A idade gestacional e calculadora de gravidez parecem conceitos confusos? Pois saiba como é datada a gravidez e utilize a nossa calculadora da gravidez para estimar a idade da sua gravidez e a data provável para o parto.
Idade gestacional e calculadora da gravidez
Cálculo da idade gestacional
A gravidez tem início no dia em que o óvulo é fecundado pelo espermatozoide. A verdadeira duração da gravidez é de 268 dias, ou seja, 38 semanas.
Contudo, como é praticamente impossível definir o dia exato em que o óvulo é fecundado por um espermatozoide, convencionou-se, a nível internacional, datar a gravidez a partir do primeiro dia do último período menstrual (ou DUM, sigla para Data da Última Menstruação).
Assim, e considerando o primeiro dia do último período menstrual, a duração da gravidez é de 280 dias, 40 semanas ou 10 meses lunares.
Datação da gravidez pela “Lei de Naegele”
A duração da gravidez foi fixada no século XVIII, pelo obstetra alemão Naegele, em dez meses lunares . Isto equivale a nove meses de calendário ou 280 dias. Hoje em dia, todas as gestações são datadas de acordo com a “Lei de Naegele”.
Naegele baseou os seus cálculos no primeiro dia da DUM da mulher. Contudo, uma vez que a conceção ocorre duas semanas mais tarde, uma gravidez tem, na verdade, 38 semanas de duração ou 266 dias, e não 40 semanas (a não ser que a gravidez se prolongue para além das 41 semanas). Assim, duas semanas depois de a mulher ter concebido, estará na sua quarta semana da gestação.
Como se sabe, a ovulação ocorre a meio do ciclo. Portanto, num ciclo regular de 28 dias, a ovulação (e conceção) ocorrerá por volta do dia 14.
Trimestres, meses, semanas e dias de gravidez
A gravidez é dividida em três trimestres. Cada um destes trimestres é marcado por fases diversas do desenvolvimento embrionário e fetal.
O acompanhamento da gravidez semana a semana permite a assistência pré-natal adequada uma vez que, e muito particularmente no primeiro trimestre da gravidez, o desenvolvimento embrionário é bastante acelerado.
Segundo o calendário lunar, a idade gestacional é dividida da seguinte forma:
Primeiro trimestre
- 1º mês lunar: 1ª à 4ª semana (28 dias de gestação)
- 2º mês lunar: 5ª à 8ª semana (56 dias de gestação)
- 3º mês lunar: 9ª à 12ª semana (84 dias de gestação)
Segundo trimestre
- 4º mês lunar: 13ª à 16ª semana (112 dias de gestação)
- 5º mês lunar: 17ª à 20ª semana (140 dias de gestação)
- 6 º mês lunar: 21ª à 24ª semana (168 dias de gestação)
Terceiro trimestre
- 7º mês lunar: 25ª à 28ª semana (196 dias de gestação)
- 8º mês lunar: 29ª à 32ª semana (224 dias de gestação)
- 9º mês lunar: 33ª à 36ª semana (252 dias de gestação)
- 10º mês lunar: 37ª à 40ª semana (280 dias de gestação)
Como se calcula as semanas de gravidez?
Considera-se a forma mais correta de calcular o tempo de uma gravidez através do dia da conceção.
Contudo, definir o dia exato em que a conceção ocorre é, como mencionado, uma tarefa difícil, se não mesmo impossível. Acontece que a conceção pode não ter ocorrido no dia da relação sexual, mas sim num dos dias seguintes.
Como é isto possível?
Com efeito, quando as circunstâncias são favoráves, os espermatozoides podem sobreviver vários dias dentro do aparelho reprodutor feminino. Se o homem for saudável e o muco da mulher apresentar condições adequadas para a sobrevivência dos espermatozoides, estes sobreviverão mais tempo.
Em termos práticos, se a relação sexual ocorreu no dia 1, mas a mulher só ovulou no dia 4, a conceção ocorre apenas no dia 4 (e não no dia da relação sexual). Falamos assim de um intervalo de três dias entre a relação sexual e a conceção. É, pois, possível engravidar mesmo que as relações sexuais desprotegidas tenham ocorrido vários dias antes da ovulação.
