16 semanas de gravidez são 4 meses
Está na quarta semana do 4º mês da gravidez (o bebé tem 14 semanas de idade).
O bebé mede entre 108 a 116 cm (da cabeça à anca) e pesa entre 80 a 100 g. O seu sistema nervoso está a funcionar em pleno e os músculos reagem à estimulação cerebral o que lhe permite coordenar os movimentos.
O seu útero continua a crescer e a altura uterina é, agora, de 14 centímetros. O fluxo de sangue no útero é 5 vezes superior ao normal. Assim, o seu organismo garante que o bebé recebe todos os nutrientes e o oxigénio necessários ao seu desenvolvimento.
A pressão exercida pelo aumento do útero sobre o diafragma poderá fazer com que sinta falta de ar. É muito importante que diminua o ritmo diário, que evite situações que lhe provoquem ansiedade e que descanse sempre que possível.
Para evitar dores nas pernas e o inchaço nos tornozelos, particularmente ao final do dia, mantenha-se ativa, use meias de descanso e durma com as pernas elevadas. Experimente dormir virada para o lado esquerdo, para se sentir mais confortável e facilitar a respiração.
É provável que tenha alguma dificuldade em segurar a urina até chegar à casa de banho. Os exercícios de Kegel ajudam a reforçar os músculos do períneo, precavendo a incontinência urinária ao mesmo tempo que aumentam a resistência muscular para o parto.
O bebé mexe-se com energia e coordena melhor os movimentos. Já consegue levantar a cabeça e o pescoço e sentar-se.
Com o desenvolvimento do cérebro, o feto afina a coordenação de movimentos: abre e fecha as mãos, estica braços e pernas e faz caretas. Sente as carícias feitas no abdómen da mãe e reconhece a sua voz.
As pernas alongam-se e os vasos sanguíneos estão totalmente constituídos. O bebé é um verdadeiro atleta e como ainda tem muito espaço no útero movimenta-se livremente. Deitada, é possível que o sinta mexer-se (mas não é preocupante se o sentir mais tarde).
Os olhos começam a mover-se e já é possível ouvir o coração com um estetoscópio – 110 a 120 batimentos por minuto, cerca do dobro dos de um adulto.
O bebé sente todas as emoções vividas pela mãe devido à variação das substâncias químicas que a mãe liberta de acordo com o seu estado de humor e que passam através da placenta para o sistema do bebé.
O verniz caseoso cobre a pele, protegendo-a do contacto permanente com o ambiente húmido do líquido amniótico. Como engole líquido amniótico, tem tem soluços frequentemente. O sistema digestivo produz mecónio (a primeira matéria fecal do bebé que será expulsa nos primeiros dias após o parto), que se acumula nos seus intestinos.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 16 semanas de gravidez
O seu bebé
O seu corpo
Gravidez semana a semana
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 2º trimestre da gravidez
- Medo do parto
- O que não lhe disseram sobre o pós-parto
- Os partos: normal e cesariana
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Principais riscos da alimentação na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- As emoções dos pais na gravidez
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé