Às 39 semanas de gestação, o seu bebé é considerado de termo. Ele está apertado no seu útero e pode nascer a qualquer momento. Nesta fase gestacional, é normal que tenha dificuldade em movimentar-se e que se canse facilmente. Por isso, repouse bastante e não faça esforços desnecessários. Eis o essencial sobre a sua gravidez com 39 semanas de gestação.
39 semanas de gravidez são quantos meses?
39 semanas de gravidez são 9 meses. Está no 3º trimestre da sua gestação. Faltam 7 dias para conhecer o seu bebé!
Tamanho e peso do bebé às 39 semanas de gravidez
Às 39 semanas de gravidez, o seu bebé tem o tamanho de um melão!
Com 39 semanas de gravidez o bebé mede aproximadamente entre 50-52 cm (medida da cabeça aos pés) e pesa de cerca de 3250 gr.
O desenvolvimento do bebé
O desenvolvimento do seu bebé está completo. Nestes 9 meses, ele desenvolveu-se de uma célula única para um mini ser humano, constituído por mais de 200 milhões de células e pesando 6 mil milhões de vezes mais.
Até ao nascimento, que pode ser a qualquer momento, ele vai continuar a ganhar peso. Os seus movimentos são cada vez menores, devido à falta de espaço no útero.
Sistema imunitário
O sistema imunitário continua a amadurecer. A placenta tem provido o feto dos nutrientes e anticorpos essenciais ao apoio do sistema imunitário. Nos próximos 6 a 12 meses, estes irão ajudar o seu bebé a combater as doenças e infeções.
Pulmões
Os pulmões estão inteiramente desenvolvidos e ampliam a produção de surfatante para manter os alvéolos abertos. O tórax expande-se e fica mais proeminente.
Cabeça
O crânio do bebé ainda não é totalmente firme. Há, no topo da cabeça, uma zona mole, denominada moleirinha, onde os ossos ainda estão separados para facilitar a passagem da cabeça pelo canal de parto (os ossos demoram um ano ou mais a fundirem-se). Deste modo, conseguem sobrepor-se para alongar a cabeça, tornando-a mais estreita e, assim, passar até ao exterior sem danificar o cérebro. Esta flexibilidade permite também que o cérebro tenha espaço para crescer ao longo dos primeiros meses de vida.
A pressão exercida na cabeça do bebé durante o parto para atravessar o canal em direção ao exterior, pode deixar a cabeça com pequenas deformações. Contudo, 7 a 10 dias após o parto, a sua forma volta ao normal.
Pele e cabelo
O vernix caseoso e o lanugo que revestia o corpo do bebé desapareceram e a pele está agora macia e lisa. O bebé já tem cabelo.
Reflexos primitivos
O bebé tem já um conjunto de reflexos primitivos (reflexo de Moro, de marcha automática, de preensão, de sucção, entre outros) que lhe possibilitarão adaptar-se à vida extrauterina. Estes reflexos vão desaparecer nos primeiros meses de vida, à medida que o córtex cerebral se desenvolve.
Curiosidades das 39 semanas de gravidez
As plantas das mãos e dos pés do seu bebé têm rugas.
A força que fará durante o parto vai ajudar o bebé a esvaziar os seus pulmões de líquido e a libertar adrenalina. Esta hormona é responsável pela realização de ajustes pós-natais, como o fechamento dos canais cardíacos fetais e a mobilização dos glóbulos brancos. Estes ajustes são praticados pelo bebé durante as contrações de Braxton-Hicks (falsas contrações) que se podem sentir durante a gestação.
39 semanas de gravidez: mudanças no corpo da mãe
Às 39 semanas, o útero ocupa todo o espaço da pélvis e uma parte significativa do abdómen. Pesa mais de um quilo e contém cerca de 5 litros de líquido amniótico. Com o “envelhecimento” da placenta, é essencial monitorizar o seu grau, para garantir que continua a cumprir a sua função de forma adequada.
Sintomas das 39 semanas de gravidez
Dificuldade em movimentar-se e cansaço
Nesta fase gestacional, é normal que tenha dificuldade em movimentar-se e que se canse facilmente. Por isso, repouse bastante e não faça esforços escusados.
Colostro
O aumento da produção da ocitocina estimula a produção do leite materno. Por isso, o primeiro leite – colostro – pode começar a sair dos mamilos mesmo antes do nascimento do bebé. Esta substância rica e cremosa, satisfaz todas as necessidades nutricionais do bebé.
A “subida do leite” acontece 5 a 7 dias após o parto. Nesta fase, os seus seios podem ficar túrgidos, quentes e doridos. Este desconforto deve-se à diminuição do nível hormonal e pela própria produção do leite. À medida que vai alimentando o seu filho e o seu corpo normaliza a produção de leite, o incómodo tende a desaparecer.
