Período fértil e relações sexuais. Todos os meses, a mulher tem cerca de cinco dias para tentar uma fecundação bem sucedida.
Em cada ejaculação, o homem liberta entre 300 a 400 milhões de espermatozoides. Os mais resistentes vivem até cinco-sete dias dentro do corpo da mulher, sendo as primeiras 48 horas após a ejaculação o período de maior atividade.
Contudo, como o seu óvulo só tem um dia de vida tem que ser fecundado, no máximo, até 24 horas. Se o óvulo não for fecundado, morre e é removido na próxima menstruação (“menstrus“, mês, em grego) em conjunto com o revestimento da parede uterina.
Período fértil e relações sexuais
Calcular o período fértil
Se conseguir identificar o período fértil, fica a saber em que dias está a ovular e qual é o seu período fértil. Com essa informação pode saber com precisão quais são os cinco dias em que devem ter mais relações sexuais e dar tudo por tudo para engravidar.
Relações sexuais no período fértil
Para engravidar, é necessário ter relações sexuais não protegidas nos dias anteriores e/ou no dia da ovulação.
Se não tem a certeza de quando vai ovular, experimente ter relações sexuais dia sim, dia não (ou 3 vezes por semana, com um intervalo nunca superior a 3 dias entre relações) para garantir que tem uma reserva de espermatozoides em movimento no seu corpo (onde vivem até 5-7 dias) que podem atingir e fecundar o óvulo assim que esteja maduro.
Não é verdadeiro afirmar que precisa de ter relações todos os dias para engravidar. Identificar o seu período fértil a cada ciclo menstrual, e ter mais relações sexuais durante esse período de tempo, é sim uma forma natural de aumentar as suas hipóteses de engravidar.
Antes de começar mesmo a tentar engravidar, é aconselhável manter uma frequência razoável de relações sexuais. A normal atividade sexual permite que a produção de novos espermatozoides aumente contribuindo para uma melhor qualidade do esperma.
Permanecer deitada após a relação sexual aumenta o sucesso da fecundação?
Não há evidência de que a posição que a mulher adota após a relação sexual influencie a taxa de fertilidade. Contudo, segundo um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores holandeses permanecer algum tempo deitada após as relações sexuais pode ajudar a engravidar.
De acordo com as conclusões deste estudo, as mulheres que permaneciam deitadas após a inseminação artificial obtiveram uma taxa de fertilização bem-sucedida mais elevada.
Este estudo concluiu que 27% das mulheres que permaneceram deitadas durante 15 minutos após o procedimento conseguiram engravidar contra os 17% que não o fizeram.
COMO ENGRAVIDAR RÁPIDO
O sucesso da fecundação depende de vários fatores. Abaixo encontra outros artigos sobre este tema que lhe poderão interessar.