Parâmetros usados na avaliação do desenvolvimento motor, emocional e social da criança pelo programa de vigilância de saúde infantil e juvenil em Cuidados de Saúde Primários (CSP) e atividades promotoras do desenvolvimento na primeira infância.
Avaliação do desenvolvimento do recém-nascido
Reflexos primitivos do recém-nascido
- Reflexo de Moro: com a criança apoiada provoca-se, subitamente, ligeira queda da cabeça (2.5cm) resultando em abdução dos membros superiores e abertura das mãos;
- Reflexo de sucção e procura (pontos cardeais): estimulando região perioral com os dedos observa-se direcionamento da boca/cabeça para o lado estimulado;
- Reflexo de preensão palmar;
- Reflexo da marcha automática, quando os pés estão apoiados numa superfície firme.
Audição e linguagem
- Fixa com o olhar um objeto brilhante ou face humana a 30 cm; pode acompanhar lentamente com o olhar;
- Reação a sons altos e súbitos (por ex. bater palmas, fechar subitamente a porta, sinos, etc.);
- Qualquer reação é válida: piscar os olhos, franzir sobrancelhas, etc..
Como estimular o recém-nascido?
- Pegar no bebé e embalá-lo suavemente. Pode aconselhar-se uma cadeira de balouço;
- Falar e cantar suavemente com sons altos, baixos, agudos, graves e suaves. Chamar o bebé pelo nome;
- Falar sobre tudo o que estiver a fazer: lavar as mãos, vestir-se…;
- Usar canções de embalar, música instrumental suave ou músicas com melodias repetidas;
- Comunicar com o bebé olhando-o nos olhos, encostado ao peito;
- Colocar o bebé sobre os joelhos, deixar que ele agarre o indicador com as mãos e converse com ele;
- Segurar uma bola vermelha a 20 cm e movimentá-la para cima e para baixo, para a esquerda e direita, estando o bebé em estado de alerta e com a cabeça em posição central.
- Dar oportunidade ao bebé de experimentar cheiros diferentes (flor, laranja…).
- Massagem suave corporal observando sempre o bebé calmamente, sem movimentos muito elaborados. Não forçar movimentos, fazer pouca pressão, não excedendo os 20 minutos;
- Pegar ao colo, olhar olhos nos olhos, sorrir, deitar a língua de fora, quando em estado de alerta;
- Oferecer o polegar do bebé para que este se autoconforte e reorganize;
- Evitar ambientes hiperestimulantes;
- Observar o bebé.
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A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.