Com 29 semanas de gravidez, os pulmões do bebé continuam a desenvolver-se e o feto está a crescer a um ritmo de, aproximadamente, 1 cm por semana. Os seus sentidos apuram-se e torna-se sensível à luz, a estímulos sonoros, sabores e cheiros. O corpo da mãe começa a preparar-se para o parto. A barriga desce e, é provável que sinta as chamadas contrações de Braxton-Hicks ou falsas contrações do parto. Eis o essencial sobre a sua gravidez com 29 semanas.
29 semanas de gravidez são quantos meses?
29 Semanas de gravidez são 7 meses. Está no 3º trimestre da sua gestação. Faltam 77 dias para conhecer o seu bebé!
Tamanho e peso do bebé às 29 semanas de gravidez
Às 29 semanas de gravidez, o seu bebé tem o tamanho de uma abóbora manteiga pequena!
Com 29 semanas de gravidez o bebé mede cerca de 38,6 cm (medida da cabeça aos pés) e pesa de aproximadamente 1150 g.
O desenvolvimento do bebé
Posição do bebé no útero
Com 29 semanas de gravidez o seu bebé já se deve ter posicionado para nascer, ou seja, já deve estar de cabeça para baixo. Mas, se eventualmente isso ainda não aconteceu, não se preocupe, pois ainda tem tempo para o fazer.
Órgãos e gordura
Os órgãos continuam a crescer, acompanhando o desenvolvimento do corpo do bebé. Neste estádio gestacional, o bebé continua a acumular gordura e a ganhar peso, engordando cerca de 200g por semana.
Pele e cabelo
Com a acumulação de gordura, a pele fica mais distendida e menos enrugada. Deixou de ser translúcida e os pequenos vasos sanguíneos deixam de ser visíveis sob a pele.
Já o lanugo começa a desaparecer e o cabelo continua a crescer. As sobrancelhas e as pestanas estão perfeitamente definidas.
Cérebro e sistema nervoso
O cérebro continua a desenvolver-se prodigiosamente à medida que as ligações neuronais se complexificam. Já controla a respiração e a temperatura corporal e reage à dor como um recém-nascido. Com a rápida multiplicação das células nervosas, o sistema nervoso central do bebé está cada vez mais complexo.
Para além disto, existem dados que permitem pensar que, por volta desta altura, o bebé começa a sonhar e a construir as suas primeiras memórias.
Sistema digestivo
O sistema digestivo do bebé está em preparação e, como tal, o bebé engole e excreta líquido amniótico. No intestino, começa a acumular-se uma substância pegajosa, o chamado mecónio, que será expulsa nos primeiros dias após o nascimento. Este é constituído por muco, enzimas e sais de bile (é o primeiro cocó do bebé).
Coração
O coração bate entre 150 a 160 vezes por minuto, o dobro do batimento cardíaco de um adulto.
Pulmões
Os pulmões estão mais maduros e segregam surfactante (substância que facilita a expiração). Os alvéolos continuam em formação e os pulmões a amadurecer, o que se manterá até à data do parto. Só após o nascimento, quando se enchem de ar, é que o bebé respira autonomamente pela primeira vez.
Medula óssea
A medula óssea substitui o fígado e o baço na produção de glóbulos vermelhos.
Sentidos
Os sentidos do bebé apuram-se. Ele torna-se sensível à luz, a estímulos sonoros, sabores e cheiros.
Visão
Nesta fase, o bebé abre e fecha os olhos, consegue focar e piscar e movê-los nas órbitas. Já é capaz olhar à sua volta, apesar de o útero ser muito escuro para poder ver alguma coisa, e seguir a luz intensa, como a de uma lanterna, apontada em direção ao ventre da mãe. Através do útero, consegue também distinguir a diferença entre a luz do sol e a luz artificial.
Audição
O bebé já reconhece a voz da mãe. Após o nascimento, será capaz de a reconhecer entre todas as outras vozes. Reage a barulhos e ruídos fortes. Aprecia os sons ritmados, por exemplo, a música.
Os especialistas acreditam que o feto percebe melhor os sons mais graves e que os sons mais fortes e agudos lhe chegam distorcidos e abafados, devido à “almofada” entre o útero e o mundo exterior.
