecer-se.
Esta semana deverá realizar a 4ª consulta de vigilância da gravidez.
Contar os movimentos fetais
Por volta das 18 – 22 semanas (entre o 4º e o 5º mês de gestação), a maioria das mães começa a sentir os movimentos do bebé.
Os movimentos do bebé são um importante sinal do seu bem-estar e será instruída a reconhecer os ciclos de sono e de vigília do bebé, as horas do dia (ou da noite) em que está mais ativo e os fatores que parecem desencadear esse aumento de atividade.
Deve sentir o seu bebé a mexer pelo menos 10 vezes durante o período de 12 horas, a contar das 9 da manhã. Se não sentir movimentos durante 12 horas seguidas, pode ser um sinal de que o bebé está em sofrimento.
É muito importante que fale com o seu médico sobre o que esperar quanto aos movimentos do bebé para ficar mais tranquila. Do mesmo modo, deverá contactá-lo se deixar de sentir o bebé.
Cloasma ou melasma
Um dos sintomas do 2º trimestre da gravidez é o aparecimento do cloasma. O cloasma, ou melasma, refere-se à alteração na pigmentação da pele e deve-se às alterações hormonais da gravidez que levam ao aumento da produção de melanina.
Pode notar que a pele da zona genital ou as auréolas dos mamilos está mais escura. Para além disso, podem aparecer umas manchas escuras na pele especialmente no rosto, nas axilas e nas pernas.
Estas manchas podem tornam-se mais evidentes à medida que a gravidez avança mas tendem a desaparecer no final da amamentação. Para as evitar, use protetor solar diariamente (mesmo nas estações frias), especialmente nas áreas expostas.
Sexo na gravidez
Durante o segundo trimestre, pode sentir um maior interesse pela sua vida sexual depois do eventual desinteresse durante o 1º trimestre. Muitos casais têm receio de magoar o bebé durante o coito. Mas não é o caso. O bebé está muito bem protegido dentro do saco amniótico, no aconchego do seu útero. A principal preocupação reside no risco de infeções e deverá tomar algumas precauções.
Converse com o seu companheiro sobre o que sentem para encontrarem a melhor forma de nutrir a relação e adaptar a vossa intimidade a esta fase tão especial. Acima de tudo, importa manter a proximidade enquanto casal e preservar a estabilidade emocional de que tanto necessita para viver com tranquilidade a sua gravidez.
Consultas da gravidez
- Consultas de vigilância da gravidez ou consultas pré-natais
- 1ª Consulta pré-natal (a realizar antes da semana 11)
- 2ª Consulta pré-natal (a realizar entre as semanas 11-13)
- 3ª Consulta pré-natal (a realizar entre as semanas 20-22)
- 4ª Consulta pré-natal (a realizar na 24ª semana)
- 5ª Consulta pré-natal (a realizar entre as semanas 28-32)
- 6ª Consulta pré-natal (a realizar na 40ª semana)
- Consulta pós-parto ou consulta do puerpério
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.