Início da gravidez: sintomas mais comuns
Os sintomas do início da gravidez podem passar facilmente desapercebidos. Muitas mulheres só descobrem que estão grávidas com o atraso menstrual. Contudo, alguns sinais e sintomas da gravidez podem aparecer mesmo antes de faltar o período.
Os sintomas mais comuns do início da gravidez devem-se às profundas alterações hormonais que se dão no corpo da mulher com vista à criação das condições necessárias para o desenvolvimento do embrião. Ao longo da gravidez, as oscilações hormonais alterações irão provocar outros sintomas e alguns incómodos que, na maioria dos casos, desaparecem após o parto.
Início da gravidez: sintomas mais comuns
Os sintomas da gravidez antes do atraso menstrual são semelhantes ao que aparecem depois de falhar o período e podem variar de mulher para mulher e de gravidez para gravidez. Como o atraso menstrual por si só pode não justificar o início da gravidez, é recomendado aguardar uns dias para fazer o teste de gravidez e, assim, obter um resultado mais fidedigno.
Quais são, então, os sintomas mais comuns do início da gravidez?
1. Tensão mamária
O peito é uma zona extremamente sensível às alterações hormonais e, por isso, a tensão mamária é um dos primeiros sintomas da gravidez.
A produção de progesterona e hCG (hormona gonadotrofina coriónica humana) estimulam o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos que irrigam fortemente toda a área de implantação do embrião e é este aumento do volume sanguíneo no seu corpo que faz com que o seu peito lhe pareça mais “cheio” e pesado.
2. Náuseas e vómitos
As náuseas e vómitos são sintomas muito comuns nas primeiras semanas da gestação. Apesar de ser tradicionalmente conhecida como “doença da manhã”, as náuseas/vómitos podem ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite.
3. Alterações do paladar e do olfato
A acompanhar as náuseas e vómitos pode sentir mais fome e a aversão a certos alimentos e cheiros ou até começar a ter desejos por certos alimentos ou sabores. Também pode sentir um gosto metálico estranho na boca.
4. Fadiga e cansaço
Um dos sintomas de gravidez mais frequentes é a fadiga. Sente-se mais cansada ou com vontade de dormir depois do almoço? É normal. O aumento da produção de progesterona vai deixá-la mais fatigada e com falta de energia.
5. Dor abdominal, barriga inchada e desconforto intestinal
Sente-se inchada, com desconforto intestinal ou mesmo leves câimbras abdominais? Estes são alguns dos primeiros sintomas da gravidez, em tudo semelhantes às cólicas que ocorrem antes ou durante o período menstrual.
6. Bexiga cheia
Pouco tempo após a conceção a necessidade de ir à casa de banho aumenta, especialmente durante a noite. A produção da hormona hCG é a grande responsável.
7. Manchas na pele
Reparou numas pequenas manchas escuras na testa, ponta do nariz, lábio superior ou nas faces do rosto? Este é mais um sintoma de que pode estar grávida.
Mais uma vez, são as alterações hormonais as responsáveis por estas pequenas manchas acastanhadas com origem no aumento da produção de melanina (pigmentação escura da pele que se forma como defesa contra a radiação solar).
8. Mudanças de humor
Sente-se feliz e logo a seguir triste e deprimida? A mudança brusca de humor é mais um sinal de que as hormonas estão em alta.
9. Prisão de ventre
Sintoma comum desde o início da gravidez, a prisão de ventre é provocada pelos níveis elevados de progesterona, que relaxa o intestino e torna a digestão mais lenta.
10. Mamilos mais escuros
A área em redor do mamilo parece-lhe ligeiramente mais escura? Este é mais um sinal precoce da gravidez. A alteração da cor deve-se ao aumento da produção hormonal que induz o aumento da produção de melanina.
11. Dores de cabeça
O aumento da produção hormonal e do volume sanguíneo podem dar origem a dores de cabeça. Mas, assim que o seu corpo se ajustar a estas alterações, devem passar.
12. Temperatura corporal basal elevada
Se a temperatura oral ou axilar, medida logo pela manhã, antes de se levantar da cama e sem ter feito qualquer esforço físico (temperatura corporal basal ou temperatura medida quando o corpo está em repouso) permanecer elevada é mais um sinal de que pode estar grávida.
O aumento da temperatura corporal basal ocorre logo após a ovulação (cerca de 24 a 72 horas depois).
13. Ausência do período
Entre os vários sintomas de gravidez, este é o sinal mais evidente de que pode estar grávida, caso o seu ciclo menstrual seja regular. Se não for esse o caso, pode notar algum dos outros sintomas da gravidez antes de dar pela falta da menstruação.
Saiba o que acontece na 1ª semana do desenvolvimento embrionário e acompanhe o crescimento do seu bebé durante a gestação semana a semana.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.