Com o nascimento do seu bebé inicia-se uma nova fase. Os cuidados no pós-parto são de grande importância para ajudar o seu corpo a normalizar e a recuperar das profundas alterações induzidas pela gravidez e esforço do parto. Por outro lado, podem surgir novos sintomas como as hemorroidas ou complicações derivadas da amamentação.
Neste artigo, encontra alguns dos sintomas mais comuns no pós-parto e como os pode combater naturalmente, com os cuidados certos.
Sintomas e cuidados no pós-parto
1. Hemorroidas
As hemorroidas na gravidez podem aparecer a qualquer altura, apesar de serem mais frequentes nos dois últimos trimestres, devido à obstipação crónica e ao aumento da pressão sobre as veias que circundam o anûs. Mas também podem surgir apenas no pós-parto, devido à força exercida para expulsar o bebé. Cuidados no pós-parto para combater este incómodo:
- Limpe-se com toalhetes humedecidos ou com água e sabão neutro (para evitar a frição da zona irritada com o uso de papel higiénico);
- Evite estar muito tempo sentada ou de pé;
- Evite comida com especiarias que irritam a mucosa retal;
- Procure adquirir um ritmo intestinal regular: escolher sempre a mesma altura do dia para ir à casa de banho para criar hábito.
Remédio natural para aliviar a irritação
Aplicar uma compressa fria de hamamelis sobre o inchaço irá aliviar o desconforto. Para fazer a compressa precisa de 25 g de casca de hamamelis e 500 ml de água.
Num tacho, coloque a casca de hamamelis e adicione a água. Leve a ferver em lume brando durante 10 minutos. Deixe arrefecer e coe. Mergulhe o pano no líquido e aplique. Deixe ficar por 30 minutos, renovando a aplicação se necessário.
2. Prisão de ventre (obstipação)
Nos primeiros dias ou semanas pós-parto poderá ter alguma dificuldade em evacuar. Para além do intestino preso, a dor no períneo pode fazer com que não seja nada agradável ir à casa de banho. Cuidados no pós-parto para acelerar a recuperação:
- Tome um copo de água em jejum com sumo de laranja ou de ameixas secas (que deixou de molho durante a noite no copo);
- Aumente a atividade física;
- Beba muita água ao longo do dia;
- Aposte nos alimentos ricos em fibras (couve, feijão, espargos, linhaça, figos, miso, mel, cereais integrais);
- Coma alimentos que também são laxantes naturais (ameixa, maçã, uvas, melancia, melão);
- Coma alimentos probióticos;
- Coma alimentos que lubrificam o intestino (espinafres, sementes ou óleo de sésamo, mel, peras, ameixas, melão, nozes, alperce, couve-flor, algas).
Não consuma: farinhas refinadas, açúcar refinado, chocolate, queijos curados, cenoura, carnes fritas, enchidos.
3. Ingurgitamento mamário
A tensão mamária, o ingurgitamento mamário, o bloqueio dos ductos mamários, as gretas / fissuras dos mamilos são alguns dos problemas que podem surgir na amamentação. Cuidados no pós-parto com o peito:
- Lave as mamas com água corrente uma vez por dia;
- Hidrate os mamilos com um creme próprio ou faça uma massagem com o seu leite materno, deixando secar ao ar;
- Areje os mamilos com a ajuda de conchas de arejamento ou deixar ou exposição ao ar;
- Lave as mãos antes de dar de mamar;
- Garanta que a boca do bebé abrange a zona da auréola e não só o mamilo;
- Introduza o dedo entre a auréola e a língua do bebé para interromper a refeição e não puxar pelo mamilo;
- Dê de mamar com frequência, em regime livre (amamentação a pedido), ou seja, dar de mamar sem restrição de horários e sempre que o bebé o desejar;
- No final da mamada, faça uma massagem circular sobre os nódulos que encontrar;
- Use roupas largas e um soutien que apoie corretamente o peito mas que não o comprima.
Se os seus mamilos são rasos ou invertidos, converse com os profissionais de saúde antes da alta hospitalar para encontrar a melhor forma de amamentar com conforto. Os discos de silicone podem ser uma opção.
Remédio natural para mamilos doridos e gretados
Para fazer o óleo de calêndula vai precisar de um molho de flores de calêndulas secas e óleo de amêndoas doces ou de semente de damasco.
Coloque as flores num frasco e cubra completamente com o óleo. Feche bem o frasco e deixe fazer a infusão por 3 a 8 semanas, abanando diariamente. Quando o óleo ganhar uma cor dourada, passe-o por um pano de musselina e verta-o para uma garrafa de vidro escuro. Guarde o óleo no frigorífico e use-o para massajar a pele dorida do seu peito.
4. Lóquios
A perda de sangue vaginal (os chamados lóquios) após o parto é normal. Pode persistir entre 20 a 30 dias, dependendo de mulher para mulher. Use pensos higiénicos com abas de máxima absorção (o uso de tampões é desaconselhado).
5. Menstruação
O recomeço dos ciclos menstruais normais varia de mulher para mulher. No caso de amamentação exclusiva, a grande maioria das mulheres não menstrua até parar totalmente ou até diminuir consideravelmente o número de mamadas.
No entanto o facto de não haver menstruação não significa que os ovários não estejam a funcionar. A primeira ovulação pode ocorrer tão cedo como 25 dias após o parto (média de 45 dias), mesmo estando a amamentar, havendo risco de engravidar. É por isso indispensável fazer uma contraceção eficaz durante o pós-parto, a qual deve ser prescrita pelo médico.
6. Como cuidar da episiotomia?
A episiotomia é um corte realizado nos tecidos que rodeiam a abertura da cavidade vaginal (períneo) durante o trabalho de parto para facilitar a saída do bebé. Por norma, os pontos caem entre duas a três semanas depois do parto. Cuidados no pós-parto com o corte da episiotomia:
- Lave a região zona íntima com água e produtos de higiene íntima específicos para o pós-parto;
- Limpe-se de frente para trás quando usa a casa de banho;
- Seque bem a ferida mas sem roçar a toalha (seque com palmadinhas ligeiras);
- Mude os pensos higiénicos com frequência;
- Aplique gelo (envolvido num pano) a cada 8 horas, não mais do que 20 minutos (durante dois a três dias pós- parto);
- Evite permanecer muito tempo na mesma posição (sentada ou de pé);
- Esteja atenta a sinais de infeção (rubor circundante, dor intensa, exsudado, calor, cheiro fétido, estado febril).
Em caso de dor no períneo ou no local da episiotomia, pergunte ao seu médico se pode tomar paracetamol (analgésico).
7. Como cuidar do corte da cesariana?
A recuperação da cesariana é semelhante a outra qualquer cirurgia abdominal sendo os pontos retirados 7 a 15 dias após o parto. Cuidados no pós-parto para acelerar a cicatrização e evitar infeções:
- Lave ou desinfete as mãos antes e após a realização da higiene local;
- Tome duches em vez de banhos de imersão;
- Use produtos de higiene neutros, sem sabão.
Se tiver febre, tumefação, se a zona à volta do corte adquirir uma tonalidade avermelhada, calor ou saída de líquido do local dos pontos deve ir ao médico de imediato. Para saber mais sobre os cuidados a ter após uma cesariana.
Saiba mais sobre os cuidados nos primeiros dias pós-parto e como será a consulta de revisão do puerpério.