O corpo da mulher na 10ª semana da gestação
O seu útero tem agora a dimensão de uma toranja.
O aumento de estrogénios torna os seus cabelos mais volumosos e resistentes mas também provoca outras alterações.
O seu olfato continua extremamente sensível e o paladar alterado. Pode sentir desejo por alimentos que antes não apreciava e o inverso também é possível.
O seu sentido de olfato está mais apurado e pode sentir-se enjoada com cheiros bem familiares, como alguns alimentos ou ao perfume que sempre usou. Esta sensibilidade olfativa pode perdurar até à 20ª semana de gestação data a partir da qual pode diminuir.
Provavelmente sente mais fome, pelo que deve optar por snacks saudáveis, como fruta ou iogurte natural e sem açúcar. Mantenha hábitos de vida saudáveis e uma alimentação equilibrada.
Por outro lado, os movimentos peristálticos dos intestinos são, agora, mais lentos, pelo que poderá sofrer de prisão de ventre. Reforçe a ingestão de água e de alimentos ricos em fibras.
Podem surgir tonturas, que podem estar associadas à carência de cálcio e/ou magnésio. Normalmente, é possível suprir essas carências através da alimentação.
Dicas e sugestões
- O progressivo e constante crescimento da barriga exige muita elasticidade à pele. A prevenção das estrias deve ser feita o mais precocemente possível. Hidrate a sua pele todos os dias e beba muita água ao longo do dia. Depois de instaladas, é muito difícil eliminar ou mesmo disfarçar as estrias;
- Cuide da sua alimentação e tenha especial cuidado com a forma como os alimentos são cozinhados;
- Poderá sentir-se exausta e irritada com as situações mais banais. A sensibilidade está à flor da pele;
- Aproveite para relaxar: ioga, massagens, exercícios respiratórios, música, arte, aromaterapia, literatura, um banho relaxante de água morna no final do dia;
- Leia em voz alta para o seu bebé.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.