A limpeza do cordão umbilical
O cordão umbilical deve ser limpo com uma compressa de gaze esterilizada embebida em álcool a 70% vol (sem cetrimida) (não usar ligaduras, cintas ou adesivos), após cada muda de fralda (pelo menos 3 vezes/dia) e até 72 horas após a sua queda ou até ao 10º dia de vida.
Geralmente, o coto umbilical cai entre o 7º e o 14º dia de vida.
Para o manter seco é conveniente deixar o bebé sem fralda algum tempo e para não se molhar com urina, convém deixá-lo fora da fralda (com fraldas descartáveis podem corta-se com uma tesoura). Antes, acreditava-se que aplicar moedas sobre o umbigo seria benéfico nos primeiros dias de vida. No entanto, nada deve ser colocado sobre a área umbilical pelo risco de contaminação.
Também, as faixas utilizadas no passado são atualmente contra indicadas. Pouco tempo antes ou logo após a queda do umbigo, é comum que o coto umbilical sangre um pouco, podendo aparecer pontos vermelhos no algodão ou na fralda.
Mesmo após a queda do coto umbilical (que ocorre geralmente entre o sétimo e o décimo dia), a limpeza com álcool a 70% vol e algodão deve ser mantida, como disse, pelo menos dez dias, já que o tecido ainda está em fase de cicatrização.
Algumas manifestações clínicas podem demonstrar que o coto umbilical necessita de atenção especial. Se a região ao redor do coto apresentar coloração excessivamente avermelhada, secreção exagerada ou forte sangramento, é sinal de que o pediatra deve ser consultado.
Artigo reproduzido no Mãe-Me-Quer com autorização do autor, Dr. Armando Manuel Rainha Fernandes, Especialista em Pediatria Médica, Centro Pediátrico de Telheiras, última atualização a 16-02-2013.