Leia também: Subida do leite: quando acontece, sintomas e como aliviar
Rolhão mucoso
O rolhão mucoso, substância gelatinosa que sela o colo do útero e protege o bebé dos agentes externos, pode sair nos dias ou horas anteriores ao parto. A sua perda é um sinal de que o parto está para breve, mas não implica a ida para a unidade de saúde.
Leia também: Rolhão mucoso: o que é e para que serve
Contrações
À medida que a data do parto se aproxima, é natural que comece a sentir que as contrações uterinas se intensificam. Estas resultam do aumento da produção da hormona oxitocina. Quando as contrações se tornarem regulares (de 5 em 5 ou 10 em 10 minutos), longas (durando entre 30 a 40 segundos) e dolorosas deve dirigir-se à maternidade/hospital. Também o deverá fazer se tiver perdas de sangue ou de líquido por via vaginal e se notar diminuição ou ausência de movimentos fetais.
Ansiedade
Nesta altura é normal que tenha insónias e se sinta ansiosa para conhecer o seu bebé. Procure descansar e relaxar o mais possível, e fazer os alguns preparativos de última hora. Mantenha-se tranquila e partilhe com o seu companheiro todas as dúvidas e ansiedades.
O peso da grávida às 39 semanas de gravidez
Na 39ª semana de gestação, a grávida já deve ter engordado entre 12 a 14 kg. Este valor depende do número de fetos e de outras circunstâncias específicas da mãe e da própria gravidez.
Cuidados com o corpo e alimentação às 39 semanas de gravidez
Está no final da gravidez e, como tal, deve manter todos os cuidados que teve até aqui com o seu corpo e com a sua alimentação. Importa, assim:
- Continuar a alimentar-se de uma forma saudável e equilibrada;
- Manter o corpo e a pele hidratados;
- Não fazer esforços desnecessários e descansar bastante.
Consultas e exames às 39 semanas de gravidez
Consulta pré-natal
Com a aproximação da data do parto, as consultas tornam-se semanais para acompanhamento do bem-estar materno-fetal. Na consulta desta semana é possível que o médico faça o exame de toque vaginal para verificar a dilatação do útero, a integridade da bolsa amniótica e a posição do feto. A frequência cardíaca fetal e as contrações uterinas são avaliadas através do cardiotocograma (CTG).
Nesta consulta, se ainda não o fez, deve conversar com o seu médico sobre o trabalho de parto, o puerpério e a amamentação.
Leia também: Pós-parto: tudo o que precisa saber
Amamentação
O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, com uma composição nutricional perfeitamente adequada às necessidades do bebé, nas várias etapas do seu desenvolvimento. Possui também substâncias com capacidade imunomoduladora, bem como centenas de espécies de bactérias benéficas, tornando-o único, impossível de igualar pelo leite artificial.
Benefícios para o bebé:
- É de fácil digestão e promove a maturação intestinal do recém-nascido;
- Provê os nutrientes e a água de que necessita na proporção e na qualidade adequadas;
- Reforça o sistema imunológico, prevenindo infeções gastrointestinais, respiratórias e urinárias;
- Diminui a ocorrência de otite média, doenças alérgicas, diabetes juvenil e o risco de obesidade;
- Possibilita uma adequada adaptação a novos alimentos;
- Contribui para o adequado desenvolvimento da musculatura e dos ossos orofaciais e para a moldagem do palato, com benefício para a respiração nasal e para a fala;
- Reduz a ocorrência de cárie dentária;
- O toque e a cuidado ajudam o bebé a sentir-se seguro e amado.
Benefícios para a mãe:
- Promove involução uterina (processo que leva à recuperação do tamanho normal do útero) e a recuperação do peso;
- Reduz o risco de cancro da mama e do ovário e a incidência de diabetes e osteoporose;
- Está sempre pronto a consumir e na temperatura ideal para o bebé;
- Promove a vinculação entre a mãe e o bebé e reforça a autoestima da mulher.
39 Semana de gravidez: dicas e sugestões
- Tenha tudo à mão: as malas para levar para a maternidade/hospital (a do bebé, a sua e a do pai), a documentação necessária, a cadeira auto e a máquina fotográfica ou de filmar.
- Treine os exercícios de respiração que aprendeu nas aulas de preparação para o parto;
- Continue a exercitar os músculos do períneo (área muscular situada entre a vagina e o ânus e que desempenha um papel fundamental no parto);
- Continue com as suas caminhadas e mantenha-se ativa dentro do razoável;
- Relaxe o máximo que puder e viva estes últimos dias da sua gravidez da forma mais serena possível;
- Quando sentir as primeiras contrações, comece a registá-las. Assim que se tornarem regulares (cerca de 3 contrações em cada 15 minutos), significa que pode estar em trabalho do parto.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se e reage a essa mudança para acomodar e nutrir o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.