Parâmetros usados na avaliação do desenvolvimento motor, emocional e social da criança pelo programa de vigilância de saúde infantil e juvenil em Cuidados de Saúde Primários (CSP) e atividades promotoras do desenvolvimento na primeira infância.
Parâmetros de avaliação aos 18 meses de idade
Comportamento e adaptação social
- Bebe por um copo, sem entornar muito, levantando-o com ambas as mãos (geralmente, após beber entrega copo ao adulto, não o pousa);
- Segura a colher e leva alimentos à boca sem entornar muito;
- Não gosta que lhe peguem;
- Exige muita atenção;
- Indica a necessidade de ir à casa de banho (“dá sinal” mesmo que já esteja sujo);
- Começa a copiar as atividades domésticas (ex. dar de comer à boneca, ler um livro, lavar roupa, etc.);
- Já não leva brinquedos/objetos à boca.
Visão e motricidade fina
- Constrói torre de 3 cubos, após demonstração;
- Interesse por livros com figuras, virando várias páginas de cada vez;
- Faz rabiscos, mostrando preferência por uma mão.
Nota: Lateralidade ou preferência por uma mão é anormal antes dos 18 meses.
Postura e motricidade global
- Marcha sem apoio (sem necessidade de estender membros superiores para se equilibrar), embora com os pés ligeiramente afastados;
- Apanha brinquedos do chão (agacha-se).
Audição e linguagem
- Usa 6-20 palavras reconhecíveis, embora compreenda muitas mais (ex. obedece a instruções simples como “pega nos sapatos”, “fecha a porta”, etc.);
- Complementa com gestos significativos;
- Mostra em si, na mãe, ou num boneco os olhos, o cabelo, o nariz e os sapatos;
- Controlo de salivação (“não se babam”).
Atividades promotoras do desenvolvimento aos 18 meses de idade
- Ensinar a criança a guardar os brinquedos numa caixa ou num saco, para que aprenda a organizar-se;
- Pedir à criança que olhe e repita o nome de partes do corpo do boneco;
- Ensinar a criança a “rabiscar” na areia, na terra ou num papel, de modo a estimular a destreza manual e a área sensorial;
- Demonstrar o que é, e o que não é perigoso para ela;
- Elogiar a criança quando for capaz de realizar algo sozinha;
- Continuar a incentivar o convívio;
- Realizar atividades com música, incentivando a criança a dançar e a cantar.
LEIA TAMBÉM
- Parâmetros de avaliação do recém-nascido
- Parâmetros de avaliação do bebé das 4 às 6 semanas
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 3 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 6 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 9 meses de idade
- Parâmetros de avaliação da criança aos 12 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 18 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 2 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 3 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 4 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 5-6 anos
A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.