Parâmetros usados na avaliação do desenvolvimento motor, emocional e social da criança pelo programa de vigilância de saúde infantil e juvenil em Cuidados de Saúde Primários (CSP) e atividades promotoras do desenvolvimento na primeira infância.
Parâmetros de avaliação aos 9 meses de idade
Comportamento e adaptação social
- Mastiga pequenos pedaços de comida;
- Distingue os familiares dos estranhos (reação negativa a estranhos).
Visão e motricidade fina
- Leva tudo à boca (incluindo bolachas);
- Aponta com indicador e empurra pequenos objetos, por exemplo pino/clip, usando o dedo indicador;
- Atira objetos ao chão deliberadamente e procura o objeto que cai (oferecer cubo e observar reação; quando atira olha para o local onde o cubo caiu);
- Pinça fina grosseira (primeiro entre polegar e dedos progredindo para polegar e o indicador).
Postura e motricidade global
- Senta-se sozinho e fica sentado entre 10-15 minutos, sem apoio;
- Põe-se de pé com apoio, mas não consegue baixar-se;
- Desloca-se no chão rebolando, arrastando-se ou gatinhando.
Audição e linguagem
- Atenção rápida para os sons, tanto perto como longe (sons rotineiros, nomeadamente, voz humana);
- Localização de sons suaves a 90 cm acima e abaixo do nível do ouvido;
- Repete várias sílabas ou sons dos adultos (dissílabas): vocaliza deliberadamente, imitando sons do adulto (“brrr”, tossir).
Atividades promotoras do desenvolvimento aos 9 meses de idade
- Oferecer objetos diferentes e afastados, no sentido de incentivar o posicionamento;
- Colocar objetos em cima de uma cadeira de forma a incentivá-lo a colocar-se de pé, colocando um tapete à volta caso caia;
- Chamar os objetos pelos nomes, ensinar a colocar fora e dentro da caixa;
- Oferecer papel para amassar e rasgar;
- Dar a experimentar diferentes texturas;
- Oferecer dois objetos para a mão e posteriormente um terceiro, deixando que ele “resolva o problema“;
- Brincar ao “esconde“;
- Ser firme e terno no “não“;
- Utilizar brincadeiras de tapar e destapar o rosto e outros jogos repetitivos (bater palmas, acenar…);
- Realizar massagem (sem grandes alterações), com a exceção do apoio de um brinquedo para o manter quieto;
- Imitar sons de animais e objetos fazendo mímica e pedindo para a criança imitar.
LEIA TAMBÉM
- Parâmetros de avaliação do recém-nascido
- Parâmetros de avaliação do bebé das 4 às 6 semanas
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 3 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 6 meses de idade
- Parâmetros de avaliação do bebé aos 9 meses de idade
- Parâmetros de avaliação da criança aos 12 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 18 meses
- Parâmetros de avaliação da criança aos 2 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 3 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 4 anos
- Parâmetros de avaliação da criança aos 5-6 anos
A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.