Paladar e olfato
O bebé tem paladar e consegue saborear a comida que a mãe come. As moléculas de sabor dos alimentos passam do sangue da mãe para o líquido amniótico do bebé, através da placenta. Acredita-se também que os bebés podem cheirar a comida.
Movimentos do bebé
Com 29 semanas de gravidez o bebé está muito ativo e mexe-se constantemente, o que até poderá causar algum incómodo à mãe. Consegue abrir e fechar as mãos, mexe-se com vigor e brinca com o cordão umbilical.
Curiosidades das 29 semanas de gravidez
- O cabeça está cada vez mais proporcional ao resto do corpo;
- A quantidade de líquido amniótico vai diminuindo e o feto ocupa cada vez mais espaço;
- Os ossos estão completamente desenvolvidos e os músculos continuam a sua evolução;
- Se o seu bebé é uma menina, o clitóris encontra-se relativamente saliente, porque ainda não está coberto pelos lábios vaginais, o que deverá acontecer mais próximo da data do parto;
- Se for menino, os testículos descem até à virilha na direção do sacro escrotal.
29 semanas de gravidez: mudanças no corpo da mãe
O seu corpo começa a preparar-se para o parto. A barriga desce e, é provável que sinta contrações ligeiras, as chamadas contrações de Braxton-Hicks ou falsas contrações do parto. Estas são espaçadas e indolores e pode sentir o seu útero mais duro durante uns 30 segundos e depois a descontrair-se.
Os seus pulmões absorvem cerca de 20% de oxigénio a mais para alimentar também o bebé.
O coração e os rins trabalham arduamente para normalizar a circulação sanguínea (o volume sanguíneo aumenta cerca de 50% durante a gravidez) e processar os líquidos da gestação.
Sintomas das 29 semanas de gravidez
Incontinência urinária
A pressão que o bebé exerce sobre a bexiga pode causar alguma incontinência urinária e visitas cada vez mais frequentes ao WC.
Doras nas costas e pernas cansadas
À medida que o peso e o volume da barriga aumentam e o cansaço se acumulada, pode sentir alguns desconfortos como dores nas costas e sensação de pernas cansadas e pesadas.
Para atenuar a dor nas costas use uma cinta de gravidez para ajudar a suportar o peso da barriga e a corrigir a postura. Faça exercícios de alongamento, use um calçado confortável, evite estar parada no mesmo local e de pé durante longos períodos de tempo e aplique calor local para relaxar os músculos.
A sensação de pernas cansadas e pesadas pode ser amenizada pelo repouso com as pernas elevadas e pelo uso de meias de compressão. Este último tem ainda uma ação preventiva contra derrames e varizes. Também pode experimentar massajar as pernas com um gel específico que alivia o cansaço e refresca a pele. Aconselhe-se com o seu médico.
Prisão de ventre
A prisão de ventre agrava-se devido ao aumento da produção de progesterona que relaxa os músculos do intestino. A alimentação e a ingestão de líquidos são bons aliados no combate à obstipação. O exercício físico também ajuda a melhorar os movimentos intestinais e a aliviar outros desconfortos derivados do aumento do peso e perda de mobilidade.
Volume mamário e secreção vaginal
Nesta fase gestacional, o volume dos seus seios continua a aumentar. Também pode notar um aumento da secreção vaginal.
Colostro
O aumento da produção da oxitocina estimula a produção do leite materno. Por isso, o primeiro leite – colostro – pode começar a sair dos mamilos mesmo antes do nascimento do bebé.
O peso da grávida às 29 semanas de gravidez
Na 29ª semana de gravidez a grávida já deve ter engordado entre 9,5 kg e 11,5kg. Este valor depende do número de fetos e de outras circunstâncias específicas da mãe e da própria gravidez.
