O corpo da mulher na 13ª semana da gestação
Com a entrada no segundo trimestre da gestação e finalização do desenvolvimento das principiais estruturas e órgão do bebé, o risco de aborto espontâneo diminui para cerca de 65%. Isto representa um grande alívio para a mãe que pode agora usufruir mais calmamente a sua gravidez.
Ultrapassada que está a fase mais vulnerável do desenvolvimento do bebé, poderão querer comunicar a boa notícia aos familiares, amigos e à entidade patronal (por escrito e acompanhada de declaração médica).
Se sofreu de náuseas e vómitos, pode começar a sentir-se melhor agora. Caso não tenha sentido estes incómodos, é possível que já tenha ganho algum peso. O ganho de peso recomendado durante a gravidez varia segundo o índice de massa corporal anterior à gravidez e outras condicionantes de saúde.
A Direção-Geral da Saúde recomenda um aumento de peso entre os 10 e os 15 kg durante a gravidez. Numa gravidez de gémeos, aconselha-se a não ganhar mais do que 5 quilos em relação a uma gravidez de um só bebé.
Ganhar o peso correto é muito importante para a saúde da mãe e do bebé. Para além dos riscos acrescidos pelo excesso de peso, comer “por dois” também não é garante de que a mãe se alimente da forma mais adequada.
VALORES DE REFERÊNCIA DE PARA ONDE VAI O PESO QUE GANHA DURANTE A GRAVIDEZ:
- 2,500 – 3,500 g.: bebé
- 450 g.: placenta
- 900 g.: líquido amniótico
- 1,000 g.: útero e músculos maternos
- 1,800 g.: volume do sangue materno
- 1,000 – 1,500 g.: tecido mamário
- 2,000 – 3,500 g.: depósito de gordura para a amamentação
A ingestão de água e de líquidos é muito importante para a hidratação do seu organismo e para a gestação. Deve beber entre 2 a 3 litros por dia. Evite as bebidas açucaradas, gaseificadas e reduza o café.
Ao mesmo tempo que cuida da alimentação, cuide da sua pele para a manter bem hidratada e prevenir as estrias. Se preferir, use um creme gordo à noite, nas zonas mais afetadas, nomeadamente, abdómen, ancas, coxas e peito.
Como a pressão exercida no útero pelo bebé tende a diminuir, terá menos necessidade de ir à casa de banho com tanta regularidade.
Poderá sentir-se cansada, com cefaleias e quebra de tensão. Se estes sintomas se tornarem incapacitantes, fale com o seu médico.
Dicas e sugestões
- Com o progressivo aumento de peso, o seu corpo precisa de atenção redobrada. Tenha especial atenção à sua dieta (como forma de evitar ganhar peso excessivo, o que é mau para si e para o seu bebé, e para garantir que ingere todos os nutrientes necessários para si e para o seu bebé);
- Podem começar a fazer na lista de compras dos equipamentos, acessórios e enxoval para o bebé. Assim tem tempo para procurar tudo com calma, comprar apenas o que precisa e aproveitar as promoções;
- O aumento do peso, do volume do peito e da barriga, podem implicar investir em bons soutiens, que proporcionem um bom apoio ao peito e à coluna, e em algumas peças de roupa que a deixem mais confortável;
- Mantenha o seu plano de exercício físico e hábitos de vida salutares.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.