A ovulação é a primeira etapa da conceção. Todos os meses, o seu corpo liberta um óvulo maduro com metade do ADN do futuro bebé. Se for fecundado, o material genético do espermatozoide funde-se com o do óvulo dando origem à criação de uma célula única, génese do novo bebé. Saiba como reconhecer os sintomas de ovulação.
Sintomas de ovulação
Quando ocorre a ovulação?
A ovulação ocorre a meio do ciclo menstrual (14 dias a contar do primeiro dia do período para um ciclo de 28 dias), podendo variar de mulher para mulher de acordo com os dias do seu ciclo menstrual.
O dia da ovulação também pode variar de ciclo para ciclo especialmente quando este não é regular. Contudo, ciclos irregulares não impedem que ocorra a ovulação nem que a mulher tenha mais dificuldade em conceber um bebé. Apenas se torna mais difícil calcular a data da ovulação.
- Como calcular o período fértil e o dia da ovulação?
- Qual a altura ideal do ciclo menstrual para engravidar?
Ovulação e gravidez
Devido ao efeito das hormonas, durante a idade fértil da mulher, todos os meses um óvulo atinge a maturidade no ovário. Assim, a ovulação é a primeira etapa da gravidez e consiste no processo através do qual um folículo liberta um óvulo maduro em conjunto com o seu fluido folicular na superfície do ovário.
Após a ovulação, o óvulo pode ser fecundado durante 12 a 24 horas. Múltiplos espermatozoides irão tentar perfurar o óvulo para o fertilizar mas, na grande maioria dos casos, apenas um é bem sucedido.
Os gémeos idênticos ou gémeos monozigóticos resultam de um óvulo que foi fertilizado por um espermatozoide. Em algum momento do processo inicial de divisão celular, estas dividem-se em dois dando origem a dois embriões. Por isso, os gémeos idênticos partilham a mesma informação genética.
Se o óvulo não for fecundado, murcha e é removido na próxima menstruação em conjunto com o revestimento da parede uterina dando início a um novo ciclo menstrual.
Sintomas de ovulação
Embora a maioria das mulheres não tenha sinais ou sintomas de ovulação, os sinais mais comuns da ovulação são:
1. Alteração das características do muco vaginal
O sintoma de ovulação mais evidente é a alteração do muco cervical que passa de escasso, espesso e pegajoso a fino, fluido e abundante (parecido com clara de ovo).
Esta é mais uma alteração hormonal induzida pelo seu corpo para promover a conceção, por facilitar a deslocação dos espermatozoides desde a vagina até à trompa de Falópio onde se encontra o óvulo à espera de ser fertilizado.
Após a ovulação, o muco readquire a sua consistência normal, inóspita para os espermatozoides.
2. Dores abdominais
Cerca de 25% das mulheres sentem dores abdominais, geralmente do lado do ovário que está a ovular. Esta dor é chamada mittelschmerz (“dor do meio”). A dor pode ocorrer mesmo antes, durante ou após a ovulação.
Esta dor da ovulação pode ter várias causas. Mesmo antes da ovulação, o crescimento folicular pode esticar a superfície do ovário, causando dor. No momento da ovulação, o fluido ou o sangue é libertado do folículo do óvulo rompido e pode causar irritação do revestimento abdominal.
3. Aumento da temperatura corporal
O aumento da produção de progesterona provoca uma ligeira subida da temperatura corporal de 36,4 para 36,7ºC. Quando o casal tem relações sexuais durante o período fértil da mulher – isto é, quando a ovulação acaba de acontecer ou está próxima – as hipóteses de engravidar são acrescidas.
Período fértil e ovulação
Para calcular o período fértil é necessário contar 14 dias, a partir da data em que veio a última menstruação, isto tendo em conta um ciclo regular de 28 dias. A ovulação acontecerá 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, considerando-se esta o período fértil da mulher.
Para saber mais sobre fertilidade e gravidez consulte a sessão fertilidade feminina.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.