Parâmetros usados na avaliação do desenvolvimento motor, emocional e social da criança pelo programa de vigilância de saúde infantil e juvenil em Cuidados de Saúde Primários (CSP) e atividades promotoras do desenvolvimento na primeira infância.
Parâmetros de avaliação aos 4 anos de idade
Comportamento e adaptação social
- Pode vestir-se e despir-se só, com exceção de abotoar atrás e dar laços;
- Gosta de brincar com crianças da sua idade;
- Sabe esperar pela sua vez (por ex. construir uma torre colocando os cubos alternadamente – criança/examinador);
- Jogo imaginativo/narrativo (uso de miniaturas com criação de cenários imaginários).
Visão e motricidade fina
- Constrói escada de 6 cubos (3 degraus) após demonstração;
- Copia a cruz (não deve ser desenhada em frente à criança; risco de imitação do movimento);
- Combina e nomeia 4 cores básicas (amarelo, vermelho, verde e azul);
- Desenha a figura humana (cabeça, tronco, pernas, e geralmente braços e dedos).
Postura e motricidade global
- Fica num pé sem apoio 3-5 segundos;
- Salta num pé;
- Sobe e desce as escadas alternadamente.
Audição e linguagem
- Sabe o nome completo, a idade e o sexo e habitualmente a morada;
- Linguagem compreensível e gramaticalmente correta;
- Apenas algumas substituições infantis. Por ex. “r” por “l”.
Atividades promotoras do desenvolvimento aos 4 anos
- Promover as construções com lego e com puzzles;
- Proporcionar oportunidade para a criança fazer o desenho da figura humana;
- Inventar brincadeiras que envolvam distinção de cores e ensinar canções e versos;
- Pô-la a participar em afazeres, mesmo que sejam simbólicos;
- Dar oportunidade para a verbalização das suas vontades, aceitar a sensibilidade da criança, aceitando avanços e recuos;
- Mostrar as sequências das atividades;
- Promover brincadeiras onde exista movimento físico;
- Auxiliar a criança na diferenciação entre a emoção e o agir (consciência moral/solidariedade humana);
- Proporcionar a oportunidade da criança transmitir uma mensagem a outra pessoa;
- Não entrar em grandes pormenores quando questionados sobre sexualidade.
LEIA TAMBÉM
- Parâmetros de avaliação do recém-nascido
- Parâmetros de avaliação do bebé das 4 às 6 semanas
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 3 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 6 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 9 meses de idade
- Parâmetros de avaliação da criança aos 12 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 18 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 2 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 3 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 4 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 5-6 anos
A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.