4 Semanas de gestação: as camadas embrionárias começam a diferenciar-se para dar origem às diferentes partes do corpo e órgãos do bebé. Apesar de toda esta atividade, pode ainda não saber que está grávida. Conheça o essencial sobre a quarta semana de gestação.
4 Semanas de gestação
- Idade de gestação: 4 semanas (1º mês, 1º trimestre)
- Idade embrionária: 2 semanas
- 4 Semanas de gestação são 28 dias de gravidez
- Comprimento do embrião: menos de 1 mm
- Tamanho: semente de chia
4 Semanas de gestação: desenvolvimento do bebé?
O embrião tem agora a forma de um disco com três camadas de células germinativas que desenvolvem distintamente umas das outras para dar origem à ectoderme, mesoderme e endoderme:
- Ectoderme: células que dão origem ao cérebro, sistema nervoso, pele e cabelo;
- Mesoderme: células que dão origem ao esqueleto, músculos, sistema circulatório e rins;
- Endoderme: células que dão origem ao trato intestinal, pulmões e outros órgãos internos.
O sexo do bebé já foi determinado apesar de só ser visível a partir das 16-17 semanas através de uma ecografia (por norma, na ecografia do 2º trimestre). Dentro da cavidade amniótica, o líquido amniótico renova-se a cada 2 horas.
4 Semanas de gestação: o seu corpo
À medida que o conjunto de células se multiplica e diferencia, o seu corpo cria todas as condições necessárias para nutrir e sustentar o desenvolvimento do bebé.
Nesta semana, a menstruação não aparece como de costume. Algumas mulheres “sentem” que estão grávidas pouco tempo após a conceção. Poderá sentir alguns sintomas como os seios doridos, cansaço, sonolência e náuseas.
O que pode planear para esta semana?
Se ainda não começou a tomar ácido fólico, será aconselhada pelo seu médico a fazer esta suplementação. Este nutriente também pode ser ingerido através da alimentação. Conheça alguns alimentos ricos em ácido fólico.
O iodo é outro nutriente essencial na gravidez. O iodo é um oligoelemento essencial à vida. Uma vez que não é sintetizado pelo organismo, deverá ser obtido a partir de fontes alimentares. O iodo é acumulado na glândula tiróide, tendo como função a biossíntese das hormonas da tiróide.
Estas hormonas são responsáveis pela regulação do metabolismo celular, nomeadamente da taxa de metabolismo basal e temperatura corporal, e desempenham um papel determinante no crescimento e desenvolvimento dos órgãos, especialmente do cérebro.
A Direção-Geral da Saúde recomenda a ingestão de um suplemento diário de iodeto de potássio (150 a 200 microgramas) às mulheres que estão a pensar engravidar, às grávidas e às que estão a amamentar. [Fonte: Iodo – Importância para a Saúde e o Papel da Alimentação” Direção-Geral da Saúde, 13 de dezembro de 2014]
Está ansiosa por saber se está grávida? Se a menstruação não aparecer na data esperada, ao fim de uma semana pode fazer um teste de gravidez através da urina (pode ser feito antes, mas o resultado pode não ser fidedigno poderá ser necessário repeti-lo alguns dias mais tarde).
Dicas para o seu parceiro
As primeiras semanas da gravidez são particularmente sensíveis para o desenvolvimento embrionário. Há um conjunto de fatores que podem não estar alinhados e o embrião não conseguir desenvolver-se, culminando na sua expulsão e, muitas vezes, a mulher acaba por menstruar sem se aperceber que houve fecundação.
Se a sua companheira sofrer um aborto espontâneo, a perda de um bebé esperado e desejado, é sempre uma altura frágil em que a mulher se questiona sobre o porquê do que aconteceu. Neste momento, é fundamental estar a seu lado e prestar todo o apoio emocional para que voltem a tentar mais tarde. O ideal será esperar entre 3 a 6 meses para tentar engravidar novamente.
4 Semanas de gestação: gravidez tranquila
O seu corpo está preparado para uma gravidez e, normalmente esta decorre sem sobressaltos. Contudo, e particularmente numa primeira gravidez, deve estar atenta aos sinais que o seu corpo lhe envia e recorrer ao seu médico se alguma coisa a preocupar ou se sente que algo não está bem, consigo ou com o seu bebé.
Não sinta vergonha de fazer perguntas e esclarecer dúvidas, mesmo as que lhe parecem menos oportunas ou ridículas. Estar bem informada deixa-a mais tranquila e segura mas, também, alerta para os sinais de alarme que a devem levar a procurar ajuda médica.
Aumento de peso na gravidez
O aumento de peso recomendado na gravidez varia de mulher para mulher segundo o seu índice de massa corporal anterior à gravidez e número de fetos.
Como ganhar mais ou menos peso do que o recomendado para a gestação tem consequências para a saúde materno-fetal, o peso é sempre vigiado em cada consulta pré-natal.
Para ter uma ideia do ganho de peso total (tendo em conta que são valores que representam uma média) veja como se pode distribuir o peso na gestação:
- Bebé: 3,4 kg
- Placenta: 680 g
- Líquido amniótico: 900 g
- Expansão uterina: 900 g
- Tecido mamário materno: 900 g
- Volume sanguíneo materno: 1,8 kg
- Líquidos nos tecidos maternos: 1,8 kg
- Reservas de gordura maternas: 3,2 kg
Total em média: 13,5 kg de aumento de peso (todos os pesos são aproximados).
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.