Competências de comunicação esperadas dos 2 aos 6 anos
O crescimento infantil é um processo pelo qual todos nós passamos, mas do qual não temos muitas (ou até nenhumas) memórias, tornando o acompanhamento do desenvolvimento de uma criança uma caixa de surpresas.
Felizmente, na atualidade, obter informação sobre o crescimento infantil, como ocorre e o que podemos fazer para que seja normal e adequado, é fácil e rápido. Isto facilita a eliminação de dúvidas e lacunas em certa temática que possamos ter, sobre determinada situação ou atitude da criança.
Assim, porque o “saber não ocupa lugar” apresentamos de forma resumida, quais são as competências de comunicação esperadas em cada faixa etária, desde os 2 aos 6 anos. São também apresentadas tabelas organizadas de acordo com as componentes da linguagem (Semântica, Fonologia, Morfossintaxe e Pragmática) cujo desenvolvimento individual permite a aquisição e produção da linguagem.
De forma muito resumida, cada componente é responsável por uma área da linguagem: a Semântica pelo conteúdo, a Pragmática pelo uso e a Morfossintaxe (gramática) e Fonologia (som) pela forma.
As características mostradas nas tabelas são as mais comuns para cada faixa etária. É normal que a criança apresente um ou outro aspeto adiantado ou atrasado em relação à tabela de desenvolvimento, e isto vai depender essencialmente dos estímulos que a criança recebe no seu dia-a-dia. Por isso, é imprescindível que os pais saibam como estimular os seus filhos e, também, que o desenvolvimento da criança deve ser acompanhado pelo pediatra e/ou profissionais especializados.
Em suma, todas as crianças são diferentes mas, no fundo, são todas iguais e, por isso mesmo, devemos sempre lembrar que este artigo serve apenas de ponto de referência para o que será esperado naquela faixa etária.
Leia também
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Devemos frisar que as faixas etárias aqui descritas compreendem um ano entre elas, por exemplo, quando a criança entra nos 2 anos e não tem determinada competência que aqui referimos, lembre-se que até aos 3 anos ainda está “dentro do esperado” para a adquirir. As aquisições das crianças estão sempre diretamente ligadas ao estímulo a que estão sujeitas, por isso fale, brinque, desafie, ensine, aprenda e conviva com as crianças que o rodeiam, pois o ganho será sempre mútuo.