Como vemos, é quase impossível descobrir o dia exato em que ocorre a fecundação do óvulo. Sendo assim, para tornar o cálculo mais simples, convencionou-se designar o primeiro dia da gravidez como o primeiro dia da última menstruação. Por isso, os obstetras perguntam sempre às grávidas qual foi a DUM.
Como é que este cálculo funciona na prática?
Para melhor perceber este cálculo, vamos supor um caso de gravidez:
Uma mulher tinha algumas semanas de atraso menstrual. A DUM desta mulher tinha sido a 1 de junho. Perante o atraso menstrual, a mulher efetua um teste de gravidez no dia 15 de julho, cujo resultado é positivo.
Neste caso, o cálculo da idade gestacional é feito da seguinte forma: o primeiro dia de gravidez terá sido a 1 de junho. Isto não significa, porém, que a mulher tenha efetivamente engravidado nesse dia. A primeira semana de gestação é contudo considerada a de 1 a 7 de junho, a segunda semana de 8 a 14 de junho, e assim até ao final da gestação. No dia em que a mulher fez o teste de gravidez estaria portanto, segundo este método de cálculo, nas 6 semanas e 3 dias de gestação.
De acordo com os cálculos efetuados, a ovulação e conceção teram ocorrido entre a segunda e terceira semana após a DUM. Sendo assim, nas duas primeiras semanas de gestação (1 a 14 de junho), na verdade a mulher não estava grávida. Isto significa que quando ela diz que está na 14ª ou 21ª semana de gestação, em termos cronológicos a gravidez está na realidade com cerca de duas semanas a menos.
O uso do primeiro dia da DUM como referência do início da gravidez é uma forma de uniformizar o cálculo da idade gestacional, mesmo que isso implique alguns dias de diferença em relação ao tempo real de gestação.
E se eu não me lembrar do dia exato em que teve início a DUM?
Pode acontecer a mulher não se lembrar do dia exato em que iniciou a última menstruação. Este é o caso de mulheres com um ciclo menstrual irregular, a hemorragia no início da gravidez ter sido confundida com a menstruação ou mesmo de a gravidez ter sido descoberta com já com várias semanas de gestação.
Nestas circunstâncias, pode ser realizada uma Ecografia Obstétrica Precoce. Este exame deve ser realizado antes das 10 semanas de gravidez.
Cálculo da Data Provável de Parto
Ao contrário do que possa pensar, o objetivo do cálculo da data provável do parto (DPP) não é tentar antecipar o dia do parto. É sim informar a mãe sobre a possível altura em que a gravidez chegará ao seu termo, considerando que será de 40 semanas.
Em mulheres com ciclo menstrual regular e que sabem qual foi o primeiro dia da última menstruação (DUM), o cálculo da DPP é simples. É usada a fórmula seguinte :
- Adicionar 7 dias ao primeiro dia da sua última menstruação (DUM)
- Retirar 3 meses ao resultado obtido
- Adicionar 1 ano
Exemplo de cálculo
- Primeiro dia da última menstruação = 2 de abril
- Retirar 3 meses = 2 de abril
- Adicionar 7 dias = 9 de janeiro (1 ano mais tarde) é a DPP
Quando é calculada a partir da DUM, uma gestação normal (ou de termo) terá uma duração de 37 a 41 semanas. É considerado parto prematuro, se o bebé nascer antes da 37ª semana de gestação. Se, por outro lado, o parto ocorrer após a 42ª semana, o bebé será considerado de pós-termo.
Cálculo definitivo da idade gestacional
Mesmo que saiba a data do primeiro dia do seu último período menstrual, o cálculo definitivo do tempo da gravidez poderá ser ajustado na 1ª ecografia da gravidez. Esta ecografia é realizada entre as 11 e as 13 semanas + 6 dias de gestação.
É com esta ecografia que é também determinada a DPP. Assim, tanto a idade gestacional definitiva, como a DPP são datas calculadas com base na medição do comprimento crânio-caudal do bebé.
Ainda assim, a DPP não passa de uma referência, uma vez que, como se viu, com uma gestação de termo, o bebé poderá nascer entre as 37 (bebé de termo) e as 42 semanas.
Calculadora da gravidez
Utilize a nossa calculadora para estimar o tempo da sua gravidez, o dia provável para o parto e para acompanhar o desenvolvimento do seu bebé ao longo de cada uma das semanas da sua gestação.
Saiba como mudam os sintomas físicos ao longo da gravidez e como fazer a correspondência entre semanas e meses.