Cuidados com o corpo e alimentação às 29 semanas de gravidez
Com a evolução da gravidez deve prosseguir com os cuidados corporais e alimentares que teve até aqui. Desta forma:
- Deve continuar a seguir uma dieta saudável e equilibrada, privilegiando os alimentos ricos nutricionalmente;
- A compressão que o bebé exerce sobre o seu estômago pode fazer com que se sinta “cheia” rapidamente. Faça refeições ligeiras e várias vezes ao longo do dia. Entre as refeições principais, se sentir fome, prefira uma peça de fruta ou um iogurte;
- Para evitar o aparecimento ou agravamento das estrias deve hidratar bem o seu corpo (bebendo cerca de 2 litros de água) e a sua pele (recorrendo a cremes gordos e hidratantes);
- Continue a fazer os exercícios de Kegel. Estes exercícios ajudam a fortalecer a zona do períneo (área muscular situada entre a vagina e o ânus e que desempenha um papel fundamental no parto). São muito simples e fáceis de fazer e consistem em contrair os músculos da zona pélvica de forma sequencial e firme.
- Se já se sente ansiosa relativamente ao parto, relaxe, faça exercício físico e aproveite todos os momentos para cuidar de si.
Consultas e exames às 29 semanas de gravidez
4ª Consulta pré-natal
Entre as 27 e as 30 semanas e 6 dias deve realizar a quarta consulta de vigilância da gravidez. Nesta consulta, será avaliado o bem-estar materno-fetal e, dada a aproximação do parto, o risco de o bebé nascer antes do tempo previsto. O seu médico irá informá-la sobre a importância da comunicação intrauterina (falar com o feto, acariciar o abdómen, estimular pensamentos sobre o bebé, etc.) e do aleitamento materno.
Quando o sangue da mãe é Rh negativo e o pai é Rh positivo pode haver um problema de compatibilidade entre o sangue da mãe e o sangue do bebé. Isto porque é muito provável que o bebé herde o tipo de sangue Rh positivo do pai.
Neste caso, quando o sangue do bebé entra na corrente sanguínea da grávida, as defesas desta vão encará-lo como um invasor e produzir anticorpos contra o sangue do bebé. Estes anticorpos atravessam a placenta e podem atacar o sangue do bebé.
Assim, se o seu grupo sanguíneo for negativo e o do pai positivo, fará a vacina imunoglobulina anti-D (anticorpos para o fator Rh) às 28 semanas de gestação ou até 72 horas após o parto se o bebé for Rh positivo. Também terá de a fazer em casos de aborto (espontâneo ou provocado), gravidez ectópica, realização de manobras invasivas (amniocentese ou biopsia das vilosidades coriónicas), versão cefálica externa (virar o bebé), descolamento da placenta, placenta prévia (placenta localizada sobre o colo do útero), traumatismo abdominal ou qualquer outra situação em que o sangue do bebé possa entrar na corrente sanguínea da grávida.
3ª Ecografia obstétrica
Entre as 30 e as 32 semanas e 6 dias irá realizar a 3ª ecografia da gravidez, para avaliar o desenvolvimento fetal e fazer o diagnóstico de anomalias tardias.
Será ainda avaliada a localização, estado e condições fisiológicas da placenta. À medida que a gravidez avança, a placenta vai envelhecendo e perdendo a capacidade de desempenhar as suas funções a 100% (nutrir e fornecer oxigénio ao feto). Em situação de placenta baixa ou prévia poderá ser considerado o parto por cesariana.
Também é observado se o bebé já se posicionou para o parto, com a cabeça virada na direção da cavidade pélvica (alguns bebés não chegam a dar a volta até ao final da gravidez e podem nascer numa outra posição).
29 semanas de gravidez: dicas e sugestões
- A partir do início do 3º trimestre convém preparar a lista de compras para as malas da maternidade. Informe-se na maternidade/hospital onde planeia ter o parto o que é necessário levar. Apesar de alguns dos itens serem básicos e sempre necessários, a instituição pode fornecer alguns e sempre fica com uma lista mais reduzida.
- Está também na hora de comprar os primeiros produtos de higiene para o bebé e preparar o enxoval. É aconselhável lavar a roupa do bebé à mão, ou sem ser misturada com a restante roupa e com um detergente específico que minimize o risco de alergias ou irritações;
- Poderá começar a pensar no seu plano para o parto;
- O seu bebé já é sensível à luz. Estimule-o, aproximando e afastando um foco de luz da sua barriga;
- Sempre que conduzir utilize o cinto de segurança, tendo, contudo, cuidado para que este não exerça pressão sobre o abdómen.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se e reage a essa mudança para acomodar e nutrir o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.