26 semanas de gravidez são 6 meses
O seu útero está quase 7 cm acima do umbigo. O crescimento da barriga e o esforço cardíaco aumentam o cansaço.
Tente relaxar sempre que possível e evite esforços físicos desnecessários. Se ainda não tomou algumas decisões como escolher um pediatra, talvez esteja na altura de preparar uma agenda para as próximas semanas.
O peso nas costas e a mudança do centro de equilíbrio podem afetar o nervo ciático, provocando dor, dormência e/ou formigueiro nas nádegas e nas pernas. Para combater esta condição, deite-se, pratique hidroginástica ou recorra a massagens.
A retenção de líquidos é outro desconforto comum. Para ativar a circulação, descanse com as pernas elevadas, use um banquinho para elevar os pés quando está sentada, evite permanecer por longos períodos de pé ou na mesma posição.
Caminhar, fazer hidroginástica ou nadar também são bons exercícios para diminuir estes sintomas, repor energia, aumentar o tónus muscular (tão importante para o parto e para a recuperação no pós-parto) e controlar o ganho de peso.
Continue a praticar os exercícios de Kegel para tonificar os músculos do períneo e controlar a incontinência urinária.
Pequenos vasos sanguíneos são visíveis nos seus seios, que estão mais cheios e sensíveis. As alterações hormonais podem deixar o cabelo e pele mais oleosos.
O bebé já consegue ficar com os olhos abertos e iniciam-se os movimentos respiratórios primitivos (os pulmões só funcionam em pleno após o nascimento, quando o ar entra nos pulmões e respira pela primeira vez).
As feições do seu rosto estão muito próximas das que terá ao nascer: as pestanas estão formadas o nariz definido, as fossas nasais abertas, a linha do cabelo começa a notar-se e o pescoço está destacado do tronco.
O desenvolvimento fetal está terminado. O cérebro apresenta cada vez mais circunvoluções (conjunto de pregas do córtex cerebral), e estas são mais profundas. O sistema nervoso continua a desenvolver-se até ao nascimento.
Os reflexos do bebé afinam-se preparando-o para a vida fora do útero.
O espaço no útero é cada vez mais apertado à medida que as semanas passam. Por volta desta semana o seu tamanho duplicou desde o início do segundo trimestre.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 26 semanas de gravidez
O seu bebé
O seu corpo
Gravidez semana a semana
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 2º trimestre da gravidez
- Medo do parto
- O que não lhe disseram sobre o pós-parto
- Os partos: normal e cesariana
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Principais riscos da alimentação na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- As emoções dos pais na gravidez
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé