Parâmetros usados na avaliação do desenvolvimento motor, emocional e social da criança pelo programa de vigilância de saúde infantil e juvenil em Cuidados de Saúde Primários (CSP) e atividades promotoras do desenvolvimento na primeira infância.
Parâmetros de avaliação aos 5-6 anos de idade
Comportamento e adaptação social
- Veste-se só;
- Lava as mãos e a cara e limpa-se só;
- Escolhe os amigos;
- Compreende as regras do jogo.
Visão e motricidade fina
- Constrói 4 degraus com 10 cubos após demonstração;
- Copia o quadrado e o triângulo (não deve ser desenhada na frente da criança);
- Conta 5 dedos de uma mão;
- Nomeia 4 ou mais cores e combina até 10 cores;
- Desenha a figura humana (cabeça com alguns pormenores, tronco, pernas e braços).
Postura e motricidade global
- Fica num pé 8-10 segundos com os braços cruzados.
- Salta alternadamente num pé (numa distância de 2-3 metros).
Audição e linguagem
- Sabe o nome completo, a idade, morada e habitualmente a data de nascimento;
- Vocabulário fluente e articulação geralmente correta;
- Pode haver redução de grupos consonânticos (por ex. todos os grupos que contenham Cr ou Cl).
Atividades promotoras do desenvolvimento 5-6 anos
- Selecionar os programas televisivos/computador, bem como o horário e o período de tempo;
- Não ridicularizar os presumíveis medos/pesadelos/fobias, ajudando a resolver o sentimento de impotência;
- Continuar a proporcionar atividades que permitam à criança desenvolver a área motora;
- Ensinar-lhe a recortar e colar triângulos, quadrados e círculos de vários tamanhos e formar figuras;
- Pedir para que explique o significado de palavras simples e incentivar para que pergunte aquelas que não conhece;
- Continuar a proporcionar à criança responsabilidade, como por exemplo: ajudar em casa, dar recados…;
- Incutir regras, impor limites, ajudar a lidar com os impulsos (roubo, mentira);
- Promover a participação em jogos para a promoção da sua personalidade (saber lidar com a timidez, submissão, vaidade, liderança, etc.…).
LEIA TAMBÉM
- Parâmetros de avaliação do recém-nascido
- Parâmetros de avaliação do bebé das 4 às 6 semanas
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 3 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 6 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 9 meses de idade
- Parâmetros de avaliação da criança aos 12 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 18 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 2 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 3 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 4 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 5-6 anos
A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.